Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C

Atouguia da Baleia rezou pela Ucrânia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Procissão dos Passos voltou a sair às ruas de Atouguia da Baleia, no concelho de Peniche, três anos depois da última procissão, naquele que foi o regresso das grandes celebrações religiosas já com diminuição das restrições sanitárias.
Procissão dos Passos pelas ruas da vila

A Procissão dos Passos voltou a sair às ruas de Atouguia da Baleia, no concelho de Peniche, três anos depois da última procissão, naquele que foi o regresso das grandes celebrações religiosas já com diminuição das restrições sanitárias.

Um dos principais pontos da agenda religiosa e cultural de Atouguia da Baleia, a procissão, no passado dia 3, foi acompanhada por centenas de pessoas, incluindo refugiados ucranianos recém-chegados à freguesia.

Ao som dos sinos de três igrejas e de marchas fúnebres interpretadas pela Banda da Sociedade Filarmónica União 1.º Dezembro 1902, percorreu as ruas entre a igreja matriz medieval da vila, a Igreja de São Leonardo, e a Igreja da Misericórdia. No Largo da Senhora da Conceição deu-se o ponto alto do encontro dos andores do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores, durante o Sermão do Encontro.

Organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Atouguia da Baleia, foi presidida por um dos párocos de Atouguia da Baleia, o padre Lino Uhenge. Conforme tinha sido anunciado, a procissão foi, toda ela, um momento de oração pelo fim da guerra na Ucrânia, em memória de todas as vítimas do conflito e de prece pelos milhões de deslocados. Ao longo do percurso as reflexões incidiram sobre o tema da guerra e entrelaçaram-se com os Passos da Paixão sobre os quais se meditava.

No início da Procissão, o padre citou o Papa Francisco e anunciou que “os pensamentos voltam-se, em especial, para a Ucrânia e para o povo martirizado pela terrível guerra que, há mais de um mês, ceifa vidas inocentes”, pedindo ainda “o fim desta e de todas as guerras, a proteção do povo ucraniano”.

Na procissão participaram a figura simbolizando Verónica, que limpou o rosto de Cristo no caminho para o calvário, e 31 anjinhos, alguns deles levando os martírios da Paixão, também designados “Arma Christi” – a coroa de espinhos, o letreiro “INRI” (Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus), a escada, a lança, a cana com a esponja, os cravos e o martelo e os dados.

A Procissão dos Passos realiza-se anualmente em Atouguia da Baleia no quinto domingo da quaresma. Em 2000 foi retomada uma tradição que se perdera nas décadas anteriores.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Simulacro de incêndio no Hospital de Peniche

O Serviço de Medicina Interna do Hospital de Peniche realizou no dia 11 de março um simulacro de foco de incêndio, desafiando as equipas a atuar de forma rápida e eficaz para garantir a segurança e o bem-estar dos utentes.

simulacro1 1

Nova derrocada ameaça casas no Bairro do Visconde

Uma nova derrocada verificada a 6 de março fez cair várias pedras de grandes dimensões numa falésia que sustenta habitações do Bairro do Visconde, em Peniche, tal como acontecera em finais de janeiro deste ano.

visconde

Novo lar altera trânsito em Atouguia da Baleia

A entrada em funcionamento do novo lar (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas) em Atouguia da Baleia, no concelho de Peniche, que completa, a par do Centro de Saúde e do Jardim Infantil, o quarteirão de equipamentos sociais na vila, vai levar a alterações no trânsito.