Q

Previsão do tempo

9° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 21° C
9° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 22° C
9° C
  • Monday 17° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 23° C

Festa da Francofonia arrancou com almoço na EHTO

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Arrancou na passada quinta-feira mais uma edição da Festa da Francofonia em Caldas da Rainha, com o habitual almoço temático, dedicado à gastronomia francesa, na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, depois de dois anos de paragem devido à pandemia de Covid-19. Além do almoço, o programa da Semana da Francofonia conta com outras propostas até dia 31 de março, como uma tertúlia na Alliance Française.
Entidades promotoras do evento

Arrancou na passada quinta-feira mais uma edição da Festa da Francofonia em Caldas da Rainha, com o habitual almoço temático, dedicado à gastronomia francesa, na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, depois de dois anos de paragem devido à pandemia de Covid-19. Além do almoço, o programa da Semana da Francofonia conta com outras propostas até dia 31 de março, como uma tertúlia na Alliance Française.

A iniciativa, que é organizada pela Alliance Française das Caldas da Rainha, com a parceria da EHTO, Union des Français de l’Étranger (UFE) – da região Oeste (União dos Franceses do Estrangeiro), e Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR), decorre todos os anos a nível nacional, tendo sido adiada nos últimos dois anos devido à pandemia.
Este ano, segundo a diretora da Alliance Française das Caldas da Rainha, Maria do Carmo Brandão, “a festa da francofonia é um retomar da atividade, mas de uma forma mais modesta do que é a habitual”. “Esperamos que no próximo ano possamos fazer melhor e com mais atividades”, frisou a responsável.
Com intuito de promover atividades que divulguem a língua e cultura francesa, a Semana da Francofonia, que é celebrada há 20 anos nas Caldas da Rainha, começou com um almoço temático dedicado à gastronomia francesa. Este almoço, que foi preparado pelos alunos de Técnicas de Cozinha e Pastelaria, e servido pelos alunos de Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas, contou com uma sala cheia de elementos da comunidade francesa que vivem atualmente na região.
Do menu constou uma vichyssoise, bouillabaisse, coq au vin e como sobremesa uma tarte tatin. Para acompanhar os pratos foram servidos vinhos franceses, Kir Royal, Pastis, Vinho dos Châteaux, e digestivos como Cognac e Grand Marnier.
Além do almoço, a atividade realizou na passada sexta-feira com o workshop de serigrafia “Francofonia – Memórias de Infância”, na ESAD.CR.
Em Caldas da Rainha, a Festa da Francofonia conta com o apoio da EHTO há dez anos, sendo “uma honra continuar este trabalho de francofonia e associarmo-nos novamente a uma instituição histórica da cidade”, manifestou Daniel Pinto, diretor da EHTO.
Este responsável adiantou que o “programa da Semana da Francofonia constituiu uma enorme oportunidade cultural e técnico-pedagógica para os alunos e professores da EHTO. Com estas iniciativas os alunos têm a possibilidade de evoluir, crescer e enriquecer os seus conhecimentos relativamente à cultura francófona e, especialmente, sobre a riqueza dos produtos eno-gastronómicos”.
A parceria entre as duas instituições continuam para lá da festa da francofonia e a EHTO foi desafiada pela embaixada francesa para reproduzir em vídeo quatro receitas francófonas de um livro de gastronomia, que posteriormente serão divulgadas nas redes sociais.
Presente no almoço também esteve a chefe de gabinete da Câmara das Caldas, Sara Oliveira, que destacou “o dinamismo, a proatividade e a iniciativa desenvolvida pelas duas entidades durante a Semana da Francofonia, e nada melhor do que promover a cultura através da gastronomia”.
Para “terminar em beleza”, a Festa da Francofonia vai promover no dia 31 de março, pelas 14h30, uma tertúlia na Alliance Française de Caldas da Rainha, com Nadine Dechief e Anne Marie Van Langenhove. Nesta “tarde literária” também será apresentado o livro “Un Trou dans la Page” e uma exposição de sete ilustrações sobre Les Fables de La Fontaine, com a presença da ilustradora do livro e dos quadros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Centro de Artes uniu a cerâmica à cutelaria

O fogo da paixão pela cutelaria e pela cerâmica alimentou durante dois dias, 17 e 18 de março, um singular evento, organizado pela Centra – Associação dos Amigos do Centro de Artes, que juntou os dois principais setores das Caldas da Rainha, ao nível industrial e artesanal. A gastronomia foi o terceiro elemento, na temperatura de uma fogueira instalada no jardim do Centro de Artes das Caldas da Rainha.

domarofogo1

Festival de Tunas foi um sucesso

A Vitistuna (Tuna Mista da Escola Superior Agrária de Coimbra) foi considerado o melhor grupo que participou na 1ª edição do Festival de Tunas Mistas, que decorreu no passado fim-de-semana nas Caldas da Rainha.

festivaldetunas2