Q

Previsão do tempo

22° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 22° C
21° C
  • Friday 29° C
  • Saturday 27° C
  • Sunday 23° C
22° C
  • Friday 32° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 24° C

Câmara distribui fruta nas escolas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Comemorou-se hoje, 4 de março, o Dia Mundial da Obesidade e para assinalar a data e a importância da prevenção, o Município das Caldas da Rainha distribuiu fruta de produtores locais pelos 34 estabelecimentos de ensino pré-escolar e do 1º ciclo do concelho, num universo de cerca de 2300 crianças.

Comemorou-se hoje, 4 de março, o Dia Mundial da Obesidade e para assinalar a data e a importância da prevenção, o Município das Caldas da Rainha distribuiu fruta de produtores locais pelos 34 estabelecimentos de ensino pré-escolar e do 1º ciclo do concelho, num universo de cerca de 2300 crianças.

Foi uma forma de sensibilizar e promover melhores opções alimentares e hábitos de vida mais saudáveis, numa altura em que a obesidade infantil “afeta uma em cada três crianças, aumentando o risco de desenvolver outras patologias como diabetes, hipertensão ou cancro”, segundo a Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI).

No âmbito das iniciativas de prevenção e combate a este problema de saúde, o Município caldense associou-se também ao projeto da APCOI, que lançou a app “Heróis da Fruta”, um jogo gratuito de realidade aumentada para telemóveis, inspirado na série de animação que estreou recentemente na televisão, com as vozes de Jessica Athayde e Diogo Amaral, e no projeto educativo com o mesmo nome que a associação promove nas escolas há dez anos.

O jogo Heróis da Fruta é uma “caça ao tesouro” dos tempos modernos, ao estilo Pokémon Go, que incentiva as famílias portuguesas a sair do sofá e caminhar ao ar livre, de telemóvel na mão, à procura dos 500 baús à solta pelas ruas do país, espalhados em mupis e cartazes presentes em mais de 100 municípios portugueses parceiros deste projeto.

Cada baú contém uma saqueta de cartas escondida, que é revelada quando lhe é apontada a câmara do smartphone. Há centenas de cartas para colecionar e segredos para descobrir sobre alimentação saudável, mas também há missões para completar ou até pontos que valem prémios.

Todos os jogadores que ficarem entre os cem primeiros lugares no ranking nacional de pontuação ganham bilhetes para o cinema.

Existem também outros prémios exclusivos para as crianças participantes no projeto escolar como vouchers para parques temáticos, zoológicos ou aquários. Mas para o jogador que ficar em primeiro lugar na app está reservada a visita dos personagens Heróis da Fruta à sua escola.

Para facilitar a vida a miúdos e graúdos, há um mapa com a localização dos diferentes baús que podem ser encontrados de norte a sul e nas ilhas, disponível em: https://www.heroisdafruta.com/p/mapa-do-tesouro.html

A app Heróis da Fruta encontra-se disponível nas app stores de dispositivos móveis iOS e Android.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

João Almeida com Covid-19 desiste do Giro d’Italia

A 18ª etapa do Giro d’Italia, nesta quinta-feira, fica marcada pela ausência do ciclista caldense João Almeida, que acusou positivo à Covid-19, sendo assim forçado a abandonar a prova, quando ocupava o quarto lugar, a 1 minuto e 54 segundos do líder e a 49 segundos do pódio.

almeida 3

Aluna caldense “Embaixadora UC à Frente” 

A caldense Beatriz Lopes, estudante do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas na Universidade de Coimbra, recebeu o prémio “UC à Frente”, atribuído pela Reitoria da Universidade de Coimbra (UC).

premio 1

Vigília com “abraço” ao hospital das Caldas da Rainha

Uma vigília que terminou com um cordão humano em frente à urgência do hospital das Caldas da Rainha foi a forma encontrada pela população para exigir medidas do Governo para melhorar as condições em que trabalham os profissionais de saúde. O alerta foi feito na noite da passada sexta-feira.

vigilia2