Q

Previsão do tempo

20° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
20° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
21° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C

Novo Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O MSV - Movimento ao Serviço da Vida, instituição particular de solidariedade social, acaba de lançar um novo projeto - o Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) Crescer Como Família, com acordo de cooperação com o Instituto da Segurança Social, que intervém junto de famílias em risco psicossocial, nas quais se releva uma intervenção direcionada para as crianças e jovens em risco.

O MSV – Movimento ao Serviço da Vida, instituição particular de solidariedade social, acaba de lançar um novo projeto – o Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) Crescer Como Família, com acordo de cooperação com o Instituto da Segurança Social, que intervém junto de famílias em risco psicossocial, nas quais se releva uma intervenção direcionada para as crianças e jovens em risco.

Assume especial relevância no diagnóstico, prevenção e reparação de situações de risco psicossocial das famílias, bem como na promoção de uma parentalidade positiva.
O CAFAP Crescer Como Família está sedeado em Torres Vedras e intervém nos concelhos de Torres Vedras, Cadaval, Lourinhã e Sobral de Monte Agraço, face à necessidade reconhecida nestes territórios.
As modalidades de intervenção são a preservação familiar, a reunificação familiar e o ponto de encontro familiar.
A preservação familiar visa uma intervenção especializada e de proximidade que procura potenciar competências e dinâmicas familiares positivas, evitando eventuais situações de perigo que levem ao afastamento das crianças e jovens do seu meio natural de vida.
A reunificação familiar visa uma intervenção focalizada e intensiva, que pode decorrer em espaço domiciliário ou institucional, que viabilize o regresso da criança ou do jovem ao seu meio natural de vida, designadamente nos casos de acolhimento em instituição ou em família de acolhimento.
O Ponto de Encontro Familiar constitui-se como um espaço neutro e idóneo que visa a manutenção ou o restabelecimento dos vínculos familiares nos casos de interrupção ou perturbação grave da convivência familiar, designadamente em situação de conflito parental e de separação conjugal.
A referenciação das famílias para a intervenção do CAFAP pode ser realizada pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens ou pelo Tribunal, bem como por entidades públicas ou privadas do âmbito da segurança social, saúde, educação e justiça.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

7ª Festa da Flor no Bairro Azul

A Associação Moradores e Amigos do Bairro Azul vai realizar a 7ª Festa da Flor nos dias 25 e 26 de maio, entre as 10h00 e as 22h00.

azul 1

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Semana Hortícola do Oeste

A Semana Hortícola do Oeste realiza-se no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, no dia 2 de maio. Na sua 11ª edição, o tema é “A terra das couves e as couves sem terra”.