Q

Previsão do tempo

12° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
12° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
12° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 18° C

Turismo do Centro empenhado na recuperação dos fluxos turísticos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os tempos de pandemia parecem, finalmente, estar a ser ultrapassados, e nos próximos meses o Turismo do Centro irá prosseguir a estratégia de promoção da marca Centro de Portugal a nível nacional e internacional, recuperando os fluxos turísticos que foram interrompidos pela pandemia e captando visitantes de novos mercados.
Pedro Machado vai dar destaque na BTL aos principais produtos do Centro de Portugal

Os tempos de pandemia parecem, finalmente, estar a ser ultrapassados, e nos próximos meses o Turismo do Centro irá prosseguir a estratégia de promoção da marca Centro de Portugal a nível nacional e internacional, recuperando os fluxos turísticos que foram interrompidos pela pandemia e captando visitantes de novos mercados.

Segundo o presidente do Turismo do Centro, continuarão a apostar na campanha “Aqui, entre nós”, que representa um sinal de “proximidade, de confiança e de intimidade”. “Continuaremos a apostar em campanhas fortes no digital e em algumas ações offline, assim como no apoio à realização de eventos que estejam em linha com a estratégia regional e nacional para o turismo”, explicou Pedro Machado.

No entanto, o responsável considera que a guerra na Ucrânia é uma ameaça “gravíssima à retoma do turismo”. “Apesar de a guerra estar a milhares de quilómetros de Portugal, um conflito no espaço europeu leva as pessoas a evitar ou a adiar as viagens programadas”, apontou, salientando ainda os efeitos económicos que o conflito “está já a gerar”. “O aumento brutal dos combustíveis, da energia e das matérias-primas vai tornar, necessariamente, as viagens mais caras”, afirmou, esperando que “seja possível uma solução diplomática que restabeleça o bom senso”.

“O turismo é a indústria da paz e do sorriso”, apontou, Pedro Machado, considerando que “este setor poderá dar um forte contributo, desenvolvendo ações de solidariedade que lhe são próprias, e com iniciativas que possam contribuir para restabelecer a paz mundial”.

Quanto à situação de seca que se vive em Portugal, o presidente do Turismo do Centro diz que todas as atividades relacionadas com o turismo devem preocupar-se com “os modelos de reaproveitamento da água, assim como outras medidas que têm em vista a racionalização e a sustentabilidade dos recursos”. A título de exemplo, revelou que “abriram recentemente candidaturas, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, para o apoio à renovação e aumento do desempenho energético dos edifícios de serviços, aplicáveis igualmente a projetos de turismo”. Pretende-se que as medidas a apoiar conduzam a pelo menos “30% de redução do consumo de energia primária nos edifícios intervencionados e contribuir para a redução em 20% do consumo de água de abastecimento”. As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio ou até se esgotar a dotação de 20 milhões de euros prevista.

Para Pedro Machado, a sustentabilidade é, a longo prazo, determinante para a evolução do setor do turismo. “As atividades que não forem sustentáveis vão progressivamente ficar para trás nas escolhas dos consumidores”, salientou.

Um outro grave problema do setor “é a mão de obra na generalidade”. Segundo este responsável, “as unidades de alojamento e de restauração têm milhares de postos de trabalho por preencher, mesmo oferecendo condições mais atrativas do que há uns anos”. É para Pedro Machado, “um problema estrutural que merece a maior atenção por parte do próximo Governo e que só se resolverá com uma maior agilização no recrutamento fora do país”.

O Turismo Centro de Portugal está presente na BTL 2022 com um stand próprio. O presidente do Turismo do Centro pretende aproveitar esta “grandiosa montra turística para dar destaque a alguns dos principais produtos do Centro de Portugal, que estão em linha com as novas tendências do consumidor, em particular a natureza, o ecoturismo, o enoturismo, o turismo de bem-estar, o turismo industrial ou o nomadismo digital”.

Pedro Machado convida desde já “todos os “leitores a visitarem-nos no Stand 1A03, do Pavilhão 1 – Destinos Nacionais da FIL”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Pensado um grande parque que crie nas Caldas uma centralidade urbana de cultura, saúde e bem-estar

O Masterplan do Termalismo, apresentado pelo arquiteto urbanista Bruno Soares, na sessão da Assembleia Municipal que decorreu a 16 de abril, defende criar nas Caldas da Rainha um grande Parque das Termas, que totaliza cerca de 40 hectares no seu conjunto. O objetivo principal é fazer a ligação entre o Parque D. Carlos I, a Mata D. Leonor, a Quinta da Boneca, Centro de Artes, o Museu de Cerâmica e o Centro Histórico das Termas, com a instalação de um percurso pedonal estruturante transversal.

masterplan 1

“É preciso criar uma maior consciencialização ambiental na população”

Emídio Sousa fez o seu primeiro ato público como secretário de Estado do Ambiente nas Caldas da Rainha, no âmbito da sessão de abertura da 30ª edição das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, que decorreram no Centro Cultural e de Congressos (CCC) entre os dias 19 e 21 de abril.

jornadas

Dino D’ Santiago no concerto de 14 de maio

Este ano o tradicional concerto de 14 de maio com o palco colocado na Praça 25 de Abril, junto ao edifício da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, será protagonizado pelo músico e compositor Dino D' Santiago, atualmente um dos artistas mais aclamados pelo público em Portugal.

dino santiago