Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 16° C
15° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C

Câmara distribui fruta nas escolas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Comemorou-se hoje, 4 de março, o Dia Mundial da Obesidade e para assinalar a data e a importância da prevenção, o Município das Caldas da Rainha distribuiu fruta de produtores locais pelos 34 estabelecimentos de ensino pré-escolar e do 1º ciclo do concelho, num universo de cerca de 2300 crianças.

Comemorou-se hoje, 4 de março, o Dia Mundial da Obesidade e para assinalar a data e a importância da prevenção, o Município das Caldas da Rainha distribuiu fruta de produtores locais pelos 34 estabelecimentos de ensino pré-escolar e do 1º ciclo do concelho, num universo de cerca de 2300 crianças.

Foi uma forma de sensibilizar e promover melhores opções alimentares e hábitos de vida mais saudáveis, numa altura em que a obesidade infantil “afeta uma em cada três crianças, aumentando o risco de desenvolver outras patologias como diabetes, hipertensão ou cancro”, segundo a Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI).

No âmbito das iniciativas de prevenção e combate a este problema de saúde, o Município caldense associou-se também ao projeto da APCOI, que lançou a app “Heróis da Fruta”, um jogo gratuito de realidade aumentada para telemóveis, inspirado na série de animação que estreou recentemente na televisão, com as vozes de Jessica Athayde e Diogo Amaral, e no projeto educativo com o mesmo nome que a associação promove nas escolas há dez anos.

O jogo Heróis da Fruta é uma “caça ao tesouro” dos tempos modernos, ao estilo Pokémon Go, que incentiva as famílias portuguesas a sair do sofá e caminhar ao ar livre, de telemóvel na mão, à procura dos 500 baús à solta pelas ruas do país, espalhados em mupis e cartazes presentes em mais de 100 municípios portugueses parceiros deste projeto.

Cada baú contém uma saqueta de cartas escondida, que é revelada quando lhe é apontada a câmara do smartphone. Há centenas de cartas para colecionar e segredos para descobrir sobre alimentação saudável, mas também há missões para completar ou até pontos que valem prémios.

Todos os jogadores que ficarem entre os cem primeiros lugares no ranking nacional de pontuação ganham bilhetes para o cinema.

Existem também outros prémios exclusivos para as crianças participantes no projeto escolar como vouchers para parques temáticos, zoológicos ou aquários. Mas para o jogador que ficar em primeiro lugar na app está reservada a visita dos personagens Heróis da Fruta à sua escola.

Para facilitar a vida a miúdos e graúdos, há um mapa com a localização dos diferentes baús que podem ser encontrados de norte a sul e nas ilhas, disponível em: https://www.heroisdafruta.com/p/mapa-do-tesouro.html

A app Heróis da Fruta encontra-se disponível nas app stores de dispositivos móveis iOS e Android.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

“Sala de Processos” para os alunos criarem o que quiserem

Desde o início deste ano letivo que o Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro conta com uma artista residente, Amábile Maria, que está a desenvolver um projeto abrangente na área cultural para os alunos.
Uma das primeiras iniciativas foi a criação da “Sala de Processos”, onde qualquer aluno pode estar à vontade e criar o que quiser.

saladeprocessos

Ordem do Trevo celebrou 11º aniversário

Solidariedade e união marcaram o 11º aniversário da associação Ordem do Trevo (OT), que comemorou a data da sua fundação com um jantar que decorreu no passado dia 18 no restaurante a Lareira, com cerca de 90 participantes.

aniversario 1