Q

Previsão do tempo

10° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
10° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
10° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
10º aniversário

Ordem do Trevo agradece a voluntários e parceiros

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Ordem do Trevo (OT), associação de solidariedade social de apoio a famílias carenciadas do concelho das Caldas, assinalou o décimo aniversário com várias iniciativas, culminando no passado dia 25, no auditório da Expoeste, com a entrega de lembranças aos voluntários e parceiros.
Voluntários da Ordem do Trevo foram reconhecidos

10º aniversário

A Ordem do Trevo (OT), associação de solidariedade social de apoio a famílias carenciadas do concelho das Caldas, assinalou o décimo aniversário com várias iniciativas, culminando no passado dia 25, no auditório da Expoeste, com a entrega de lembranças aos voluntários e parceiros.

A Ordem do Trevo atribuiu o prémio reconhecimento ao caldense Paulo Caiado, que foi um dos membros fundadores da Ordem do Trevo, pelo “seu espírito solidário voluntarioso e altruísta e porque sempre nos tem acompanhado e ajudado”.

Paulo Caiado salientou que a associação solidária é “um trabalho coletivo” e foram “todos os voluntários nestes dez anos que fizeram o que é hoje a Ordem do Trevo”. “Nunca será um troféu individual”, salientou, partilhando o reconhecimento com “todos que deram o seu melhor em prol dos mais carenciados”.

O caldense recordou a criação da OT, que foi uma ideia desenvolvida por José Viegas (presidente da associação) e seu colega e amigo, Paulo Reis, que faleceu em 2010 por acidente posterior à criação deste projeto. Destacou o facto de ao longo destes dez anos José Viegas nunca se ter esquecido de homenagear o seu amigo que com ele projetou a associação solidária.

Lembrou ainda que a OT foi criada numa altura “muito “complicada, em plena crise económica com a intervenção da Troika, em 2012, para dar resposta à condição socioeconómica, particularmente na nossa região”.  

A direção da OT atribuiu a Gonçalo Tavares o prémio de voluntário do ano por “ter aquilo a que chamamos espírito OT: Abnegado, altruísta, sempre disponível para ajudar, e porque em pandemia nunca deixou de dar o passo em frente”.

Emocionado, Gonçalo Tavares salientou que “é bom ser reconhecido”, garantindo, no entanto, que o trabalho voluntário que faz “é apenas numa missão com o espírito de solidariedade e não para ser distinguido”.

Como já é habitual foram homenageados os 30 parceiros que ajudam a OT a apoiar as cerca 50 famílias.

Este ano os parceiros do ano foram entidades compostas por estrangeiros que vivem na região, a Silver Coast Volunteers e a Oeste International Community Volunteers, que segundo a direção estão “sempre disponíveis para ajudar, colaborando em várias iniciativas”.

“Os nossos parceiros, todos sem exceção, são a mola que nos ajuda a impulsionar estes acompanhamentos e que contribuem muito para a eficácia das nossas intervenções”, sublinhou o presidente da OT.

O responsável também dirigiu umas palavras aos voluntários “que nunca viram a cara a esta missão e mesmo em dois anos de pandemia estiveram na linha da frente a ajudar as famílias mais carenciadas”.

Ajuda a famílias ucranianas

Com o agravamento da situação humanitária na Ucrânia, o concelho das Caldas já recebeu mais de 150 refugiados ucranianos, levando o presidente da OT a dizer que vão abrir “vagas adicionais para dar resposta a algumas destas famílias”. 

O presidente da OT considera que é bom celebrar o passado, mas “o futuro está aí”. Destacou a necessidade de expandir e ter outras valências como uma “sede própria”.

Coube ao presidente da Câmara das Caldas, Vitor Marques, encerrar a cerimónia, elogiando o facto de ser feito um reconhecimento a quem “ajuda a OT a manter a sua missão solidaria”.

Frisou que a OT “foi mais uma resposta a colmatar algumas ineficiências a que o Estado ou Município nem sempre conseguem dar resposta”.

O autarca reconheceu todo o trabalho que foi desenvolvido no apoio a quem mais precisa. “Infelizmente é um trabalho que nunca tem fim. Tivemos uma situação muito grave com a pandemia e agora perante a guerra na Ucrânia acredito que a OT vai ser mais um parceiro para ajudar os refugiados que vêm para as Caldas da Rainha”, declarou.

A música da banda Twin Motion abrilhantou a cerimónia.

“Dia Aberto OT” na Expoeste foi outro evento da OT no âmbito do 10º aniversário, que decorreu no dia 12 de março, das 10h00 às 18h00. O intuito foi a população conhecer o trabalho e atividades desta associação.

Teve também lugar no dia 22, à noite, uma sessão online em direto no Instagram com o empresário e voluntário Rui Vieira e José Viegas sobre “os 10 anos da OT”.

Refood Caldas da Rainha, Manuel Sousa Barosa Congelados, Atrativa XL, Caldas Sport Clube, Colégio Rainha D Leonor, Gabinete Rosa Barreto, Brave Generation School, Aid Yayasan Sang Pegasi, Associação Nadar, Escola Hotelaria e Turismo, Crossfit Lusíadas, Jornal das Caldas, Gazeta das Caldas, Grupo Fábrica, BPI Agência de Caldas da Rainha, Masilfrutas, Prontos, União de Freguesias de Nª Sra. Pópulo, Coto e S. Gregório, União Freguesias Stº Onofre e Serra do Bouro, Trindade Seguros, Delfim Palmeirão Seguros, Adio, Banco Alimentar do Oeste, CCAM – Caixa Crédito Agrícola Mútuo das Caldas, Agrupamento Escolas Raul Proença e Câmara Municipal das Caldas da Rainha são também parceiros da OT.

ot 2
Parceiros reconhecidos
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto