Q

Previsão do tempo

26° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 22° C
26° C
  • Friday 29° C
  • Saturday 27° C
  • Sunday 23° C
27° C
  • Friday 32° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 24° C

“Luminárias de São José” no Carvalhal

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Após um interregno de dois anos, a população da aldeia histórica do Carvalhal pôde voltar a cumprir a tradição centenária das “Luminárias de São José”, no Bombarral, numa edição que ficou marcada pela grande afluência de público.
Ruas do Carvalhal iluminadas com cascas de caracol

Após um interregno de dois anos, a população da aldeia histórica do Carvalhal pôde voltar a cumprir a tradição centenária das “Luminárias de São José”, no Bombarral, numa edição que ficou marcada pela grande afluência de público.

Dinamizada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento, pela Sociedade Filarmónica Carvalhense e pela Junta de Freguesia do Carvalhal, o evento iniciou-se com a celebração da missa pelo padre Aníbal Pinto, na Igreja do Santíssimo Sacramento, seguindo-se a procissão pelas principais ruas da aldeia, que voltaram a estar iluminadas por milhares de cascas de caracol.
Segundo a tradição oral, as Luminárias terão tido início na última década do século XIX, por intermédio do pároco que na altura exercia no Carvalhal, que sugeriu à população que na noite de 19 de março iluminassem as ruas com cascas de caracóis como ele vira noutra terra.
A experiência foi um sucesso e continuou com certa regularidade. As cascas dos caracóis, cheias de azeite, com as pequenas torcidas seguras por alfinetes, eram pacientemente preparadas e coladas com greda (barro) e eram acesas chegando a noite.
Várias centenas de pequenas chamas trémulas brilhavam no escuro da noite, armadas nas portas, paredes, muros, escadas, varandas, janelas, pátios e jardins. Vinha muita gente de fora para ver.
A tradição foi retomada em 1969 por intermédio do padre José Miguel Ferreira de Moura, tendo aliciado os José’s do Carvalhal para que se fizesse de novo a antiga festa de São José.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Novo recorde de maior onda surfada na Praia do Norte

Há um novo recorde mundial de maior onda já surfada na Praia do Norte, na Nazaré, que foi alcançado pelo alemão Sebastian Steudtner, que em 29 de outubro de 2020 atingiu os 26,21 metros, segundo foi anunciado nesta terça-feira pela World Surf League (WSL), organizadora dos Red Bull Big Wave Awards.

onda

Câmara frigorífica convertida em galeria de arte

O Cadaval vai ser palco do inédito evento “Arte no Frio”, iniciativa de Jaime Rodrigues com a colaboração do Município do Cadaval, que consiste num ciclo de exposições de artesanato inusitadamente montadas no interior de uma câmara frigorífica.

frigorifica