Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 28° C
15° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 27° C
  • Monday 28° C
15° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 29° C
  • Monday 30° C
Semana Raul Proença

Equipa da VMER ensina alunos a ajudar a salvar vidas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Duzentos alunos do 12º ano da Escola Secundária Raul Proença tiveram na manhã da passada segunda-feira uma aula diferente de primeiros socorros e sobre como lutar pela sobrevivência de uma vítima em paragem cardiorrespiratória, dada por oito enfermeiros e dois médicos daViatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital das Caldas.
Os alunos aprenderam como ajudar uma vítima em paragem cardiorrespiratória

Semana Raul Proença

Duzentos alunos do 12º ano da Escola Secundária Raul Proença tiveram na manhã da passada segunda-feira uma aula diferente de primeiros socorros e sobre como lutar pela sobrevivência de uma vítima em paragem cardiorrespiratória, dada por oito enfermeiros e dois médicos daViatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital das Caldas.

Foi no âmbito da Semana Raul Proença que decorreu o “Mass Training em Suporte Básico de Vida”, uma iniciativa promovida pela direção do agrupamento escolar em parceria com a VMER, Salvar – Associação Cívica do Oeste e Centro Hospitalar do Oeste (CHO).

O enfermeiro coordenador da VMER, Nuno Pedro, contou que o “Mass Training em Suporte Básico de Vida” decorre na escola desde 2003, mas devido à pandemia a atividade foi interrompida durante dois anos. Destacou a importância desta iniciativa uma vez que “os acidentes acontecem quando menos esperamos e a aplicação de técnicas de primeiros socorros nos minutos a seguir podem fazer a diferença entre a vida e a morte, quem sabe de um familiar, amigo ou colega”.

O enfermeiro revelou que “há interesse por parte dos estudantes, nomeadamente daqueles que querem ir para cursos na área da saúde”.

Os profissionais de saúde dividiram-se em vários grupos e ensinaram os jovens a agir em casos de emergência médica, nomeadamente saber efetuar corretamente manobras de reanimação. Os estudantes receberam uma aula das manobras a executar, seguindo-se a realização de exercícios práticos em manequins.

Este ano deram aos alunos “pocket masks” (máscaras de bolso) especialmente concebidas para serem usadas por um socorrista profissional. “Devido à pandemia, oferece proteção superior para socorrista e vítima”, indicou Nuno Pedro.  

Com esta ação é “expectável que os alunos consigam reagir se estiverem perante uma pessoa que desmaiou ou sofreu algum tipo de acidente, reconhecendo uma paragem cardiorrespiratória, alertando os serviços de emergência e iniciando de imediato as manobras de suporte básico de vida”, disse o enfermeiro.

Desfibrilhadores na cidade

Nuno Pedro recordou que a Câmara das Caldas implementou, em parceria com a associação Salvar, o Plano Local de Desfibrilhação Automática Externa, que contemplou a colocação de nove desfibrilhadores em espaços públicos.

Um destes equipamentos que pode salvar vidas em situações de paragem cardiorrespiratória está instalado na Escola Raul Proença. Já decorreram formações para habilitar as pessoas a lidarem, com estes dispositivos que já estão a uso. Segundo este responsável, “não foi possível a divulgação plena como nós queríamos por causa da pandemia”. Irá decorrer um evento público para a propagação deste equipamento.

Segundo o diretor do Agrupamento, João Silva, foram dois anos sem Semana Raul Proença. “As dinâmicas perdem-se e as pessoas acomodam-se às restrições da pandemia”, salientou, acrescentando que voltar a “realizar a iniciativa é muito importante para toda a comunidade educativa, principalmente para os alunos que precisam de vivenciar novas experiências, conviver e de dar azo à sua criatividade”.

Para este responsável, “Mass Training em Suporte Básico de Vida” é uma das atividades da Semana Raul Proença com mais tradição e que envolve mais alunos. “Os cursos de primeiros socorros são fundamentais e devem fazer parte da formação dos nossos alunos”, afirmou.

Nesta Semana Raul Proença todas as atividades têm a sua importância, no entanto, o diretor destacou o regresso do “Raulinho”, das atividades desportivas, das peças de teatro “#BefreiDich” e “Três donzelas e um balde”, e do concurso “Toma Lá Talento”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Despiste mortal na estrada entre a Foz e Caldas

Um homem de 63 anos morreu na sequência do despiste do carro que conduzia, ao final da manhã da passada quinta-feira na variante entre a Foz do Arelho e as Caldas da Rainha, na zona da freguesia do Nadadouro, após uma curva.

despiste 1

127 anos dos bombeiros festejados em cerimónia emotiva

A cerimónia do 127º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, realizada no passado domingo, foi bastante emotiva, pela passagem ao quadro de honra de dois bombeiros, pelas promoções, condecorações e louvores, pela transferência de testemunho do porta-estandarte, pela atribuição de patrono a duas viaturas, pelo elogio ao comandante de Pedrógão Grande, mas sobretudo por ter sido lembrada a morte de um bombeiro da corporação vizinha de Óbidos no maior incêndio ocorrido este ano nas Caldas da Rainha.

bombeiros1

Agrupamento Escolas São Martinho do Porto – António Salvador – 17,6 valores

António Salvador, do Agrupamento Escolas São Martinho do Porto, terminou o 12º ano com uma média de 17,6 valores. O jovem de 17 anos entrou na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, no curso de Direito. Apesar das aulas ainda não terem começado, está a “gostar bastante da receção”.

antonio escola sao martinho