Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
16° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
16° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C

Paradense promoveu ação de sensibilização sobre “Igualdade de Género”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A equipa pedagógica e as crianças do Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) da Associação Social e Cultural Paradense, do Chão da Parada, destinaram o mês de março à reflexão sobre “uma temática tão atual e necessária - a Igualdade de Género”, com a realização de diversas atividades, bem como uma ação de sensibilização.
Crianças entre os 6 e os 10 anos refletiram sobre a igualdade de género

A equipa pedagógica e as crianças do Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) da Associação Social e Cultural Paradense, do Chão da Parada, destinaram o mês de março à reflexão sobre “uma temática tão atual e necessária – a Igualdade de Género”, com a realização de diversas atividades, bem como uma ação de sensibilização.

A escolha de março para a abordagem deste tema prendeu-se com “o facto de se tratar do mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, pois a Igualdade de Género exige que, numa sociedade, homens e mulheres gozem das mesmas oportunidades, rendimentos, direitos e obrigações em todas as áreas, mas, infelizmente, tal nem sempre se verifica”, apontou a diretora técnica da ASC Paradense, Vanessa Sobreiro.
No âmbito da iniciativa, com o slogan “Os meninos podem, mas as meninas também podem!”, as crianças desta resposta social da ASC Paradense realizaram diversas dinâmicas, jogos, assistiram a curtas-metragens e documentários, que permitiram, de forma “lúdica e divertida, refletirem sobre a temática da (Des)Igualdade e género, concluindo que para a existência da igualdade, o desenvolvimento e a paz são fundamentais e que se trata não só de uma questão de direitos humanos, mas também uma condição de justiça social”.
Além destas iniciativas, o CATL também promoveu uma ação de sensibilização, onde permitiu que as crianças presentes, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, refletissem e debatessem uma vez mais as questões relativas à igualdade de género, à cidadania, reforçando o facto de estas fazerem parte do seu quotidiano e, naturalmente, na vida da escola, onde, muitas vezes, alegando a sua transversalidade, a abordagem desta área acaba por ser desvalorizada.
Na sessão estiveram presentes o treinador de futsal, Ricardo Oliveira, da Associação Desportiva de Alvorninha, bem como duas atletas femininas desta modalidade, Beatriz Santos e Lara Ribeiro, tendo sido convidados a falar sobre o tema.
O grupo de crianças do CATL juntamente com a equipa pedagógica também produziram um filme com várias mensagens e cenas dramatizadas pelas próprias, onde “apresentaram várias situações do dia a dia em que as desigualdades e as assimetrias entre mulher e homem, menino e menina persistem, e que a promoção da igualdade passa um pouco por todo o mundo”, explicou a responsável.
O vídeo encontra-se disponível nas redes sociais da Associação Social e Cultural Paradense.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Beatriz Monteiro nos Jogos Paralímpicos Paris 2024

Beatriz Monteiro, atleta com experiência da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, garantiu a qualificação para os Jogos Paralímpicos Paris 2024.

beatriz

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira