Q

Previsão do tempo

23° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 23° C
23° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 23° C
23° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 25° C

Atouguia da Baleia rezou pela Ucrânia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Procissão dos Passos voltou a sair às ruas de Atouguia da Baleia, no concelho de Peniche, três anos depois da última procissão, naquele que foi o regresso das grandes celebrações religiosas já com diminuição das restrições sanitárias.
Procissão dos Passos pelas ruas da vila

A Procissão dos Passos voltou a sair às ruas de Atouguia da Baleia, no concelho de Peniche, três anos depois da última procissão, naquele que foi o regresso das grandes celebrações religiosas já com diminuição das restrições sanitárias.

Um dos principais pontos da agenda religiosa e cultural de Atouguia da Baleia, a procissão, no passado dia 3, foi acompanhada por centenas de pessoas, incluindo refugiados ucranianos recém-chegados à freguesia.

Ao som dos sinos de três igrejas e de marchas fúnebres interpretadas pela Banda da Sociedade Filarmónica União 1.º Dezembro 1902, percorreu as ruas entre a igreja matriz medieval da vila, a Igreja de São Leonardo, e a Igreja da Misericórdia. No Largo da Senhora da Conceição deu-se o ponto alto do encontro dos andores do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores, durante o Sermão do Encontro.

Organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Atouguia da Baleia, foi presidida por um dos párocos de Atouguia da Baleia, o padre Lino Uhenge. Conforme tinha sido anunciado, a procissão foi, toda ela, um momento de oração pelo fim da guerra na Ucrânia, em memória de todas as vítimas do conflito e de prece pelos milhões de deslocados. Ao longo do percurso as reflexões incidiram sobre o tema da guerra e entrelaçaram-se com os Passos da Paixão sobre os quais se meditava.

No início da Procissão, o padre citou o Papa Francisco e anunciou que “os pensamentos voltam-se, em especial, para a Ucrânia e para o povo martirizado pela terrível guerra que, há mais de um mês, ceifa vidas inocentes”, pedindo ainda “o fim desta e de todas as guerras, a proteção do povo ucraniano”.

Na procissão participaram a figura simbolizando Verónica, que limpou o rosto de Cristo no caminho para o calvário, e 31 anjinhos, alguns deles levando os martírios da Paixão, também designados “Arma Christi” – a coroa de espinhos, o letreiro “INRI” (Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus), a escada, a lança, a cana com a esponja, os cravos e o martelo e os dados.

A Procissão dos Passos realiza-se anualmente em Atouguia da Baleia no quinto domingo da quaresma. Em 2000 foi retomada uma tradição que se perdera nas décadas anteriores.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Estudantes visitam Paul de Tornada

A Associação PATO recebeu duas turmas da Escola Secundária Raul Proença, que realizaram um conjunto de atividades de voluntariado, explorando a Reserva Natural do Paul de Tornada numa visita guiada, contribuíram para o nascimento de um jardim sensorial e efetuaram ainda uma monitorização ambiental na Lagoa de Óbidos com o Projeto Coastwatch, recolhendo muito lixo marinho.

pato

Jovens portugueses e finlandeses em intercâmbio

Entre os dias 1 e 8 de abril, a Associação Juvenil de Peniche foi palco de um intercâmbio sob a temática da arte e sustentabilidade. O evento recebeu a participação de doze jovens, de Portugal e Finlândia, com idades entre os 15 e os 25 anos.

intercambio

Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares

O MARE - Politécnico de Leiria e a Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar, em Peniche, vão promover uma nova edição do Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares, que pretende dar a conhecer as espécies de microalgas cultivadas em laboratório, métodos de cultivo, potencialidades como recursos marinhos, sistemas de produção, e os cultivos auxiliares que beneficiam e cujo valor nutricional pode ser modelado através da alimentação com microalgas. As inscrições estão abertas até dia 27 de maio.