Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
15° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
16° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C

Nazaré cheia durante a páscoa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A temperatura agradável levou milhares de pessoas à Nazaré no passado fim de semana. As unidades hoteleiras ficaram com a lotação esgotada devido à grande afluência de turistas, sobretudo espanhóis.
Jogos tradicionais na Praça Sousa Oliveira

A temperatura agradável levou milhares de pessoas à Nazaré no passado fim de semana. As unidades hoteleiras ficaram com a lotação esgotada devido à grande afluência de turistas, sobretudo espanhóis.

Na sexta-feira e no sábado o bom tempo ajudou a encher a Nazaré. No domingo, a temperatura desceu, mas houve na mesma muitos turistas a passear pela vila e no areal da praia, e os hotéis e alojamentos locais lotados. 

Vitor Costa, de 56 anos, veio de Mangualde e disse que “é habitual vir com alguns familiares à Nazaré nesta altura da páscoa, porque encontramos uma paisagem diferente. Está bom tempo e a comida é boa. Estamos a gostar e as centenas de quilómetros que percorremos valem a pena”.

Carlos Rauch, de 33 anos, de Vigo (Espanha), comentou que “é a quarta ou quinta vez que venho à Nazaré e como gostei vim com a esposa e filho. O que me atrai é ser uma zona tranquila é o tempo ajuda. Temos a praia e a comida fantástica à base do pescado e marisco. Ficamos três dias e também queremos ir a Peniche”.

A gastronomia foi um dos motivos de atração. Os restaurantes não tiveram mãos a medir para tanta procura. Que o digam, por exemplo, os donos de “O Casalinho”, na Praça Sousa Oliveira, onde para comer convinha ter mesa marcada e mesmo assim havia espera. Mas pelos pratos servidos, muitos não se importaram.

Animação também não faltou na Nazaré, com folclore e jogos tradicionais, que alegraram o cenário já por si atrativo da vila. Houve animação no Mercado Municipal e pelas ruas, atuação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Nazaré na Pederneira, Sitio e praia, comboio turístico, festival do Rancho Folclórico Tá-Mar com grupos folclóricos convidados (Rancho Folclórico do Carregado, Rancho Folclórico S. Pedro da Raimonda, Rancho Folclórico S. João do Casal de Comba e Rancho Regional de S. Salvador da Folgosa), desfile e atuação do Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré, e insufláveis na Praça Sousa Oliveira e Varandas da Nazaré, numa organização da Associação Comercial, Industrial e de Serviços da Nazaré.

Por iniciativa da Câmara foram recriadas diversões de outras gerações e recuperados jogos tradicionais, como a banca, a bilha ou o peão.

Sendo a Nazaré uma vila com tradição religiosa, também não faltaram iniciativas relacionadas com a páscoa, como por exemplo a encenação da peça de teatro “Sexta-feira de Paixão”, da autoria do autor nazareno Fernando Ybarra, que evoca tradições e histórias locais, passadas nas ruas, esquinas e na epopeia da pesca do bacalhau. A peça foi representada no Centro Cultural da Nazaré pelos componentes do Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Inauguração do Parque das Lavadeiras

O Município das Caldas da Rainha e a Junta de Freguesia do Nadadouro inauguram no dia 27 de abril, pelas 15h00,  no Parque das Lavadeiras, no cruzamento da Rua Principal com a Rua 21 de Agosto.

Praxe solidária com crianças

A Távola Elíptica Veterânica e a Comissão de Praxe da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha realizam uma iniciativa de praxe solidária no dia 25 de abril, a favor das crianças mais necessitadas de diversos países em desenvolvimento.

praxe

Bombeiro estagiário morre em acidente de mota

Carlos Ventura, de 40 anos, bombeiro estagiário em São Martinho do Porto e antigo voluntário da Cruz Vermelha das Caldas da Rainha, faleceu num acidente de mota ao final da tarde do passado domingo, na estrada da Senhora da Luz, no concelho de Rio Maior.

mota