Q

Previsão do tempo

21° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 17° C
21° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 17° C
21° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 18° C

Mangorrinha lança ensaio sobre política e cidadania

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Jorge Mangorrinha faz o lançamento do seu próximo livro no dia 2 de abril, pelas 16h30, no Café Concerto do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha. É um ensaio sobre política e cidadania, com base na sua experiência autárquica iniciada precisamente há duas décadas nas Caldas.
Capa do livro

Jorge Mangorrinha faz o lançamento do seu próximo livro no dia 2 de abril, pelas 16h30, no Café Concerto do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha. É um ensaio sobre política e cidadania, com base na sua experiência autárquica iniciada precisamente há duas décadas nas Caldas.

No dia 2 de abril perfazem 21 anos sobre a apresentação pública do CLIC – Cidadania de Livre Iniciativa Caldense, cuja dinâmica levou Jorge Mangorrinha à Câmara para concretizar o Conselho da Cidade – Associação para a Cidadania e para “mostrar que seria possível um exercício autárquico diferente e mais criativo”.

O exercício do cargo eleito numa cidade média portuguesa deu origem a este texto, escrito no final de um mandato autárquico nas Caldas da Rainha (2002-2005) e com base na história, na experiência desenvolvida nas áreas do planeamento e do património, fazendo apelo à memória. O texto é agora revisitado pelo autor, quando cresce o papel dos independentes na esfera autárquica, por via autónoma ou integrados nas listas partidárias.

As páginas refletem os contextos e as propostas durante o exercício das funções, através de um caso concreto nascido a partir da organização cidadã. “Muitos destes temas e destas perspetivas apresentam-se atuais, tanto para o caso em questão, como para as cidades portuguesas. O legado desse tempo tornou-se num referencial e é um testemunho histórico, técnico e humanista do nobre exercício político e de ligação entre a política e a cidadania em prol do bem público. Este é um livro para quem vivencia o território deste concelho e, também, para quem se interessa pelo trabalho autárquico em termos gerais”, refere Jorge Mangorrinha.

O caldense, nascido a 1 de julho de 1965 na maternidade da Casa de Saúde do Montepio Rainha D. Leonor, estudou nas Caldas da Rainha até ingressar no ensino universitário. Tem um percurso profissional e académico multifacetado: licenciatura em arquitetura, mestrado em história regional e local (especialização em património), doutoramento em urbanismo e pós-doutoramento em turismo. Trabalha em Lisboa no urbanismo da Câmara Municipal, é docente, investigador e orientador de teses universitárias, em Portugal e no estrangeiro, e autor de obras que expressam a sua diversidade formativa, ensaística e profissional. Escreve textos de opinião, técnicos e científicos, bem como canções. Foi autor de diferentes propostas de planeamento turístico, bem como coordenador de conteúdos e gestor técnico da Parque Expo’98.

Foi agraciado com a Medalha de Mérito da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, o Prémio José de Figueiredo da Academia Nacional de Belas-Artes e um louvor do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Presidiu à Comissão Nacional do Centenário do Turismo em Portugal (1911-2011).

Durante o período pandémico recente, em diversos locais expôs pinturas realizadas com café, vinho, chá e licor, sobre toalhas de papel, porque “as pinturas são um desafio de abstracionismo que, por interpretação diversa do público e do próprio, se podem tornar em figurativo e simbólico, o que também tem qualquer coisa de cidadania, qualquer coisa de política”.

Politicamente, foi deputado e vereador nas Caldas da Rainha.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

População contesta obra do Estado no Sítio da Nazaré

Várias centenas de populares protestaram no passado domingo contra uma obra no Sítio da Nazaré, na qual o Estado é o responsável e que para a população altera de forma drástica um património ligado à história da vila.

sitio

Dia do Pai nos Pimpões

A Sociedade de Instrução e Recreio Os Pimpões proporcionou uma manhã de diversão para os seus alunos e sócios nopassado domingo, Dia do Pai. Com início às dez horas, as Piscinas Municipais das Caldas da Rainha estiveram abertas em regime de horário livre, no...

dia

Árvore removida por segurança

Os serviços camarários das Caldas da Rainha, por indicação do Setor do Ambiente da autarquia, removeram a árvore emfrente à Igreja Paroquial do Landal, por razões de segurança. Segundo a Junta de Freguesia do Landal, a árvore tinha de ser abatida e removida “devido...

arvore