Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 19° C
12° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 19° C
12° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 20° C

Edifício da ESAD.CR vai ser proposto para monumento de interesse público

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Direção-Geral do Património Cultural pretende propor a classificação como monumento de interesse público o Edifício Pedagógico 1 da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR), com a consequente fixação da respetiva zona especial de proteção.
Ao edifício foi atribuído em 1998 o prémio Secil de Arquitetura

A Direção-Geral do Património Cultural pretende propor a classificação como monumento de interesse público o Edifício Pedagógico 1 da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR), com a consequente fixação da respetiva zona especial de proteção.

A intenção, anunciada pelo diretor-geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos, será proposta à secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, decorrendo um período de consulta pública com a duração de trinta dias úteis.

Do complexo de edifícios que constituem o Campus 3 do estabelecimento que iniciou a atividade letiva em 1990 destaca-se o edifício principal, da autoria do arquiteto Vitor Figueiredo (1929-2004), ao qual foi atribuído em 1998 o prémio Secil de Arquitetura.

Este bloco, dedicado ao ensino das artes e do design, possui instalações técnicas e pedagógicas com ateliês e estúdios, laboratórios e oficinas de gravura e serigrafia, cerâmica e vidro, madeiras e metais, fotografia e edição digital, polímeros e prototipagem digital. Conta também com um auditório de 240 lugares sentados.

Estudantes constroem mobiliário para novo auditório

Os estudantes da ESAD.CR colocaram as “mãos à obra” na criação de um novo auditório na escola, através da construção de mesas e cadeiras, projetadas em regime “Open Source”. As peças de mobiliário, feitas em madeira, foram construídas na Oficina Comunitária DYI, que decorreu no dia 30 de março, no âmbito do projeto “Design para Debate”, premiado na esfera do Incentivo a Projetos de Inovação Pedagógica do Politécnico de Leiria e pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Leiria.  

O novo auditório destina-se a acolher atividades do Seminário Design para Debate, já a partir do dia 20 de abril. Até ao final do semestre terão lugar no auditório cinco atividades que consistem em conferências, conversas e encontros com quatro convidados, seguidas de um grande debate final da responsabilidade dos estudantes dos 2.º e 3.º anos de Design Industrial e do 1.º ano de Design de Produto – Cerâmica e Vidro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Suspeito de violência sobre companheira tinha armas de caça

Um homem de 64 anos foi detido em Lisboa por suspeitas de ter infligido, de forma reiterada, violência psicológica sobre a companheira, de 61 anos, com quem manteve uma relação de namoro durante um ano nas Caldas da Rainha.

cacadeiras

Exposição “O verdadeiro lado da manta”

É inaugurada no dia 1 de abril, às 18h, no Centro de Artes das Caldas da Rainha, a exposição “O verdadeiro lado da manta (debaixo da nespereira)”, de Antónia Labaredas, Filipe Feijão, Fernando Travassos, Miguel Ângelo Marques, Rubene Palma Ramos, Vanda Madureira e...