Q

Previsão do tempo

21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
22° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
22° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 23° C

Camiões da Transwhite conduzidos por casal ucraniano levaram ajuda humanitária

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A empresa caldense Transwhite (serviço de transporte) enviou dois camiões completamente recheados de ajuda humanitária para a Ucrânia.
A chegada à Ucrânia

A empresa caldense Transwhite (serviço de transporte) enviou dois camiões completamente recheados de ajuda humanitária para a Ucrânia.

O primeiro, solicitado pelos Bombeiros Voluntários de Óbidos, foi enviado no início de março com bens alimentares de longa duração, produtos de higiene, medicamentos, materiais de primeiros socorros, roupa e alimentação para bebés e crianças.

O segundo veículo de transporte de cargas pesadas foi pedido pela SIC Esperança e a Fundação Benfica, que se uniram numa campanha nacional de angariação de bens de primeira necessidade. Este camião chegou a 18 de março à Polónia.

Os camiões que levaram ajuda às vítimas da guerra foram ambos conduzidos por um casal de ucranianos que residem na região e trabalham na Transwhite. 

A administradora da empresa, Manuela Sábio, recordou que quando o responsável da Transwhite. José Mota, se ofereceu para levar a carga humanitária para a Ucrânia, “sem hesitação concordaram conduzir os camiões”.

Tocados, “como todos”, pelas imagens e notícias “dramáticas” vindas da Ucrânia, o casal decidiu fazer-se ao caminho. Nas estradas de Portugal para a Polónia viram muitos camiões com ajuda humanitária e quando chegaram à fronteira polaco-ucraniana ficaram “sensibilizados” com “mulheres com filhos em filas fugindo da guerra”.

Quando chegaram à Ucrânia, foram escoltados por militares até um local em Lviv, onde decorreu o descarregamento da ajuda humanitária, tendo aparecido muitas pessoas para ajudar.

“A guerra não dá tréguas, mas a solidariedade tem uma força imparável”, disse Manuela Sábio, que considera importante as empresas terem um papel de solidariedade com a comunidade pois “não podemos ficar alheios aos problemas da sociedade”.

Dificuldades com preço dos combustíveis

Quanto ao aumento dos preços dos combustíveis, a administradora da empresa caldense sublinhou que “teve um impacto relevante na nossa área e estes custos são cada vez mais difíceis de alocar nos preços dos nossos serviços ao cliente devido a toda a situação económica”.

A empresária revelou que colocam a maior parte do combustível em Espanha, que “também teve um aumento significativo, mas o estado espanhol teve uma maior iniciativa em tomar medidas para os transportadores na redução dos preços”.

Para Manuela Sábio, as medidas tomadas pelo governo português “parecem-nos muito complexas e insuficientes para os aumentos dos preços dos combustíveis existentes no país”, sustentando que as medidas deveriam ser “imediatas e acessíveis a todas as empresas, o que não está a acontecer”.

transwhite 2
A força da solidariedade 
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

7ª Festa da Flor no Bairro Azul

A Associação Moradores e Amigos do Bairro Azul vai realizar a 7ª Festa da Flor nos dias 25 e 26 de maio, entre as 10h00 e as 22h00.

azul 1

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar