Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
15° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C
15° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 24° C

Ator José Ramalho comemora 40 anos de carreira com espetáculos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O ator José Ramalho, envolvido em vários projetos de teatro e marionetas e que reencarna com muita frequência nas Caldas da Rainha a figura de Rafael Bordalo Pinheiro, está a comemorar 40 anos de carreira, realizando diversos espetáculos. 
“A Princesa e a Ervilha" foi um dos contos retratados na escola

O ator José Ramalho, envolvido em vários projetos de teatro e marionetas e que reencarna com muita frequência nas Caldas da Rainha a figura de Rafael Bordalo Pinheiro, está a comemorar 40 anos de carreira, realizando diversos espetáculos. 

José Ramalho recordou ao Jornal das Caldas o ano de 1982, quando pisou o palco pela primeira vez com a companhia de marionetas em Lisboa, de onde é natural.

Veio para as Caldas da Rainha há 14 anos depois do convite de atuar na inauguração do CCC – Centro Cultural e de Congressos.

Sente-se adotado e acarinhado pela cidade e atualmente é também diretor técnico do CCC.

Na passada sexta-feira iniciou a comemoração dos 40 anos de carreira, retomar os espetáculos que desenvolve nas escolas.

Levou “Contos do Mundo” ao Centro Escolar de Santo Onofre. O espetáculo é um projeto da companhia Marionetas de Lisboa, desenvolvido pelo ator nos últimos anos e que estreou em Espanha em 2006.

O marionetista e encenador animou as crianças do jardim de infância e das turmas do 1º ao 4º ano de escolaridade. “Já conhecemos José Ramalho há alguns anos e cada vez que ele vem cá as crianças adoram”, disse Angelina Braz, a coordenadora da escola.

jose ramalho 1
Levou “Contos do Mundo” ao Centro Escolar de Santo Onofre

“A Princesa e a Ervilha”, “A Menina dos Fósforos” e “O Patinho Feio” foram os contos retratados com recurso a originais marionetas construídas a partir de objetos do quotidiano, desde funis a rolos de tinta, mas tendo cada utilização uma explicação por aquilo que simbolizam.

“É uma abordagem à arte contemporânea, um desafio à imaginação e um despertar para a provocação do olhar criativo”, explicou José Ramalho, acrescentando que tem o conceito prefigurado por Marcel Duchamp, reconhecido como o criador do conceito de “ready made” (objetos industrializados que, retirados de seu contexto cotidiano e utilitário, transformam-se em obras de arte).

Para José Ramalho, “Contos do Mundo” é um espetáculo icónico que pretende fazer até ao fim da sua vida. “Enquanto tiver competências físicas vou representá-lo”, salientou, referindo que foi criado com base nos contos de H. C. Andersen (1805-1875).

O marionetista considera que “A Princesa e a Ervilha”, com os seus vinte colchões, é a “alegoria da memória coletiva e a nossa psique que ali está presente neste conto”.

A “Menina dos Fósforos” é para o ator de facto uma “existência” e acima de tudo “a morte que nos atravessa todos os dias, perante a indiferença”. E depois finalmente perante a morte temos a vida que “é o renascer com o conto de “O Patinho Feio”. “É no fundo a história que prefigura de como é que eu me reinvento”, contou.

Para José Ramalho, “todos em determinada altura já tivemos os nossos momentos de patinho feio e depois esta transformação no cisne branco é a reinvenção e a fénix”.

José Ramalho, que faz 60 anos, tem ainda os projetos de teatro “Branca de Neve e os 7 pães” e “S. Jorge e o Dragão”, com base na estrutura textual da lenda de “S. Jorge e o Dragão” na dicotomia do bem e do mal, paradigma dos contrários, resultando no final não na morte do dragão, mas sim no nascimento de um ser novo – “A Esperança”.

O ator reencarna com muita frequência a figura de Rafael Bordalo Pinheiro. Faz parte das personagens históricas que começou a desenvolver nas Caldas da Rainha. “É uma figura que eu interpreto com muito agrado”, afirmou, não querendo “banalizar” ou “vulgarizar” a personagem.

Recentemente teve o desafio para interpretar o Conde de Ourém, na reabertura do Castelo de Ourém.

“Essa pesquisa de personagens históricas que muitas vezes não têm informação detalhada também é um trabalho que me agrada bastante”, contou.

Bordalo Pinheiro é, segundo José Ramalho, o ponto de partida “dessas figuras históricas, mas que tem uma identidade bastante significativa, tendo ele uma estrutura física que não é a minha, é um trabalho de ator onde eu procuro afirmar aquilo que eu penso sobre esse trabalho, ou seja, não temos que ser a representação da figura “ipsis litteris” (literalmente) para a poder representar”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Beatriz Monteiro nos Jogos Paralímpicos Paris 2024

Beatriz Monteiro, atleta com experiência da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, garantiu a qualificação para os Jogos Paralímpicos Paris 2024.

beatriz

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

ines 1