Q

Previsão do tempo

26° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 22° C
27° C
  • Friday 29° C
  • Saturday 27° C
  • Sunday 23° C
29° C
  • Friday 32° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 24° C

Nazaré cheia durante a páscoa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A temperatura agradável levou milhares de pessoas à Nazaré no passado fim de semana. As unidades hoteleiras ficaram com a lotação esgotada devido à grande afluência de turistas, sobretudo espanhóis.
Jogos tradicionais na Praça Sousa Oliveira

A temperatura agradável levou milhares de pessoas à Nazaré no passado fim de semana. As unidades hoteleiras ficaram com a lotação esgotada devido à grande afluência de turistas, sobretudo espanhóis.

Na sexta-feira e no sábado o bom tempo ajudou a encher a Nazaré. No domingo, a temperatura desceu, mas houve na mesma muitos turistas a passear pela vila e no areal da praia, e os hotéis e alojamentos locais lotados. 

Vitor Costa, de 56 anos, veio de Mangualde e disse que “é habitual vir com alguns familiares à Nazaré nesta altura da páscoa, porque encontramos uma paisagem diferente. Está bom tempo e a comida é boa. Estamos a gostar e as centenas de quilómetros que percorremos valem a pena”.

Carlos Rauch, de 33 anos, de Vigo (Espanha), comentou que “é a quarta ou quinta vez que venho à Nazaré e como gostei vim com a esposa e filho. O que me atrai é ser uma zona tranquila é o tempo ajuda. Temos a praia e a comida fantástica à base do pescado e marisco. Ficamos três dias e também queremos ir a Peniche”.

A gastronomia foi um dos motivos de atração. Os restaurantes não tiveram mãos a medir para tanta procura. Que o digam, por exemplo, os donos de “O Casalinho”, na Praça Sousa Oliveira, onde para comer convinha ter mesa marcada e mesmo assim havia espera. Mas pelos pratos servidos, muitos não se importaram.

Animação também não faltou na Nazaré, com folclore e jogos tradicionais, que alegraram o cenário já por si atrativo da vila. Houve animação no Mercado Municipal e pelas ruas, atuação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Nazaré na Pederneira, Sitio e praia, comboio turístico, festival do Rancho Folclórico Tá-Mar com grupos folclóricos convidados (Rancho Folclórico do Carregado, Rancho Folclórico S. Pedro da Raimonda, Rancho Folclórico S. João do Casal de Comba e Rancho Regional de S. Salvador da Folgosa), desfile e atuação do Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré, e insufláveis na Praça Sousa Oliveira e Varandas da Nazaré, numa organização da Associação Comercial, Industrial e de Serviços da Nazaré.

Por iniciativa da Câmara foram recriadas diversões de outras gerações e recuperados jogos tradicionais, como a banca, a bilha ou o peão.

Sendo a Nazaré uma vila com tradição religiosa, também não faltaram iniciativas relacionadas com a páscoa, como por exemplo a encenação da peça de teatro “Sexta-feira de Paixão”, da autoria do autor nazareno Fernando Ybarra, que evoca tradições e histórias locais, passadas nas ruas, esquinas e na epopeia da pesca do bacalhau. A peça foi representada no Centro Cultural da Nazaré pelos componentes do Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Suspeito de esfaqueamento detido pela Judiciária

Um homem de 24 anos que tentou matar outro com uma faca, no ano passado em Rio Maior, foi detido no dia 24 de maio pelo Departamento de Investigação Criminal de Leiria da Polícia Judiciária em Ferrel, no concelho de Peniche.

pj

João Almeida com Covid-19 desiste do Giro d’Italia

A 18ª etapa do Giro d’Italia, nesta quinta-feira, fica marcada pela ausência do ciclista caldense João Almeida, que acusou positivo à Covid-19, sendo assim forçado a abandonar a prova, quando ocupava o quarto lugar, a 1 minuto e 54 segundos do líder e a 49 segundos do pódio.

almeida 3

Vigília com “abraço” ao hospital das Caldas da Rainha

Uma vigília que terminou com um cordão humano em frente à urgência do hospital das Caldas da Rainha foi a forma encontrada pela população para exigir medidas do Governo para melhorar as condições em que trabalham os profissionais de saúde. O alerta foi feito na noite da passada sexta-feira.

vigilia2