“Terra: Histórias da Cerâmica” é a nova série documental da RTP2 sobre a prática da cerâmica em Portugal, que conta com a presença de vários oleiros e criadores das Caldas da Rainha.
O episódio emitido no dia 17 de março deu destaque a Vítor Agostinho, um designer com relevante experiência no setor, e Eneida Lombe Tavares, designer que investiga técnicas de cestaria tradicionais de Angola e desenvolve um projeto de entrançar a caruma aliada à cerâmica. Ambos são mestres em Design de Produto pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), tendo fixado os seus ateliês na cidade das Caldas da Rainha e mantido uma relação próxima com a escola.
No próximo dia 24, pelas 22h50, o quarto episódio dará a conhecer Francisco Correia, que frequentou a licenciatura em Design de Produto – Cerâmica e Vidro na ESAD.CR e aliou a sua aprendizagem ao mestre José Tavares em São Pedro do Corval, trabalhando atualmente a cerâmica de mesa para restaurantes e outros projetos com amigos artistas de rua.
Sara Morais, realizadora da série documental, afirma que “a prática da cerâmica atravessa os tempos e mesmo assim continua a revelar possibilidades infinitas”.
Produzida pela “Vende-se Filmes”, nesta série de oito episódios são acompanhadas pessoas de várias gerações, que partilham um fazer tão ancestral quanto atual e revelam as suas histórias e relações através da cerâmica.
0 Comentários