Q

Previsão do tempo

15° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 27° C
16° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 29° C
  • Saturday 28° C
16° C
  • Thursday 29° C
  • Friday 32° C
  • Saturday 31° C

Deputados interpelam ministra sobre reforço da barragem de Alvorninha

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Num requerimento à ministra da agricultura, os deputados do PSD Paulo Mota Pinto, Hugo Oliveira, Olga Silvestre e João Marques, interrogam qual o ponto da situação da empreitada para reforço da cortina de impermeabilização da barragem de Alvorninha, no concelho das Caldas da Rainha, questionando se o financiamento da obra poderá estar em causa.
O aproveitamento hidroagrícola de Alvorninha aguarda obra

Num requerimento à ministra da agricultura, os deputados do PSD Paulo Mota Pinto, Hugo Oliveira, Olga Silvestre e João Marques, interrogam qual o ponto da situação da empreitada para reforço da cortina de impermeabilização da barragem de Alvorninha, no concelho das Caldas da Rainha, questionando se o financiamento da obra poderá estar em causa.

O aproveitamento hidroagrícola de Alvorninha custou mais de seis milhões de euros e é constituído pela barragem de Alvorninha com um volume possível de armazenamento de 711 mil metros cúbicos de água, uma área inundada de 11,8 hectares e um escoamento que deveria ser, num ano médio, de 863 mil metros cúbicos, e pelas infraestruturas da rede de rega e restantes estruturas que servem de apoio à exploração e conservação da obra de rega, deveria permitir levar água a uma área de 127 hectares e beneficiar 198 agricultores das freguesias de Alvorninha, Vidais e Salir de Matos.

Em 2015, foi inaugurada a barragem de Alvorninha, no entanto, em 2016 o Laboratório Nacional de Engenharia Civil determinou que a cota de enchimento da barragem teria um limite de 93 metros, que representa cerca de 5% da capacidade total de armazenamento da barragem.

“O impasse na resolução deste problema arrasta-se há mais de uma década e em 2017 foi submetida uma candidatura ao PDR 2020 por parte da Direção Regional de Agricultura tendo em vista a resolução dos problemas. A candidatura foi aprovada com a dotação orçamental de 1 209 458,49 euros”, referem os deputados.

Falta de médicos de família no distrito

A “falta de médicos de família no distrito de Leiria” levou os mesmos deputados do PSD na Assembleia da República a apresentar um requerimento dirigido à ministra da saúde, requerendo “informação concreta e precisa sobre o número de utentes sem médicos de família por concelho no distrito de Leiria e o número de profissionais de saúde em falta por cada uma das unidades de saúde familiar e centros de saúde do distrito”.

Segundo fazem notar, “os cuidados de saúde primários no distrito de Leiria, à semelhança do resto do país, têm vindo a degradar-se a tal ponto que se torna muito difícil, ou mesmo impossível, o acesso aos mesmos por parte de milhares de utentes”.

Para os social-democratas Paulo Mota Pinto, Hugo Oliveira, Olga Silvestre e João Marques, “a falta de médicos especialistas em medicina geral, há muito prometidos, tem prejudicado diariamente os utentes das unidades de saúde do distrito”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Aluna caldense “Embaixadora UC à Frente” 

A caldense Beatriz Lopes, estudante do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas na Universidade de Coimbra, recebeu o prémio “UC à Frente”, atribuído pela Reitoria da Universidade de Coimbra (UC).

premio 1

Vigília com “abraço” ao hospital das Caldas da Rainha

Uma vigília que terminou com um cordão humano em frente à urgência do hospital das Caldas da Rainha foi a forma encontrada pela população para exigir medidas do Governo para melhorar as condições em que trabalham os profissionais de saúde. O alerta foi feito na noite da passada sexta-feira.

vigilia2

Barco de pesca encalhou na Consolação

Um barco de pesca encalhou na madrugada desta terça-feira a sul da Consolação, ao largo de Peniche, com cinco pescadores a bordo, que conseguiram chegar a terra sem problemas numa balsa salva-vidas.

barco3