Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 11° C
  • Sunday 14° C
15° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
15° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
Semana Raul Proença

Equipa da VMER ensina alunos a ajudar a salvar vidas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Duzentos alunos do 12º ano da Escola Secundária Raul Proença tiveram na manhã da passada segunda-feira uma aula diferente de primeiros socorros e sobre como lutar pela sobrevivência de uma vítima em paragem cardiorrespiratória, dada por oito enfermeiros e dois médicos daViatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital das Caldas.
Os alunos aprenderam como ajudar uma vítima em paragem cardiorrespiratória

Semana Raul Proença

Duzentos alunos do 12º ano da Escola Secundária Raul Proença tiveram na manhã da passada segunda-feira uma aula diferente de primeiros socorros e sobre como lutar pela sobrevivência de uma vítima em paragem cardiorrespiratória, dada por oito enfermeiros e dois médicos daViatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital das Caldas.

Foi no âmbito da Semana Raul Proença que decorreu o “Mass Training em Suporte Básico de Vida”, uma iniciativa promovida pela direção do agrupamento escolar em parceria com a VMER, Salvar – Associação Cívica do Oeste e Centro Hospitalar do Oeste (CHO).

O enfermeiro coordenador da VMER, Nuno Pedro, contou que o “Mass Training em Suporte Básico de Vida” decorre na escola desde 2003, mas devido à pandemia a atividade foi interrompida durante dois anos. Destacou a importância desta iniciativa uma vez que “os acidentes acontecem quando menos esperamos e a aplicação de técnicas de primeiros socorros nos minutos a seguir podem fazer a diferença entre a vida e a morte, quem sabe de um familiar, amigo ou colega”.

O enfermeiro revelou que “há interesse por parte dos estudantes, nomeadamente daqueles que querem ir para cursos na área da saúde”.

Os profissionais de saúde dividiram-se em vários grupos e ensinaram os jovens a agir em casos de emergência médica, nomeadamente saber efetuar corretamente manobras de reanimação. Os estudantes receberam uma aula das manobras a executar, seguindo-se a realização de exercícios práticos em manequins.

Este ano deram aos alunos “pocket masks” (máscaras de bolso) especialmente concebidas para serem usadas por um socorrista profissional. “Devido à pandemia, oferece proteção superior para socorrista e vítima”, indicou Nuno Pedro.  

Com esta ação é “expectável que os alunos consigam reagir se estiverem perante uma pessoa que desmaiou ou sofreu algum tipo de acidente, reconhecendo uma paragem cardiorrespiratória, alertando os serviços de emergência e iniciando de imediato as manobras de suporte básico de vida”, disse o enfermeiro.

Desfibrilhadores na cidade

Nuno Pedro recordou que a Câmara das Caldas implementou, em parceria com a associação Salvar, o Plano Local de Desfibrilhação Automática Externa, que contemplou a colocação de nove desfibrilhadores em espaços públicos.

Um destes equipamentos que pode salvar vidas em situações de paragem cardiorrespiratória está instalado na Escola Raul Proença. Já decorreram formações para habilitar as pessoas a lidarem, com estes dispositivos que já estão a uso. Segundo este responsável, “não foi possível a divulgação plena como nós queríamos por causa da pandemia”. Irá decorrer um evento público para a propagação deste equipamento.

Segundo o diretor do Agrupamento, João Silva, foram dois anos sem Semana Raul Proença. “As dinâmicas perdem-se e as pessoas acomodam-se às restrições da pandemia”, salientou, acrescentando que voltar a “realizar a iniciativa é muito importante para toda a comunidade educativa, principalmente para os alunos que precisam de vivenciar novas experiências, conviver e de dar azo à sua criatividade”.

Para este responsável, “Mass Training em Suporte Básico de Vida” é uma das atividades da Semana Raul Proença com mais tradição e que envolve mais alunos. “Os cursos de primeiros socorros são fundamentais e devem fazer parte da formação dos nossos alunos”, afirmou.

Nesta Semana Raul Proença todas as atividades têm a sua importância, no entanto, o diretor destacou o regresso do “Raulinho”, das atividades desportivas, das peças de teatro “#BefreiDich” e “Três donzelas e um balde”, e do concurso “Toma Lá Talento”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

João Almeida termina Volta à Catalunha em nono lugar

O ciclista caldense João Almeida terminou em nono lugar a Volta à Catalunha, prova espanhola com sete etapas ganha pelo seu colega de equipa, a quem esteve a prestar apoio, o esloveno Tadej Pogacar, que voltou a dominar uma competição velocipédica.

almeida

Caldense eleita Miss Petite Mesoamerica International

Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024, Bárbara Costa, das Caldas da Rainha, representou Portugal no Mesoamerica International 2024, que se realizou entre 17 e 24 de março em El Salvador, e trouxe consigo o primeiro lugar.

barbara1