Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 23° C
17° C
  • Friday 29° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 23° C
18° C
  • Friday 32° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 25° C

Paradense promoveu ação de sensibilização sobre “Igualdade de Género”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A equipa pedagógica e as crianças do Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) da Associação Social e Cultural Paradense, do Chão da Parada, destinaram o mês de março à reflexão sobre “uma temática tão atual e necessária - a Igualdade de Género”, com a realização de diversas atividades, bem como uma ação de sensibilização.
Crianças entre os 6 e os 10 anos refletiram sobre a igualdade de género

A equipa pedagógica e as crianças do Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) da Associação Social e Cultural Paradense, do Chão da Parada, destinaram o mês de março à reflexão sobre “uma temática tão atual e necessária – a Igualdade de Género”, com a realização de diversas atividades, bem como uma ação de sensibilização.

A escolha de março para a abordagem deste tema prendeu-se com “o facto de se tratar do mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, pois a Igualdade de Género exige que, numa sociedade, homens e mulheres gozem das mesmas oportunidades, rendimentos, direitos e obrigações em todas as áreas, mas, infelizmente, tal nem sempre se verifica”, apontou a diretora técnica da ASC Paradense, Vanessa Sobreiro.
No âmbito da iniciativa, com o slogan “Os meninos podem, mas as meninas também podem!”, as crianças desta resposta social da ASC Paradense realizaram diversas dinâmicas, jogos, assistiram a curtas-metragens e documentários, que permitiram, de forma “lúdica e divertida, refletirem sobre a temática da (Des)Igualdade e género, concluindo que para a existência da igualdade, o desenvolvimento e a paz são fundamentais e que se trata não só de uma questão de direitos humanos, mas também uma condição de justiça social”.
Além destas iniciativas, o CATL também promoveu uma ação de sensibilização, onde permitiu que as crianças presentes, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, refletissem e debatessem uma vez mais as questões relativas à igualdade de género, à cidadania, reforçando o facto de estas fazerem parte do seu quotidiano e, naturalmente, na vida da escola, onde, muitas vezes, alegando a sua transversalidade, a abordagem desta área acaba por ser desvalorizada.
Na sessão estiveram presentes o treinador de futsal, Ricardo Oliveira, da Associação Desportiva de Alvorninha, bem como duas atletas femininas desta modalidade, Beatriz Santos e Lara Ribeiro, tendo sido convidados a falar sobre o tema.
O grupo de crianças do CATL juntamente com a equipa pedagógica também produziram um filme com várias mensagens e cenas dramatizadas pelas próprias, onde “apresentaram várias situações do dia a dia em que as desigualdades e as assimetrias entre mulher e homem, menino e menina persistem, e que a promoção da igualdade passa um pouco por todo o mundo”, explicou a responsável.
O vídeo encontra-se disponível nas redes sociais da Associação Social e Cultural Paradense.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

João Almeida com Covid-19 desiste do Giro d’Italia

A 18ª etapa do Giro d’Italia, nesta quinta-feira, fica marcada pela ausência do ciclista caldense João Almeida, que acusou positivo à Covid-19, sendo assim forçado a abandonar a prova, quando ocupava o quarto lugar, a 1 minuto e 54 segundos do líder e a 49 segundos do pódio.

almeida 3

Aluna caldense “Embaixadora UC à Frente” 

A caldense Beatriz Lopes, estudante do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas na Universidade de Coimbra, recebeu o prémio “UC à Frente”, atribuído pela Reitoria da Universidade de Coimbra (UC).

premio 1

Vigília com “abraço” ao hospital das Caldas da Rainha

Uma vigília que terminou com um cordão humano em frente à urgência do hospital das Caldas da Rainha foi a forma encontrada pela população para exigir medidas do Governo para melhorar as condições em que trabalham os profissionais de saúde. O alerta foi feito na noite da passada sexta-feira.

vigilia2