Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
15° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C
15° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 24° C

Exposição sobre o Dia Mundial da Árvore e da Floresta

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A exposição "A árvore e o papel das florestas", que contém uma coleção com mais de mil cartazes de 40 países, divididos pelos 114 painéis, foi inaugurada na passada sexta-feira no Céu de Vidro, no Parque D. Carlos I. Inserida no evento Parque (Con) Vida, a mostra vai decorrer ao longo deste mês, juntamente com exposições, workshops, celebrações, plantações de árvores, poesia, teatro e outras atividades dedicadas às árvores e às florestas.
A exposição vai estar patente até ao final do mês de março

A exposição “A árvore e o papel das florestas”, que contém uma coleção com mais de mil cartazes de 40 países, divididos pelos 114 painéis, foi inaugurada na passada sexta-feira no Céu de Vidro, no Parque D. Carlos I. Inserida no evento Parque (Con) Vida, a mostra vai decorrer ao longo deste mês, juntamente com exposições, workshops, celebrações, plantações de árvores, poesia, teatro e outras atividades dedicadas às árvores e às florestas.

A iniciativa foi organizada pelo Conselho da Cidade, em parceria com a União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, com intuito de “celebrar e evocar o Dia Internacional das Florestas e da Árvore”, sublinhou Ana Leal, presidente do movimento cívico Conselho da Cidade, que pretendia realizar esta atividade há três anos, mas devido à pandemia foi adiada.
Além das diversas atividades e pequenos eventos, que vão decorrer ao longo deste mês, a ação conta com a exposição itinerante “A Árvore e o papel das florestas”.
Composta por mais de mil cartazes, relacionados com as árvores e florestas e divididos por 114 painéis, a mostra é da autoria do colecionador José Neiva e do fotógrafo Rui Sousa, tendo este projeto percorrido durante três anos 21 concelhos do país.
Os painéis, que se estrearam numa tenda montada para o efeito no Terreiro do Paço, em Lisboa, foram impulsionados pela Direção Geral das Florestas, tendo percorrido escolas, pavilhões gimnodesportivos e espaços que os municípios disponibilizaram para o efeito.
Apesar de ser uma exposição com mais de vinte anos, “o objetivo desta mantém-se atual, na sensibilização para a valorização da floresta, para a proteção da natureza e a preservação do ambiente” frisou a responsável pelo Conselho da Cidade, adiantando que “através das mensagens e das imagens podemos observar como cada país, dos diferentes cantos do mundo, ao longo do século XX fez o apelo a um bem que é de todos e que, apesar de sabermos, nos esquecemos de preservar”.
Esta coleção, que “estava na iminência de ir para o lixo, porque não havia sítio para colocá-la, ressuscitou graças ao Conselho da Cidade”, sublinhou Rui Sousa, adiantando que a mesma permitiu editar um livro.
José Neiva sublinhou que “a mostra procurar dar a conhecer as florestas e a sua diversificação através do poderoso meio que é o cartaz”. Todos os cartazes, que abrangem um período de cem anos e que pertencem a uma coleção que começou quando era apenas estudante de agronomia, mostram “a diversidade do mundo florestal”.
Para José Neiva, “esta exposição é um poderoso veículo pedagógico sobre a floresta e espero que futuramente contribua para que haja no país condições para que a floresta sirva os vários utilizadores”.
A acompanhar os painéis também vai estar durante todo o mês de março a Celpa – Associação para Indústria Papeleira a mostrar como se produz o papel, de forma artesanal, antes da existência das máquinas, e a Associação Ateliê Arte e Expressão, na parte da serigrafia.
A par disso também vão realizar-se outras atividades, como uma oficina de reutilização de papel, a cargo da Academia Desenhos do Bruno Prates, um momento de poesia com Inês Fouto, oficina de gravura com Sandra Roda, atividades pedagógicas com a Associação Juvenil Biogleba, e um ateliê de expressão dramática pelo Teatro da Pessoa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Beatriz Monteiro nos Jogos Paralímpicos Paris 2024

Beatriz Monteiro, atleta com experiência da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, garantiu a qualificação para os Jogos Paralímpicos Paris 2024.

beatriz

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

ines 1