Q

Previsão do tempo

20° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 21° C
20° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 22° C
20° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C

Aprovado primeiro orçamento e plano de ação da nova direção do Montepio

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A assembleia geral do Montepio Rainha D. Leonor (MRDL) aprovou o orçamento, plano de ação e de atividades para 2022, apresentada pelo Conselho de Administração. A aprovação foi feita por maioria, com cinco votos contra, em reunião que decorreu no dia 30 de março nas novas instalações da associação mutualista, na Rua Columbano Bordalo Pinheiro, com a presença de 42 associados.
Assembleia geral do Montepio Rainha D. Leonor

A assembleia geral do Montepio Rainha D. Leonor (MRDL) aprovou o orçamento, plano de ação e de atividades para 2022, apresentada pelo Conselho de Administração. A aprovação foi feita por maioria, com cinco votos contra, em reunião que decorreu no dia 30 de março nas novas instalações da associação mutualista, na Rua Columbano Bordalo Pinheiro, com a presença de 42 associados.

A associação mutualista apresentou um saldo negativo de 512 mil euros em 2021, segundo o relatório de contas. Um pior resultado comparativamente ao saldo negativo de 408 mil euros de 2020. Isto porque o Conselho de Administração optou por não vender no ano passado três apartamentos (vendeu só um) do Condomínio Residencial (140 mil euros cada), quando em 2020 a direção vendeu quatro imóveis. 

O plano de ação e orçamento agora aprovados prevê, para 2022, um saldo negativo de 93 mil euros (com a venda de dois apartamentos do Condomínio Residencial).

Este foi o primeiro orçamento e plano de ação integralmente gizado por este conselho de administração, que tomou posse em maio do ano passado e que segundo o presidente da direção, Francisco Rita, tem agora a oportunidade de pôr em prática as suas opções “ainda que condicionadas com todos os fatores exógenos e com as prudência que os tempos exigem”. 

Segundo o orçamento e plano de ação para 2022 a consolidação das atividades do MRDL poderá gerar um volume de vendas e serviços prestados projetado em 6.935.083,44 euros (incluindo a quotização e ainda que estrategicamente é desejo manter o atual conjunto de apartamentos na esfera patrimonial do MRDL).

O volume de subsídios à exploração e doações estão calculados em 422 mil euros.  

Quanto aos gastos com o pessoal, calculados em 3.720.196,13 euros, contemplam a atualização do salário mínimo nacional para os 705 euros e integram ainda, o que não acontecia em anteriores demonstrações de resultados, a remuneração auferida pelo conselho de administração.

Dar-se-á continuidade ao ciclo de formação iniciado em 2019, estando previstas outras ações num ciclo formativo de 3 anos.

Estão reconhecidos encargos financeiros no montante de 35.875,00 e 45.000,00 euros de juros referentes aos financiamentos do edifício para a nova clínica e terreno “Caldeano”, sendo que terminará em outubro o período de carência relativo ao financiamento do edifício para a nova clínica.

Tendo em conta a autorização já concedida pela assembleia geral para a alienação do terreno e da casa no Campo e tendo consciência dos riscos e atos de vandalismo e degradação acelerada a que está sujeita, a administração vai promover a sua venda, publicitando a mesma no valor de 160 mil euros, que a concretizar-se a respetiva mais-valia concorrerá para a melhoria dos resultados. 

Sendo o MRDL atualmente proprietário de 41 frações das 97 que compõem o Condomínio Residencial, Francisco Rita destacou o facto de ter-se chegado a um consenso para a partir deste ano “os condomínios começarem a suportar parte das despesas deste equipamento, tendo em consideração as respetivas permilagens”. 

Quanto à informação sobre o processo da nova clínica, o dirigente esclareceu que “a parceria que o MRDL estabeleceu com o Grupo Luz Saúde é de apoio à área médica (consultas, internamento e fornecimento de equipamentos) para facilitar o contacto entre os profissionais de saúde”. “Se houver uma situação complexa no podemos enviar o doente diretamente para um hospital do grupo privado”, explicou.

Revelou ainda que o conselho de administração continua a desenvolver o projeto para a nova clínica no edifício da EDP para que haja “condições de podermos concorrer aos fundos comunitários que possam existir para a área social”.

Na sessão foi também aprovado com uma abstenção o relatório de gestão de contas de 2021.

O MRDL tem atualmente 7051 associados.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

ines 1

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

golpe 1

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira