Q

Previsão do tempo

17° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
17° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C
18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C

Histórias da cerâmica caldense na RTP2

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Terra: Histórias da Cerâmica é uma série sobre a prática de cerâmica em Portugal que estreou na passada quinta-feira na RTP2 e que conta com a presença de vários oleiros e criadores das Caldas da Rainha, cidade conhecida pela produção de cerâmica tanto na indústria como no artesanato tradicional. Produzida pela Vende-se Filmes, nesta série de oito episódios acompanhamos pessoas de várias gerações, que partilham um […]

Terra: Histórias da Cerâmica é uma série sobre a prática de cerâmica em Portugal que estreou na passada quinta-feira na RTP2 e que conta com a presença de vários oleiros e criadores das Caldas da Rainha, cidade conhecida pela produção de cerâmica tanto na indústria como no artesanato tradicional. 
Produzida pela Vende-se Filmes, nesta série de oito episódios acompanhamos pessoas de várias gerações, que partilham um fazer tão ancestral quanto atual e revelam-nos as suas histórias e relações através da cerâmica. 

O 3º episódio, que vai para o ar no dia 17 de março, às 22h50, é passado na íntegra nas Caldas da Rainha, onde a tradição cerâmica se mantém aberta ao design e à experimentação, agregando várias gerações de criadores. Vítor Agostinho, um designer com relevante experiência no setor e Eneida Lombe Tavares, designer que investiga sobre técnicas de cestaria tradicionais de Angola e desenvolve um projeto de entrançar a caruma, aliada à cerâmica, são os intervenientes.
No dia 24 março, no 4º episódio, é a vez de Francisco Correia, que estudou design cerâmico na ESAD.CR e que aliou a sua aprendizagem com o mestre José Tavares em São Pedro do Corval, trabalhando atualmente a cerâmica de mesa para restaurantes e projetos com amigos street artists.
Durante esta série aparece também Ana+Betânia, uma dupla que se formou em cerâmica escultórica na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, mas que agora está sediada nas Caldas da Rainha. Ambas trabalham em terapia pela arte em centros de saúde mental e apropriam-se de uma linguagem surreal e bem-humorada, desconstruindo o corpo humano, para construir metáforas visuais que apelam tanto à ternura quanto à delicadeza, de forma pervertida, distorcida.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Semana Hortícola do Oeste

A Semana Hortícola do Oeste realiza-se no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, no dia 2 de maio. Na sua 11ª edição, o tema é “A terra das couves e as couves sem terra”.

Bombeiros pedem criação de carreira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral entregou na tarde da passada quarta-feira, na Câmara Municipal, uma carta a alertar para a necessidade da criação da carreira de bombeiro.

carta