Q

Previsão do tempo

17° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 27° C
16° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 29° C
  • Saturday 27° C
14° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 32° C
  • Saturday 30° C

Festa da Francofonia arrancou com almoço na EHTO

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Arrancou na passada quinta-feira mais uma edição da Festa da Francofonia em Caldas da Rainha, com o habitual almoço temático, dedicado à gastronomia francesa, na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, depois de dois anos de paragem devido à pandemia de Covid-19. Além do almoço, o programa da Semana da Francofonia conta com outras propostas até dia 31 de março, como uma tertúlia na Alliance Française.
Entidades promotoras do evento

Arrancou na passada quinta-feira mais uma edição da Festa da Francofonia em Caldas da Rainha, com o habitual almoço temático, dedicado à gastronomia francesa, na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, depois de dois anos de paragem devido à pandemia de Covid-19. Além do almoço, o programa da Semana da Francofonia conta com outras propostas até dia 31 de março, como uma tertúlia na Alliance Française.

A iniciativa, que é organizada pela Alliance Française das Caldas da Rainha, com a parceria da EHTO, Union des Français de l’Étranger (UFE) – da região Oeste (União dos Franceses do Estrangeiro), e Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR), decorre todos os anos a nível nacional, tendo sido adiada nos últimos dois anos devido à pandemia.
Este ano, segundo a diretora da Alliance Française das Caldas da Rainha, Maria do Carmo Brandão, “a festa da francofonia é um retomar da atividade, mas de uma forma mais modesta do que é a habitual”. “Esperamos que no próximo ano possamos fazer melhor e com mais atividades”, frisou a responsável.
Com intuito de promover atividades que divulguem a língua e cultura francesa, a Semana da Francofonia, que é celebrada há 20 anos nas Caldas da Rainha, começou com um almoço temático dedicado à gastronomia francesa. Este almoço, que foi preparado pelos alunos de Técnicas de Cozinha e Pastelaria, e servido pelos alunos de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas, contou com uma sala cheia de elementos da comunidade francesa que vivem atualmente na região.
Do menu constou uma vichyssoise, bouillabaisse, coq au vin e como sobremesa uma tarte tatin. Para acompanhar os pratos foram servidos vinhos franceses, Kir Royal, Pastis, Vinho dos Châteaux, e digestivos como Cognac e Grand Marnier.
Além do almoço, a atividade realizou na passada sexta-feira com o workshop de serigrafia “Francofonia – Memórias de Infância”, na ESAD.CR.
Em Caldas da Rainha, a Festa da Francofonia conta com o apoio da EHTO há dez anos, sendo “uma honra continuar este trabalho de francofonia e associarmo-nos novamente a uma instituição histórica da cidade”, manifestou Daniel Pinto, diretor da EHTO.
Este responsável adiantou que o “programa da Semana da Francofonia constituiu uma enorme oportunidade cultural e técnico-pedagógica para os alunos e professores da EHTO. Com estas iniciativas os alunos têm a possibilidade de evoluir, crescer e enriquecer os seus conhecimentos relativamente à cultura francófona e, especialmente, sobre a riqueza dos produtos eno-gastronómicos”.
A parceria entre as duas instituições continuam para lá da festa da francofonia e a EHTO foi desafiada pela embaixada francesa para reproduzir em vídeo quatro receitas francófonas de um livro de gastronomia, que posteriormente serão divulgadas nas redes sociais.
Presente no almoço também esteve a chefe de gabinete da Câmara das Caldas, Sara Oliveira, que destacou “o dinamismo, a proatividade e a iniciativa desenvolvida pelas duas entidades durante a Semana da Francofonia, e nada melhor do que promover a cultura através da gastronomia”.
Para “terminar em beleza”, a Festa da Francofonia vai promover no dia 31 de março, pelas 14h30, uma tertúlia na Alliance Française de Caldas da Rainha, com Nadine Dechief e Anne Marie Van Langenhove. Nesta “tarde literária” também será apresentado o livro “Un Trou dans la Page” e uma exposição de sete ilustrações sobre Les Fables de La Fontaine, com a presença da ilustradora do livro e dos quadros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Aluna caldense “Embaixadora UC à Frente” 

A caldense Beatriz Lopes, estudante do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas na Universidade de Coimbra, recebeu o prémio “UC à Frente”, atribuído pela Reitoria da Universidade de Coimbra (UC).

premio 1

Vigília com “abraço” ao hospital das Caldas da Rainha

Uma vigília que terminou com um cordão humano em frente à urgência do hospital das Caldas da Rainha foi a forma encontrada pela população para exigir medidas do Governo para melhorar as condições em que trabalham os profissionais de saúde. O alerta foi feito na noite da passada sexta-feira.

vigilia2

VMER volta a ter mais saídas para situações de trauma

A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) das Caldas da Rainha no serviço de urgência do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) voltou à situação “normal” de seis a sete saídas por turno de oito horas, número que havia reduzido nos dois últimos anos de pandemia. No dia 15 de maio foi celebrado o 20º aniversário da VMER.

vmer 1