Q

Previsão do tempo

18° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
18° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 17° C

Percebe das Berlengas protegido por comité de gestão

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, acolheu no passado dia 28 a sessão formal de instalação do Comité de Cogestão do Percebe da Reserva Natural das Berlengas (RNB), o primeiro comité de cogestão de Portugal, resultado do projeto Co-Pesca 2, financiado pelo Mar2020, com o apoio da Fundação Oceano Azul.
Elementos do Comité de Cogestão do Percebe

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, acolheu no passado dia 28 a sessão formal de instalação do Comité de Cogestão do Percebe da Reserva Natural das Berlengas (RNB), o primeiro comité de cogestão de Portugal, resultado do projeto Co-Pesca 2, financiado pelo Mar2020, com o apoio da Fundação Oceano Azul.

Visa garantir a sustentabilidade do percebe numa região onde a pesca é um dos principais motores da economia local. A apanha de percebes já foi totalmente interdita na RNB, mas a regulamentação a partir do ano de 2000 e o comité instalado este ano são dois passos para garantir o equilíbrio e a sustentabilidade deste recurso.
Constituído por representantes dos mariscadores com licença para a apanha do percebe na RNB, Câmara Municipal de Peniche, Autoridade Marítima Nacional, Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, Docapesca, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Unidade de Controlo Costeiro Local da GNR, Instituto Politécnico de Leiria, Universidade de Évora, Arméria – Movimento Ambientalista de Peniche, PONG-Pesca e Associação Natureza Portugal/World Wide Fund For Nature, este comité contraria as tradicionais abordagens de gestão “do topo para a base” e aplica a participação dos vários interessados nas decisões de planeamento e gestão, segundo critérios estabelecidos em bases científicas e de sustentabilidade, valorizando o percebe da RNB através do estabelecimento de regras de captura.
Sérgio Leandro, diretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, líder do projeto, reforça que “este é um momento de viragem na gestão das pescarias em Portugal. O envolvimento dos próprios pescadores, das autoridades, da comunidade científica e das organizações não governamentais de ambiente demonstra que é possível estabelecer pontes de diálogo para garantir a preservação e valorização das espécies e a sustentabilidade económica das comunidades costeiras”.
Foi possível estabelecer procedimentos de gestão e monitorização do percebe da Reserva Natural das Berlengas, a promoção de workshops sobre a espécie e a criação de um ‘check-point’ para descarga no Porto de Peniche do percebe capturado, estrutura que permitiu facilitar a monitorização do esforço de pesca e melhorar a qualidade dos dados fornecidos pelos mariscadores.
O comité irá reunir para elaborar propostas de plano de gestão desta pescaria.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Duques de Bragança em Atouguia da Baleia

No dia 18 de maio, os Duques de Bragança deslocam-se à vila de Atouguia da Baleia, em Peniche, com visita aos monumentos, à Igreja de Nossa Senhora da Conceição e Igreja de São Leonardo, com chegada às 11h30 e serão receção pelas autoridades locais.

duques

Sporting venceu Benfica nas Caldas na final da Taça de Portugal em rugby

A final da Taça de Portugal feminina em rugby foi disputada no passado dia 21 no Complexo Desportivo das Caldas da Rainha, colocando frente a frente Benfica e Sporting, tendo o troféu sido arrebatado pelas leoas. A equipa feminina de rugby do Sporting Clube de Portugal venceu o eterno rival SL Benfica por 17-22.

taca

Caldas Rugby Clube vence no Porto

O Caldas Rugby Clube (CRC) apresentou-se no sintético do Estádio Universitário do Porto, para a partida em atraso da 7ª jornada do Grupo de Permanência do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, com o CDUP, vencendo por 38-40.

rugby