Q

Previsão do tempo

10° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C
10° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C
11° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C

Pensar à Esquerda

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A 16 de março de 1974, cerca de duzentos soldados do Regimento de Infantaria 5 (RI5), liderados pelo major Armando Santos, saíam do quartel das Caldas da Rainha rumo a Lisboa. O objetivo? Pôr fim ao regime que se iniciou em 1933, um ano após a chegada de Salazar à presidência do Conselho de Ministros.

A 16 de março de 1974, cerca de duzentos soldados do Regimento de Infantaria 5 (RI5), liderados pelo major Armando Santos, saíam do quartel das Caldas da Rainha rumo a Lisboa. O objetivo? Pôr fim ao regime que se iniciou em 1933, um ano após a chegada de Salazar à presidência do Conselho de Ministros.

A tentativa de golpe falha – em Lamego, Santarém e Mafra não se dão levantamentos e a comissão coordenadora do já estabelecido Movimento das Forças Armadas é arredada destas movimentações militares. Após regressarem ao quartel nas Caldas da Rainha e acabarem cercados por unidades fiéis ao regime, os envolvidos são presos e enviados para a Trafaria, enquanto o RI5 é alvo de várias transferências que tentam retirar estrutura a futuras iniciativas contra o Estado Novo.

O levantamento das Caldas, como ficou conhecido o episódio, é um dos vários reflexos da crescente oposição social e militar ao regime e também da sua incapacidade de reabsorver e reprimir as tensões que a Guerra Colonial, o isolamento internacional, o fechamento sociocultural e o subdesenvolvimento económico geravam. Prova disso – pouco mais de um mês depois, a Operação Fim-Regime executava aquilo que o seu título propunha e iniciava-se o período democrático e o PREC.

Ainda hoje, autocracias existem na Europa. A teimosia de um conjunto de pessoas, lideradas por um homem que se prolonga no poder pelos anos, em entender como deles toda uma nação, ou conjunto de nações, seja em 1961 ou desde o passado fevereiro, que querem ser ou manter-se independentes, está na origem de mais um desastre humanitário, à semelhança de tantos que já se davam fora do nosso continente.

Mais uma vez, precisa-se de paz e precisa-se de liberdade. Os homens que se levantaram a 16 de março de 1974 acreditavam nisso. Esperemos que os povos de hoje continuem a demonstrar que também acreditam.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Outras guerras — catástrofe no Sudão

As guerras de que se fala acontecem na Ucrânia, em Gaza e no Líbano, mas a que tem causado mais vítimas em termos absolutos, vítimas das armas, vítimas da fome, vítimas de doenças, tem sido a do Sudão. Desde há ano e meio, as forças armadas sudanesas (que depuseram Omar al-Bashir) e uma milícia árabe, as chamadas forças de apoio rápido, ambas lideradas por senhores da guerra e ambas com importantes apoios internacionais, lutam pelo poder. Nesta confrontação morreram já pelo menos 150 mil pessoas em combates e muitas mais de fome e doenças. Há também pelo menos 10 milhões de deslocados.

Francisco Martins da Silva

Viver a vida ao seu ritmo

A vida é feita de ritmos, desde os hábitos do dia a dia que compõem a nossa rotina até aos rituais mensais e anuais que se repetem vezes sem conta. Este fenómeno é extremamente valorizado na teoria da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). O abrir e fechar, o subir e descer, o criar e destruir são ciclos que nos permitem viver de forma ritmada e saudável. Por esta razão, quando ocorre uma quebra nestes ciclos, sem justificação por fatores externos (mudanças de emprego ou de situação social, por exemplo), podemos estar perante um desequilíbrio que facilita o aparecimento de doenças.

default2

Marca António – Handmade Story lança coleção Together

No dia 23 de novembro, pelas 16h30, na loja Depozito, em Lisboa, as irmãs Ana e Sara Mateus, ambas designers e fundadoras da marca António – Handmade Story (criada em 2017), celebram o lançamento da nova coleção de malas e carteiras a que deram o nome Together.

Together1