Q

Previsão do tempo

15° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 17° C
15° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 17° C
15° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 18° C

Estrutura de Acolhimento Coletiva de refugiados abre na Nazaré

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Abriu na Nazaré a primeira Estrutura de Acolhimento Coletiva de refugiados da guerra Rússia-Ucrânia, a funcionar em duas instalações propriedade da Confraria Nossa Senhora da Nazaré, com capacidade para alojar 26 cidadãos ucranianos, estando já quase cheias, pois apenas falta uma pessoa para atingir o limite.
O cardeal patriarca de Lisboa contacta com cidadãos ucranianos acolhidos

Abriu na Nazaré a primeira Estrutura de Acolhimento Coletiva de refugiados da guerra Rússia-Ucrânia, a funcionar em duas instalações propriedade da Confraria Nossa Senhora da Nazaré, com capacidade para alojar 26 cidadãos ucranianos, estando já quase cheias, pois apenas falta uma pessoa para atingir o limite.

O cardeal patriarca de Lisboa benzeu as instalações e efetuou uma visita, tendo destacado a boa vontade das pessoas e o humanismo que ressurge em momentos de tragédia. “Os momentos trágicos revelam o pior e o melhor da humanidade”, disse D. Manuel Clemente, apontando que são exemplo os atos imediatos de solidariedade que se geraram e a envolvência da sociedade civil e das entidades para apoiar as vítimas da guerra.

Na passada segunda-feira decorreu a assinatura do protocolo entre o Instituto da Segurança Social e a Confraria, no Salão Nobre da Câmara Municipal, com vista à constituição formal desta estrutura de acolhimento, adaptada às novas necessidades.

O presidente da Câmara, Walter Chicharro, manifestou a sua “enorme satisfação por acolher esta assinatura de protocolo”, considerando que se trata de “um pequeno contributo para apoiar todos aqueles que vêm de uma guerra sem sentido”.

João Paulo Pedrosa, diretor do Centro Distrital de Segurança Social, destacou a importância de evidenciar na sociedade civil “respostas do setor social e solidário que estejam dispostos a dá-las”, como a Confraria, que “tem sido inexcedível nas parcerias com o Estado para desenvolver todo o tipo de respostas, sobretudo aquelas onde a atuação destas instituições é mais necessária”.

“A Confraria disponibilizou-se, assim que se soube que a guerra iria desencadear uma crise de refugiados, para dar resposta”, tendo sido a escolhida para ser “o primeiro centro de acolhimento coletivo no distrito de Leiria”.

Na celebração deste protocolo esteve também presente o presidente da mesa administrativa da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, Nuno Batalha.

A abertura destes espaços procura ser um incentivo de apoio a este povo martirizado pela guerra na Ucrânia, um conflito que se arrasta há vários anos e que já há mais de um mês regista a invasão russa em território ucraniano.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Gisela Morgado lança livro de poesia

Gisela Morgado, colaboradora de poesia do JORNAL DAS CALDAS, vai fazer a apresentação do seu livro de poesia, "Duplos Sentidos", no Café Concerto do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, no dia 6 de abril, às 21h30.

poemas

Bombeiros queixam-se de doentes rejeitados nos hospitais

As corporações de bombeiros da região Oeste têm sido obrigadas a percorrer dezenas de quilómetros a mais, em alguns casos distâncias superiores a cem quilómetros, para prestar socorro. A situação deve-se ao facto de alguns doentes urgentes que transportam nas ambulâncias serem rejeitados no primeiro hospital para onde são enviados.

bombeiros

Grupos parlamentares sensíveis aos pedidos de melhoria dos serviços de saúde em Peniche

Os grupos parlamentares mostraram-se sensíveis às queixas e pedidos de melhoria do acesso ao Serviço Nacional de Saúde no concelho de Peniche, tendo no passado dia 23 discutido o problema que consta de uma petição que reuniu 7.588 assinaturas, angariadas pela Comissão de Utentes da Saúde do Concelho de Peniche. Projetos de resolução foram apresentados por sete partidos, o que demonstra o interesse suscitado, e que levarão à elaboração de recomendações ao Governo para responder às necessidades causadas pela insuficiente oferta hospitalar (fragilidade de atendimento do serviço de urgência básica e a falta de valências de especialidades), e pela difícil acessibilidade aos cuidados de saúde primários pela população do concelho de Peniche.

assembleia