Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 28° C
15° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 27° C
  • Monday 28° C
15° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 29° C
  • Monday 30° C

Atouguia da Baleia rezou pela Ucrânia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Procissão dos Passos voltou a sair às ruas de Atouguia da Baleia, no concelho de Peniche, três anos depois da última procissão, naquele que foi o regresso das grandes celebrações religiosas já com diminuição das restrições sanitárias.
Procissão dos Passos pelas ruas da vila

A Procissão dos Passos voltou a sair às ruas de Atouguia da Baleia, no concelho de Peniche, três anos depois da última procissão, naquele que foi o regresso das grandes celebrações religiosas já com diminuição das restrições sanitárias.

Um dos principais pontos da agenda religiosa e cultural de Atouguia da Baleia, a procissão, no passado dia 3, foi acompanhada por centenas de pessoas, incluindo refugiados ucranianos recém-chegados à freguesia.

Ao som dos sinos de três igrejas e de marchas fúnebres interpretadas pela Banda da Sociedade Filarmónica União 1.º Dezembro 1902, percorreu as ruas entre a igreja matriz medieval da vila, a Igreja de São Leonardo, e a Igreja da Misericórdia. No Largo da Senhora da Conceição deu-se o ponto alto do encontro dos andores do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores, durante o Sermão do Encontro.

Organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Atouguia da Baleia, foi presidida por um dos párocos de Atouguia da Baleia, o padre Lino Uhenge. Conforme tinha sido anunciado, a procissão foi, toda ela, um momento de oração pelo fim da guerra na Ucrânia, em memória de todas as vítimas do conflito e de prece pelos milhões de deslocados. Ao longo do percurso as reflexões incidiram sobre o tema da guerra e entrelaçaram-se com os Passos da Paixão sobre os quais se meditava.

No início da Procissão, o padre citou o Papa Francisco e anunciou que “os pensamentos voltam-se, em especial, para a Ucrânia e para o povo martirizado pela terrível guerra que, há mais de um mês, ceifa vidas inocentes”, pedindo ainda “o fim desta e de todas as guerras, a proteção do povo ucraniano”.

Na procissão participaram a figura simbolizando Verónica, que limpou o rosto de Cristo no caminho para o calvário, e 31 anjinhos, alguns deles levando os martírios da Paixão, também designados “Arma Christi” – a coroa de espinhos, o letreiro “INRI” (Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus), a escada, a lança, a cana com a esponja, os cravos e o martelo e os dados.

A Procissão dos Passos realiza-se anualmente em Atouguia da Baleia no quinto domingo da quaresma. Em 2000 foi retomada uma tradição que se perdera nas décadas anteriores.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Peddy paper mostra cidade aos novos alunos da ESAD.CR

Na tarde da passada quarta-feira decorreu um peddy paper organizado pelo grupo académico das Caldas da Rainha pela Academia, para que os novos alunos da ESAD.CR pudessem conhecer melhor os pontos turísticos e importantes da cidade.

peddy paper

Festival de Música Clássica

No dia 1 de outubro tem início o Festival de Música Clássica do Bombarral. Esta organização da Câmara Municipal irá decorrer durante todos os sábados do mês de outubro.

classica

Inaugurado novo campo de basquetebol 3×3

O projeto 3×3 BasketArt continua a chegar a todos os pontos do país e Caldas da Rainha recebeu mais um campo focado na vertente mais urbana da modalidade, instalado no Parque Sol Nascente, na Travessa Pinto Miranda, na União das Freguesias de Caldas da Rainha, Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório.

basket