Q

Previsão do tempo

20° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 22° C
20° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 23° C
21° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 24° C
  • Wednesday 25° C

Edifício da ESAD.CR vai ser proposto para monumento de interesse público

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Direção-Geral do Património Cultural pretende propor a classificação como monumento de interesse público o Edifício Pedagógico 1 da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR), com a consequente fixação da respetiva zona especial de proteção.
Ao edifício foi atribuído em 1998 o prémio Secil de Arquitetura

A Direção-Geral do Património Cultural pretende propor a classificação como monumento de interesse público o Edifício Pedagógico 1 da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR), com a consequente fixação da respetiva zona especial de proteção.

A intenção, anunciada pelo diretor-geral do Património Cultural, João Carlos dos Santos, será proposta à secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, decorrendo um período de consulta pública com a duração de trinta dias úteis.

Do complexo de edifícios que constituem o Campus 3 do estabelecimento que iniciou a atividade letiva em 1990 destaca-se o edifício principal, da autoria do arquiteto Vitor Figueiredo (1929-2004), ao qual foi atribuído em 1998 o prémio Secil de Arquitetura.

Este bloco, dedicado ao ensino das artes e do design, possui instalações técnicas e pedagógicas com ateliês e estúdios, laboratórios e oficinas de gravura e serigrafia, cerâmica e vidro, madeiras e metais, fotografia e edição digital, polímeros e prototipagem digital. Conta também com um auditório de 240 lugares sentados.

Estudantes constroem mobiliário para novo auditório

Os estudantes da ESAD.CR colocaram as “mãos à obra” na criação de um novo auditório na escola, através da construção de mesas e cadeiras, projetadas em regime “Open Source”. As peças de mobiliário, feitas em madeira, foram construídas na Oficina Comunitária DYI, que decorreu no dia 30 de março, no âmbito do projeto “Design para Debate”, premiado na esfera do Incentivo a Projetos de Inovação Pedagógica do Politécnico de Leiria e pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Leiria.  

O novo auditório destina-se a acolher atividades do Seminário Design para Debate, já a partir do dia 20 de abril. Até ao final do semestre terão lugar no auditório cinco atividades que consistem em conferências, conversas e encontros com quatro convidados, seguidas de um grande debate final da responsabilidade dos estudantes dos 2.º e 3.º anos de Design Industrial e do 1.º ano de Design de Produto – Cerâmica e Vidro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Quatro pessoas assistidas em acidente aparatoso

Um acidente envolvendo dois carros na Avenida Barata Feyo, junto ao hipermercado E.Leclerc, nas Caldas da Rainha, ocorreu neste domingo de manhã, levando quatro pessoas a serem assistidas pelas equipas pré-hospitalares dos bombeiros.

despiste1

Pescadores desaparecidos estavam em embarcação naufragada

Os corpos dos três pescadores que estavam desaparecidos da embarcação que naufragou ao largo da praia do Samouco, no concelho da Marinha Grande, foram encontrados na sequência das operações de reflutuação da traineira, na manhã de dia 10 de julho, debaixo de diversas dornas (recipientes de grandes dimensões onde se coloca o peixe) no convés.

naufragio