Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
15° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
15° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 24° C

Rotários homenagearam Isabel Sá Lopes e Rui da Bernarda

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O empresário Rui da Bernarda foi escolhido como Profissional do Ano, pelo profissionalismo demonstrado no desempenho das funções de sócio-gerente das empresas Mercearia Pena, A Pérola da Sorte, Restaurante Afinidades e Café-Restaurante Capristanos. A escritora e docente (aposentada) Isabel Sá Lopes recebeu o prémio de mérito de Carreira, em prol da comunidade local. Os dois foram galardoados pelo Rotary Clube das Caldas da Rainha.
Cerimónia de homenagem a Rui da Bernarda e Isabel Sá Lopes (os dois ao centro)

O empresário Rui da Bernarda foi escolhido como Profissional do Ano, pelo profissionalismo demonstrado no desempenho das funções de sócio-gerente das empresas Mercearia Pena, A Pérola da Sorte, Restaurante Afinidades e Café-Restaurante Capristanos. A escritora e docente (aposentada) Isabel Sá Lopes recebeu o prémio de mérito de Carreira, em prol da comunidade local. Os dois foram galardoados pelo Rotary Clube das Caldas da Rainha.

Mais de 70 pessoas juntaram-se ao Rotary Clube das Caldas da Rainha, no passado dia 28, no restaurante A Lareira, para homenagear o percurso profissional dos dois caldenses.

“Profissionalismo, dedicação, amigo do amigo e grandeza de espírito” foram algumas das qualidades que amigos e familiares fizeram questão de destacar acerca dos homenageados, naquele que é um dos eventos rotários mais importantes do ano.

O Rotary Clube das Caldas da Rainha uniu na cerimónia a poesia e o empreendedorismo, duas caraterísticas dos homenageados.

Rui da Bernarda nasceu a 4 de setembro de 1975, nas Caldas. É filho de Noémia do Canto e Alberto da Bernarda. Foi sempre um excelente aluno. Recebeu o diploma de mérito no 12º ano da Escola Rafael Bordalo Pinheiro e é licenciado em Gestão e Marketing.

Foi pela dedicação ao trabalho e pela inovação que tem feito nos seus negócios assim como pelo contributo que tem dado às causas sociais da cidade, que o clube caldense homenageou Rui da Bernarda.

O empresário agradeceu aos rotários a homenagem revelando que “é um clube que me diz muito e que tem apoiado nos últimos anos os prémios escolares”.

Referiu que é gratificante ser “reconhecido por fazer algo que adoro e que faço com muita paixão”. “Ser empresário é também ter o reconhecimento dos fornecedores e clientes”, salientou, partilhando a distinção com a família, nomeadamente “os pais e as gerações anteriores à minha família porque a educação e princípios vêm deles” e também “à esposa e filhos pelo apoio”.  

Repartiu igualmente com os seus amigos, transmitindo-lhes que os “princípios da solidariedade, lealdade e verdade estão sempre presentes em todo o caminho”. Não esqueceu de partilhar o prémio também com os colaboradores, que todos os dias “fazem o caminho comigo nas empresas”.

O caldense revelou a sua paixão pela gastronomia e produtos tradicionais portugueses de qualidade. “Tenho tentado sempre manter a identidade com muito respeito pelas nossas tradições, pela nossa história, região e produtos endógenos”, apontou.

No futuro o empresário pretende continuar a “criar conceitos diferenciadores, mas que respeitem a tradição”, com o desejo de “deixar uma marca que as gerações futuras possam desenvolver à sua maneira”. 

“Estrela de Hollywood”

Isabel Sá Lopes foi distinguida com o prémio de Profissional e Carreira pela sua dedicação e reconhecimento na área da educação, cultural e social.

Nasceu em Santarém, a 5 de junho de 1943. Em 1960 iniciou a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra o curso de Filologia Germânica, que interrompeu em 1964 para acompanhar o marido que cumpria o Serviço Militar Obrigatório em Timor-Leste. Retomou depois os estudos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde concluiu a Licenciatura.

Em 1969 iniciou funções como professora de português no então Ciclo Preparatório e depois foi professora de inglês na Escola Industrial e Comercial das Caldas. Foi colocada como professora efetiva de português na Escola D. João II nas Caldas da Rainha. 

Após a aposentação no ensino público foi professora no colégio e na Universidade Sénior, onde desenvolveu também projetos ligados à poesia. Fez parte de várias coletâneas de poesia da Editoral Minerva e em 2008 publicou o seu primeiro livro para crianças, bilingue, “Liberdade/Freedom”.

Foi com a declamação de um poema da sua autoria que agradeceu aos rotários caldenses a homenagem. No início da cerimónia os filhos de Rui da Bernarda leram um poema dedicado ao pai, também escrito por Isabel Sá Lopes.

Presente na iniciativa esteve o neto da escritora, Manuel Cardoso, que revelou que para ele não foi “surpreendente” a avó ser premiada porque “foi a primeira estrela de Hollywood com quem tive contacto, da forma como ela era abordada na rua”. Recordou a “experiência de andar com a avó na Rua das Montras, que era equivalente à de um segurança de Julie Andrews na década de 1970 em Hollywood boulevard”, brincou o humorista, acrescentando que a sua avó “deu aulas a milhares de alunos de várias famílias caldenses, daí falar de um universo de admiradores muito grande”. Referiu que a avó “não é antiquada” e que nunca sentiu a distância geracional, tendo sido ela quem lhe transmitiu “os valores do progresso e da tolerância”.

O presidente da Câmara das Caldas, Vitor Marques declarou que os homenageados “são duas figuras incontornáveis, de gerações diferentes, que muito orgulham as Caldas”. Elogiou ainda a amizade que tem com os rotários, reconhecendo o trabalho que fazem em prol da sociedade caldense. 

António Carmo, governador assistente do distrito de 1960, elogiou o profissionalismo dos homenageados, que fazem a diferença nas Caldas. 

Outros amigos e familiares de Rui da Bernarda e Isabel Sá Lopes relataram as suas histórias e qualidades. 

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Beatriz Monteiro nos Jogos Paralímpicos Paris 2024

Beatriz Monteiro, atleta com experiência da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, garantiu a qualificação para os Jogos Paralímpicos Paris 2024.

beatriz

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

ines 1