Q

Previsão do tempo

11° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 10° C
10° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 10° C
10° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 14° C
  • Thursday 9° C

Novo Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O MSV - Movimento ao Serviço da Vida, instituição particular de solidariedade social, acaba de lançar um novo projeto - o Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) Crescer Como Família, com acordo de cooperação com o Instituto da Segurança Social, que intervém junto de famílias em risco psicossocial, nas quais se releva uma intervenção direcionada para as crianças e jovens em risco.

O MSV – Movimento ao Serviço da Vida, instituição particular de solidariedade social, acaba de lançar um novo projeto – o Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) Crescer Como Família, com acordo de cooperação com o Instituto da Segurança Social, que intervém junto de famílias em risco psicossocial, nas quais se releva uma intervenção direcionada para as crianças e jovens em risco.

Assume especial relevância no diagnóstico, prevenção e reparação de situações de risco psicossocial das famílias, bem como na promoção de uma parentalidade positiva.
O CAFAP Crescer Como Família está sedeado em Torres Vedras e intervém nos concelhos de Torres Vedras, Cadaval, Lourinhã e Sobral de Monte Agraço, face à necessidade reconhecida nestes territórios.
As modalidades de intervenção são a preservação familiar, a reunificação familiar e o ponto de encontro familiar.
A preservação familiar visa uma intervenção especializada e de proximidade que procura potenciar competências e dinâmicas familiares positivas, evitando eventuais situações de perigo que levem ao afastamento das crianças e jovens do seu meio natural de vida.
A reunificação familiar visa uma intervenção focalizada e intensiva, que pode decorrer em espaço domiciliário ou institucional, que viabilize o regresso da criança ou do jovem ao seu meio natural de vida, designadamente nos casos de acolhimento em instituição ou em família de acolhimento.
O Ponto de Encontro Familiar constitui-se como um espaço neutro e idóneo que visa a manutenção ou o restabelecimento dos vínculos familiares nos casos de interrupção ou perturbação grave da convivência familiar, designadamente em situação de conflito parental e de separação conjugal.
A referenciação das famílias para a intervenção do CAFAP pode ser realizada pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens ou pelo Tribunal, bem como por entidades públicas ou privadas do âmbito da segurança social, saúde, educação e justiça.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Voleibol feminino de Óbidos em jogo treino

As equipas femininas de voleibol da Associação Desportiva de Óbidos levaram a cabo um jogo treino, na passada quarta-feira, em Óbidos, no Pavilhão Municipal, contra o Sport Operário Marinhense, da Marinha Grande.

voleibol

Simulacro de fuga de gás

No âmbito das celebrações do Dia Internacional da Proteção Civil, foi realizado a 1 de março um simulacro no Centro Escolar do Bombarral, que tinha como cenário uma fuga de gás, da qual resultaram duas vítimas.

bombeiros