Ainda em estado de graça depois da conquista do campeonato nacional após 20 anos de jejum, o Sporting CP tornou-se, recentemente, o primeiro clube europeu a adotar a experiência phygital nas apostas desportivas.
Fruto de uma parceria com a casa de aposta desportivas online Betano e com a 4YouSee Arenas, o Sporting passou a permitir que todos aqueles que se deslocam ao Estádio de Alvalade possam visualizar em tempo nas linhas digitais do campo as odds do jogo – cotações atualizadas para um determinado evento acontecer – enquanto o mesmo está a decorrer
Esta união entre o que acontece nos jogos realizados no estádio dos verde e brancos com a vasta opção de odds disponíveis para apostas na plataforma digital Betano tem por objetivo trazer elementos da nossa rotina, cada vez mais digital, para as experiências do mundo físico.
Esta parceria tornou-se possível através do uso da tecnologia da 4YouSee Arenas, que realiza a integração entre a plataforma de apostas e o sistema próprio de gestão de conteúdos, além de gerir ativamente o espaço, para que as informações dispostas na plataforma sejam espelhadas nas linhas digitais, com especial atenção para os diferentes momentos do jogo e as probabilidades que serão mostradas.
Na altura do anúncio desta parceria, Victor Kzam, Account Manager da 4YouSee Arenas, mostrou-se entusiasmado com as potencialidades desta tecnologia inovadora para a experiência de aposta dos adeptos que se desloquem ao Estádio José de Alvalade:
“Estamos entusiasmados com a aplicação da tecnologia para exibir as odds atualizadas em tempo real, ferramenta ainda pouco explorada nos recintos desportivos de todo o Mundo. Entretanto, o mais importante será mostrar as informações adequadas para cada momento, como um pontapé de canto e a probabilidade do Coates marcar. Acredito que será impactante para os adeptos que se divertem a apostar e a assistir aos seus jogos favoritos e também irá aumentar, ainda mais, a comunicação da Betano para acompanhar os jogos do Sporting CP”.
Este entusiasmo estendeu-se a José Almeida, Marketing Manager da Betano Portugal, que salientou a satisfação da casa de apostas online por poder “oferecer aos adeptos informação e oportunidades de aposta que são contextualizadas de acordo com as incidências do jogo”, acrescentando ainda que “esta tecnologia é realmente diferenciadora e acreditamos que esta iniciativa é um marco na forma como podemos comunicar com os nossos utilizadores”.
Tal como referimos, o Sporting é o primeiro clube da Europa a utilizar este tipo de comunicação dinâmica no estádio, passo que Miguel Botelho de Sousa, Diretor de Segmentos de Negócio do Sporting CP, sublinha ser “de extrema relevância para o Clube e para os Sócios e adeptos sportinguistas, uma vez que nos permite fazer parte de uma experiência digital totalmente inovadora e impactante”.
Apostas desportivas online cativam cada vez mais portugueses
O fascínio dos portugueses pelo fenómeno das apostas desportivas online está em crescendo.
A maior literacia dos apostadores lusos (há quem faça disto profissão), mas também, e sobretudo, o fácil acesso às plataformas através dos smartphones e à diversidade de jogos e bónus que muitas casas de apostas e portais especializados oferecem a quem se inicia na arte das apostas desportivas online estão a contribuir para um crescimento extraordinário não só do número de apostadores, como também das receitas geradas.
De acordo com o mais recente relatório do Serviço de Regulação e Inspeção de Jogos (SRIJ), entidade que supervisiona e regula a atividade de jogo online em Portugal, o número de apostadores online portugueses tem crescido exponencialmente ao longo dos últimos anos e, nos primeiros noves meses de 2021, ultrapassou mesmo os 2 milhões, mais 743 mil apostadores do que em igual período de 2020 (1,332).
Destes, só no terceiro trimestre do ano passado, 39,9% efetuaram apostas exclusivamente em apostas desportivas online, 27,5% jogaram somente em jogos de fortuna ou azar e 32,6% tiveram prática de jogo online em ambas as categorias.
Quando comparados com o último trimestre de 2020, estes dados indicam que o número de apostadores que aposta em ambas as categorias em relação a quem aposta exclusivamente em jogos de fortuna ou azar, aumentou, o que significa que cada vez mais portugueses metem as suas “fichas” nas apostas desportivas.
No total dos primeiros nove meses de 2021, a categoria das apostas desportivas totalizou 1025,6 milhões de euros em volume de apostas, um valor que representou um crescimento de 55,6% face a igual período de 2020. Já em termos de receitas brutas, a 30 de setembro, as apostas desportivas online contabilizavam ganhos totais na ordem dos 186,3 milhões de euros.
Como seria de esperar, nesta categoria, o Futebol foi a modalidade desportiva rainha dos apostadores portugueses durante os primeiros nove meses do ano com uma quota de apostadores que rondou os 82,10%.
As competições que captaram o maior número de apostas foram a Primeira Liga portuguesa e UEFA Champions League com 10,1% do total do volume de apostas efetuadas na modalidade, seguidas da La Liga espanhola e a Premier League inglesa com, respetivamente, 5,1% e 4,4%.
Em segundo lugar nesta lista, mas já longe do Futebol, encontra-se o Ténis com 13,29%, percentagem para que muito contribuiu a ausência da NBA, cujo campeonato só começou em finais de outubro. Nesta modalidade, as competições que mais chamaram a atenção dos apostadores foram o Open dos Estados Unidos, competição onde se observou o maior volume de apostas (18,4%), e o lendário Open de Wimbledon (8,4%).
0 Comentários