Q

Previsão do tempo

14° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 21° C
14° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 22° C
14° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 23° C

Semana Santa volta com programa religioso e cultural

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Semana Santa de Óbidos, um dos melhores cartazes da vila, está de volta, depois de um interregno devido à pandemia. Este ano, as celebrações decorrem de 10 a 17 de abril. As cerimónias religiosas e culturais atraem milhares de pessoas nesta época do ano a Óbidos. No dia 10 de abril, domingo de ramos, […]
As cerimónias religiosas e culturais atraem milhares de pessoas nesta época do ano a Óbidos

A Semana Santa de Óbidos, um dos melhores cartazes da vila, está de volta, depois de um interregno devido à pandemia. Este ano, as celebrações decorrem de 10 a 17 de abril. As cerimónias religiosas e culturais atraem milhares de pessoas nesta época do ano a Óbidos.

No dia 10 de abril, domingo de ramos, realiza-se pelas 15h00 a bênção e procissão dos ramos. Nesta procissão recorda-se a entrada de Cristo em Jerusalém. É aclamado como rei, mas entra para cumprir a sua missão: oferecer a sua vida pela salvação de todos. A saída é da Igreja de São João (Museu Paroquial de Óbidos).
Pelas 15h30 tem lugar a missa de ramos na paixão do senhor. Nesta celebração escuta-se o evangelho da paixão de Jesus. Quando o salvador oferece a sua vida para nossa salvação revela-se verdadeiramente como rei e senhor.
A procissão, que sai da Igreja de Santa Maria, é acompanhada pelo coro do Senhor da Pedra.
Pelas 17h00 sai a procissão dos passos, que acompanha os vários momentos do caminho doloroso de Jesus, desde o pretório de Pilatos até ao calvário. É um momento de meditação e interioridade, contemplando os diversos aspectos da obra salvífica de Deus.
O percurso inclui a Igreja da Misericórdia, Largo de São Pedro, Rua Josefa de Óbidos, Rua Direita, Sermão do Encontro – Largo de Santiago, Rua Nova, Arco da Senhora da Graça, Rua do Vale, Rua D. João de Ornelas, Porta da Vila e Rua Direita.
No dia 12 de abril, pelas 21h30, realiza-se o concerto Stabat Mater, com o Coral Alma Nova e Sinfonietta d’Óbidos, na Igreja de Santa Maria, com entrada livre.
No dia 13, entre as 10h00 e as 22h00, acontece no Santuário do Senhor Jesus da Pedra a Jornada de Confissões, numa oportunidade para celebrar o sacramento da reconciliação em horário alargado.
Na quinta-feira santa, 14 de abril, pelas 15h00, haverá música sacra mariana, com o Coro de Alunos da Academia de Música de Óbidos, na Igreja de Santa Maria. A entrada é livre.
Entre as 15h e às 17h atua o Duo Concertante – Edgar Cantante e Carlos Reis – na Igreja de São Pedro, igualmente com entrada livre.
Pelas 21h30 realiza-se a missa vespertina da ceia do senhor. Neste dia a Igreja recorda a última ceia de Cristo, onde foi instituído o sacramento da eucaristia e em que Jesus se curvou diante dos discípulos para lhes lavar os pés, mostrando um verdadeiro exemplo de serviço.
A missa, na Igreja de São Pedro, é acompanhada pelo Coro do Senhor da Pedra.
Sexta-feira santa é Tempo de oração a partir dos salmos, em que se contempla o mistério da entrega de Jesus por amor. É a Igreja de São Pedro que acolhe este momento, às 10h00.
Pelas 15h00 tem lugar a celebração da paixão do senhor. À hora da morte de Jesus, recorda-se a sua derradeira entrega por amor: Jesus oferece a sua vida inocente, pura e divina pela nossa salvação.
A celebração, na Igreja de São Pedro, é acompanhada pelo Coro do Senhor da Pedra.
Pelas 21h00 realiza-se a procissão do enterro do senhor. À luz de archotes, acompanha-se o cortejo fúnebre, para a sepultura de Jesus. Momento particularmente significativo, é um convite à contrição, à emoção e ao recolhimento.
Com saída da Igreja da Misericórdia, os locais de passagem são a Rua do Hospital, Porta da Vila, Rua Direita, Praça de Santa Maria, Largo Santiago, Rua Nova, Rua do Hospital, Largo de São Pedro e Capela de São Martinho.
No sábado santo, pelas 10h00, na Igreja de São Pedro, é tempo de oração a partir dos salmos, em que se contempla o mistério da descida de Jesus à mansão dos mortos, resgatando todos os que tinham morrido no antigo testamento, recuperando toda a humanidade para Deus.
Pelas 21h00 decorre a vigília pascal. Desponta a luz da vida nova que Jesus nos quer oferecer: nesta celebração os cristãos renovam o seu próprio natismo. É noite cheia de luz, porque Jesus venceu a morte e o pecado. A vigília, na Igreja de São Pedro, é acompanhada pelo Coro do Senhor da Pedra.
No domingo de páscoa, dia de alegria, em que a cruz florida nos lembra a misericórdia de Deus, todos são convidados a entrar na alegria da vida que não tem fim.
A missa da ressurreição tem lugar pelas 11h00 na Igreja de São Pedro e pelas 18h00 no Santuário do Senhor Jesus da Pedra.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Empate com o Amora mantém o Caldas em segundo lugar

Amora FC e Caldas SC disputaram no passado sábado, no estádio da Medideira, uma partida a contar para a jornada 8 que terminou com igualdade a uma bola. Com este resultado, o Caldas soma 18 pontos e mantém-se em segundo lugar, mantendo tudo em aberto para as últimas duas jornadas na Série 2 de manutenção na Liga 3.

caldas2

Rampa Foz do Arelho

O cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no último domingo de abril (dia 28), vai ser palco de uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integra o calendário da Series by NDML, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

rampa

Apresentado livro “Doce Viagem”

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), no âmbito do Festival “Latitudes – Literatura e Viajantes”, organizado pela Câmara Municipal de Óbidos, realizou no dia 12 de abril uma sessão de apresentação e lançamento do livro “Doce Viagem – Um roteiro dos doces de Natal na América Latina”, um projeto que resultou de uma parceria entre a Casa da América Latina (CAL) e a EHTO.

doce