Q

Previsão do tempo

23° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 22° C
23° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
23° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C

Novo Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O MSV - Movimento ao Serviço da Vida, instituição particular de solidariedade social, acaba de lançar um novo projeto - o Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) Crescer Como Família, com acordo de cooperação com o Instituto da Segurança Social, que intervém junto de famílias em risco psicossocial, nas quais se releva uma intervenção direcionada para as crianças e jovens em risco.

O MSV – Movimento ao Serviço da Vida, instituição particular de solidariedade social, acaba de lançar um novo projeto – o Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) Crescer Como Família, com acordo de cooperação com o Instituto da Segurança Social, que intervém junto de famílias em risco psicossocial, nas quais se releva uma intervenção direcionada para as crianças e jovens em risco.

Assume especial relevância no diagnóstico, prevenção e reparação de situações de risco psicossocial das famílias, bem como na promoção de uma parentalidade positiva.
O CAFAP Crescer Como Família está sedeado em Torres Vedras e intervém nos concelhos de Torres Vedras, Cadaval, Lourinhã e Sobral de Monte Agraço, face à necessidade reconhecida nestes territórios.
As modalidades de intervenção são a preservação familiar, a reunificação familiar e o ponto de encontro familiar.
A preservação familiar visa uma intervenção especializada e de proximidade que procura potenciar competências e dinâmicas familiares positivas, evitando eventuais situações de perigo que levem ao afastamento das crianças e jovens do seu meio natural de vida.
A reunificação familiar visa uma intervenção focalizada e intensiva, que pode decorrer em espaço domiciliário ou institucional, que viabilize o regresso da criança ou do jovem ao seu meio natural de vida, designadamente nos casos de acolhimento em instituição ou em família de acolhimento.
O Ponto de Encontro Familiar constitui-se como um espaço neutro e idóneo que visa a manutenção ou o restabelecimento dos vínculos familiares nos casos de interrupção ou perturbação grave da convivência familiar, designadamente em situação de conflito parental e de separação conjugal.
A referenciação das famílias para a intervenção do CAFAP pode ser realizada pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens ou pelo Tribunal, bem como por entidades públicas ou privadas do âmbito da segurança social, saúde, educação e justiça.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Novo recorde de maior onda surfada na Praia do Norte

Há um novo recorde mundial de maior onda já surfada na Praia do Norte, na Nazaré, que foi alcançado pelo alemão Sebastian Steudtner, que em 29 de outubro de 2020 atingiu os 26,21 metros, segundo foi anunciado nesta terça-feira pela World Surf League (WSL), organizadora dos Red Bull Big Wave Awards.

onda