Q

Previsão do tempo

17° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 28° C
  • Monday 32° C
17° C
  • Saturday 30° C
  • Sunday 29° C
  • Monday 34° C
19° C
  • Saturday 32° C
  • Sunday 33° C
  • Monday 38° C

Deputados interpelam ministra sobre reforço da barragem de Alvorninha

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Num requerimento à ministra da agricultura, os deputados do PSD Paulo Mota Pinto, Hugo Oliveira, Olga Silvestre e João Marques, interrogam qual o ponto da situação da empreitada para reforço da cortina de impermeabilização da barragem de Alvorninha, no concelho das Caldas da Rainha, questionando se o financiamento da obra poderá estar em causa.
O aproveitamento hidroagrícola de Alvorninha aguarda obra

Num requerimento à ministra da agricultura, os deputados do PSD Paulo Mota Pinto, Hugo Oliveira, Olga Silvestre e João Marques, interrogam qual o ponto da situação da empreitada para reforço da cortina de impermeabilização da barragem de Alvorninha, no concelho das Caldas da Rainha, questionando se o financiamento da obra poderá estar em causa.

O aproveitamento hidroagrícola de Alvorninha custou mais de seis milhões de euros e é constituído pela barragem de Alvorninha com um volume possível de armazenamento de 711 mil metros cúbicos de água, uma área inundada de 11,8 hectares e um escoamento que deveria ser, num ano médio, de 863 mil metros cúbicos, e pelas infraestruturas da rede de rega e restantes estruturas que servem de apoio à exploração e conservação da obra de rega, deveria permitir levar água a uma área de 127 hectares e beneficiar 198 agricultores das freguesias de Alvorninha, Vidais e Salir de Matos.

Em 2005, foi inaugurada a barragem de Alvorninha, no entanto, em 2016 o Laboratório Nacional de Engenharia Civil determinou que a cota de enchimento da barragem teria um limite de 93 metros, que representa cerca de 5% da capacidade total de armazenamento da barragem.

“O impasse na resolução deste problema arrasta-se há mais de uma década e em 2017 foi submetida uma candidatura ao PDR 2020 por parte da Direção Regional de Agricultura tendo em vista a resolução dos problemas. A candidatura foi aprovada com a dotação orçamental de 1 209 458,49 euros”, referem os deputados.

Falta de médicos de família no distrito

A “falta de médicos de família no distrito de Leiria” levou os mesmos deputados do PSD na Assembleia da República a apresentar um requerimento dirigido à ministra da saúde, requerendo “informação concreta e precisa sobre o número de utentes sem médicos de família por concelho no distrito de Leiria e o número de profissionais de saúde em falta por cada uma das unidades de saúde familiar e centros de saúde do distrito”.

Segundo fazem notar, “os cuidados de saúde primários no distrito de Leiria, à semelhança do resto do país, têm vindo a degradar-se a tal ponto que se torna muito difícil, ou mesmo impossível, o acesso aos mesmos por parte de milhares de utentes”.

Para os social-democratas Paulo Mota Pinto, Hugo Oliveira, Olga Silvestre e João Marques, “a falta de médicos especialistas em medicina geral, há muito prometidos, tem prejudicado diariamente os utentes das unidades de saúde do distrito”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Incêndio na Mata de Porto Mouro

Um incêndio em povoamento florestal na Mata de Porto Mouro, nas Caldas da Rainha, foi combatido por 87 bombeiros apoiados por 22 viaturas e uma aeronave, na passada quinta-feira.

Duas ações de limpeza do areal da Foz do Arelho

No âmbito do Dia Internacional da Limpeza Costeira, a 21 de setembro, entre as 09h30 e as 13h00, vai realizar-se a 4ª edição da iniciativa Inatel Praia Limpa para recolha de lixo na praia da Lagoa, na Foz do Arelho.

Caminhada e festa em Santa Catarina

A Comissão de Pais de Santa Catarina está a convidar alunos, pais, familiares, amigos e toda a comunidade em geral para se juntarem no dia 5 de outubro para o evento de encerramento das comemorações dos 30 anos da Escola Básica de Santa Catarina.

caminhada