Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 19° C
11° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 19° C
11° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 20° C

Núcleo caldense no Dia do Combatente na Batalha

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Dia do Combatente foi assinalado no dia 9 de abril na Batalha na presença do Presidente da República, tendo o núcleo das Caldas da Rainha da Liga dos Combatentes marcado presença. Passaram-se 104 anos da Batalha de La Lys, na 1ª Guerra Mundial, onde o exército alemão infligiu uma pesada derrota às tropas portuguesas, […]

O Dia do Combatente foi assinalado no dia 9 de abril na Batalha na presença do Presidente da República, tendo o núcleo das Caldas da Rainha da Liga dos Combatentes marcado presença.

Passaram-se 104 anos da Batalha de La Lys, na 1ª Guerra Mundial, onde o exército alemão infligiu uma pesada derrota às tropas portuguesas, que apesar de tudo foram importantes para permitir aos aliados suster a ofensiva.

O papel desses combatentes e os que defenderam as colónias portuguesas foi elogiado numa cerimónia no Mosteiro da Batalha. Oportunidade para o Presidente da República falar do presente e do futuro.

Marcelo Rebelo de Sousa elogiou o papel dos antigos combatentes na defesa da pátria e disse que para manter a paz é preciso apostar mais nas Forças Armadas.

“Se queremos construir a paz temos de dar às nossas Forças Armadas ainda mais força”, declarou, defendendo que se criem melhores condições para os combatentes, nomeadamente “mais apoio social, sanitário e económico”.

O Presidente da República sublinhou que apesar de a sociedade atual se ter habituado à ideia de que não haveria mais conflitos, “ninguém está longe da guerra e todos devemos trabalhar pela paz”, pelo que “se queremos ter combatentes pela paz hoje, então temos de criar condições para fortalecer e prestigiar as Forças Armadas”.

Mais apoio aos combatentes, a resposta ao repto deixado pelo presidente da Liga dos Combatentes, Chito Rodrigues.

A ministra da defesa, Helena Carreiras, garantiu o empenho do governo na implementação do estatuto do antigo combatente.

Na cerimónia a Liga dos Combatentes atribuiu a medalha de honra ao mérito ao Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, almirante Silva Ribeiro, pelo trabalho desenvolvido na recuperação dos cemitérios dos combatentes portugueses nas ex-colónias.

O núcleo das Caldas da Rainha da Liga dos Combatentes foi um dos que marcou presença, levando o seu estandarte no desfile perante o Presidente da República.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Suspeito de violência sobre companheira tinha armas de caça

Um homem de 64 anos foi detido em Lisboa por suspeitas de ter infligido, de forma reiterada, violência psicológica sobre a companheira, de 61 anos, com quem manteve uma relação de namoro durante um ano nas Caldas da Rainha.

cacadeiras

Exposição “O verdadeiro lado da manta”

É inaugurada no dia 1 de abril, às 18h, no Centro de Artes das Caldas da Rainha, a exposição “O verdadeiro lado da manta (debaixo da nespereira)”, de Antónia Labaredas, Filipe Feijão, Fernando Travassos, Miguel Ângelo Marques, Rubene Palma Ramos, Vanda Madureira e...