Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 21° C
13° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 22° C
13° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 23° C

Camiões da Transwhite conduzidos por casal ucraniano levaram ajuda humanitária

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A empresa caldense Transwhite (serviço de transporte) enviou dois camiões completamente recheados de ajuda humanitária para a Ucrânia.
A chegada à Ucrânia

A empresa caldense Transwhite (serviço de transporte) enviou dois camiões completamente recheados de ajuda humanitária para a Ucrânia.

O primeiro, solicitado pelos Bombeiros Voluntários de Óbidos, foi enviado no início de março com bens alimentares de longa duração, produtos de higiene, medicamentos, materiais de primeiros socorros, roupa e alimentação para bebés e crianças.

O segundo veículo de transporte de cargas pesadas foi pedido pela SIC Esperança e a Fundação Benfica, que se uniram numa campanha nacional de angariação de bens de primeira necessidade. Este camião chegou a 18 de março à Polónia.

Os camiões que levaram ajuda às vítimas da guerra foram ambos conduzidos por um casal de ucranianos que residem na região e trabalham na Transwhite. 

A administradora da empresa, Manuela Sábio, recordou que quando o responsável da Transwhite. José Mota, se ofereceu para levar a carga humanitária para a Ucrânia, “sem hesitação concordaram conduzir os camiões”.

Tocados, “como todos”, pelas imagens e notícias “dramáticas” vindas da Ucrânia, o casal decidiu fazer-se ao caminho. Nas estradas de Portugal para a Polónia viram muitos camiões com ajuda humanitária e quando chegaram à fronteira polaco-ucraniana ficaram “sensibilizados” com “mulheres com filhos em filas fugindo da guerra”.

Quando chegaram à Ucrânia, foram escoltados por militares até um local em Lviv, onde decorreu o descarregamento da ajuda humanitária, tendo aparecido muitas pessoas para ajudar.

“A guerra não dá tréguas, mas a solidariedade tem uma força imparável”, disse Manuela Sábio, que considera importante as empresas terem um papel de solidariedade com a comunidade pois “não podemos ficar alheios aos problemas da sociedade”.

Dificuldades com preço dos combustíveis

Quanto ao aumento dos preços dos combustíveis, a administradora da empresa caldense sublinhou que “teve um impacto relevante na nossa área e estes custos são cada vez mais difíceis de alocar nos preços dos nossos serviços ao cliente devido a toda a situação económica”.

A empresária revelou que colocam a maior parte do combustível em Espanha, que “também teve um aumento significativo, mas o estado espanhol teve uma maior iniciativa em tomar medidas para os transportadores na redução dos preços”.

Para Manuela Sábio, as medidas tomadas pelo governo português “parecem-nos muito complexas e insuficientes para os aumentos dos preços dos combustíveis existentes no país”, sustentando que as medidas deveriam ser “imediatas e acessíveis a todas as empresas, o que não está a acontecer”.

transwhite 2
A força da solidariedade 
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos