Q

Previsão do tempo

13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
Olhar JSD

За мир. Завжди! Receber, Acolher e Integrar

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O inevitável aconteceu. O bastião mundial da segurança que a Europa (e a União Europeia) representa foi violado e estamos perante a maior catástrofe desde a segunda guerra mundial.

Olhar JSD

O inevitável aconteceu. O bastião mundial da segurança que a Europa (e a União Europeia) representa foi violado e estamos perante a maior catástrofe desde a segunda guerra mundial.

De um lado David, do outro Golias e, no meio, aproximadamente 44 milhões de cidadãos ucranianos a viver uma tragédia aterradora. Sozinhos. Escondidos em caves, estações de metro ou qualquer outro sítio que lhes pareça seguro, de coração nas mãos. Despidos de bagagem, fogem para onde podem, sem saber o que acontecerá no próximo minuto.

O sofrimento daquele povo sente-se a milhares de quilómetros de distância e só a solidariedade europeia poderá dar algum alento aos milhões de refugiados de guerra que desde dia 24, para o seu próprio bem, foram obrigados a partir de casa.

Portugal costuma ser um exemplo do bom acolhimento. Sabemos receber quem precisa e a nossa própria cultura evidencia isso mesmo.

Nas Caldas da Rainha, temos uma comunidade ucraniana com cerca de 300 cidadãos. Pessoas que viram na nossa cidade um porto seguropara si e para as suas famílias e, hoje, todos nós temos um amigo ou um conhecido ucraniano que partilha as suas frustrações ou mesmo que saiu daqui para ir lutar pela sua terra.

Iremos enfrentar – já estamos, melhor dizendo – um massivo fluxo migratório. A nossa cidade não será exceção e temos de estar prontos para isso.

É necessário e urgente pensar num programa de acolhimento e integração a vários níveis. Temos de ponderar as várias dimensões de apoio para que a integração dos cidadãos seja célere, eficiente e tranquila – dentro do possível. Existem cinco principais pilares onde devemos centrar atenções: o apoio legal; apoio médico e psicológico; apoio à habitação e emprego; apoio à educação; e, apoio às famílias ucranianas a viver nas Caldas.

É importante garantir o apoio legal aos cidadãos, através de bolsa de advogados, solicitadores ou notários que queiram ajudar ao nível legal. O apoio médico e psicológico, por via de gabinete de apoio médico aos cidadãos ucranianos refugiados da guerra (atribuição de médico de família, consultas de checkup, etc.). Aqui é estritamente necessário a atribuição de estatuto de refugiado político, para que sejam salvaguardados os direitos de acesso aos serviços de saúde; E apoio psicológico aos cidadãos ucranianos que habitam em Caldas e que chegam às Caldas; também o apoio à habitação e emprego com a criação de uma bolsa/plataforma de pessoas, entidades e empresas do concelho que queiram apoiar no acolhimento dos cidadãos ucranianos – famílias de acolhimento, alojamento e/ou emprego. O apoio ao nível de recursos humanos para a transcrição dos CVs, reconhecimento de competências, certificados laborais, entre outros e apoio na formação profissional. Na dimensão da educação, será importante criar uma plataforma para encontrar professores (no ativo e reformados) ou pessoas disponíveis para ensinar português às pessoas que chegam. Também uma rede de partilha de conhecimentos – cidadãos ucranianos a ensinar os portugueses e vice-versa e envolver as associações culturais, desportivas, recreativas na integração social dos refugiados. Por fim, um apoio às famílias ucranianas a viver nas Caldas. Com o contacto com os familiares na Ucrânia, no acolhimento de familiares que fogem do país, no envio de bens materiais e financeiros para a Ucrânia, etc.

Hoje o povo ucraniano precisa da nossa ajuda. Amanhã, quem sabe, poderemos ser nós…

Urge a necessidade de resposta concreta por parte do município e a JSD deixa aqui os seus contributos. Não é apenas abrir a porta e receber, mas sim preparar uma estratégia sustentável para receber, acolher e integrar os cidadãos no seio da nossa comunidade.

A JSD coloca-se do lado da paz, sempre. Demonstramos total solidariedade com povo ucraniano.

André Cardeal Santos, presidente da JSD Caldas

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Otimismo: um modo de vida!

Todo o mundo enfrenta obstáculos e dificuldades, mas quando tentamos focar no lado bom das coisas, conseguimos ter mais clareza para resolver os nossos problemas. Pensar positivo não é ignorar os obstáculos e os problemas, é encarar as dificuldades de uma forma mais produtiva, conscientes de que situações negativas são passageiras e não duram para sempre.

miguel

Quem destrói a nossa democracia

Um livro recente de Larry M. Bartels, Democracy Erodes from the Top: Leaders, Citizens and the Chalenge of Populism in Europe (Princeton), confirma que quem destrói a democracia são as elites e não o povo. Até porque, diz Bartels, o povo e a correlacionada vocação iliberal e antidemocrática é elucubração de especialistas. O óbvio ganha sempre outro peso quando é afirmado por um cientista político como este ilustre catedrático da Universidade Vanderbilt.

francisco martins da silva

Parque Urbano das Águas Santas: Um grito de cidadania

Enquanto munícipe, sinto-me na obrigação de denunciar a triste situação em que se encontra o parque urbano das Águas Santas. Este espaço, que deveria ser um refúgio de paz e lazer para todos, está entregue ao abandono e ao descuido. O parque foi construído com financiamento da União Europeia como parte da resposta à pandemia de Covid-19, o que torna a situação ainda mais revoltante. Quero expressar a minha indignação perante as autoridades responsáveis e chamar a atenção para a necessidade urgente de ações efetivas.