Iniciaram-se as obras de requalificação do cordão dunar (passadiços) de São Martinho do Porto, visando a melhoria das condições de acesso e reconstruindo a infraestrutura que é uma das imagens de marca da praia. Os trabalhos estão a cargo da Câmara Municipal de Alcobaça mediante um protocolo estabelecido com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
O orçamento da obra está estimado em 200 mil euros e está previsto o financiamento de 50% do valor total da intervenção por parte da APA, cabendo ao município o restante, a elaboração do projeto e execução dos procedimentos administrativos e de contratação pública, bem como as ações processuais que lhe competem como dono da obra.
Por forma a acelerar o processo de requalificação dos passadiços, a Câmara procedeu, em julho de 2020, à remoção das sulipas e madeiras velhas degradadas pela subida das marés da baía.
Está prevista a sobrelevação dos troços do passadiço e na relocalização do troço localizado mais a sul, contribuindo desta forma para a recuperação e conservação do cordão dunar da praia. Com esta requalificação serão melhorados os acessos à praia, aos vários concessionários, a Salir do Porto e à marginal.
0 Comentários