Q

Previsão do tempo

9° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 21° C
9° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 22° C
10° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 23° C

AIRO faz parceria com associação de estrangeiros para promover integração

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cerca de 70 estrangeiros que escolheram a região Oeste para viver participaram no passado dia 24 no seminário sobre a “legislação e a lei em Portugal”, que decorreu no auditório da Expoeste. Trata-se do primeiro seminário para integrar a comunidade de estrangeiros no país e região.
Sessão de abertura do seminário sobre a legislação portuguesa

Cerca de 70 estrangeiros que escolheram a região Oeste para viver participaram no passado dia 24 no seminário sobre a “legislação e a lei em Portugal”, que decorreu no auditório da Expoeste. Trata-se do primeiro seminário para integrar a comunidade de estrangeiros no país e região.

A segunda conferencia que terá lugar no dia 17 de março será sobre “seguros” e a 31 de março deste mês decorrerá o último seminário sobre as taxas em Portugal. 

Esta foi uma iniciativa da Oeste International Community Volunteers (OICV) e da Associação Empresarial da Região Oeste (AIRO) com o intuito de apoiar a coesão da comunidade estrangeira para com o tecido empresarial do Oeste.

O número de estrangeiros a escolher o Oeste para viver ou gozar a reforma aumentou. Segundo Sérgio Félix, secretário-geral da AIRO, “tornou-se nos últimos anos uma comunidade com bastante representação social e económica”. “Assim e para efetuar esta aproximação está a ser desenvolvido um conjunto de ações de esclarecimento à comunidade, e uma aproximação que a AIRO está a fazer aos seus associados potenciando os negócios locais”, revelou o representante da associação empresarial.

“As iniciativas que estamos a desenvolver é a melhor forma que nós arranjámos para nos esclarecemos sobre os nossos direitos e deveres no país”, disse Joseph Poon, presidente da OICV. “Queremos viver nesta região da melhor forma e para isso precisamos de estar informados”, apontou, acrescentando que “também queremos disponibilizar aos estrangeiros uma lista de contactos de advogados, seguradores, canalizadores, construtores e pintores de confiança”.

Joseph Poon, natural de Inglaterra, que reside na Usseira, disse que adora viver em Portugal e que “é aqui que quero passar o resto dos meus dias”. “Bom clima, boa gastronomia, praias, pessoas simpáticas, baixo custo de vida e oportunidades”, tudo isto contribui para que nos últimos anos tenham vindo viver para esta região cerca de “4 mil estrangeiros aposentados”. 

Contou que a associação que dirige possui cerca de 100 voluntários das mais diversas nacionalidades e que tem trabalhado em projetos de solidariedade social, ajudando a comunidade, nomeadamente os idosos e os mais carenciados. 

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Centro de Artes uniu a cerâmica à cutelaria

O fogo da paixão pela cutelaria e pela cerâmica alimentou durante dois dias, 17 e 18 de março, um singular evento, organizado pela Centra – Associação dos Amigos do Centro de Artes, que juntou os dois principais setores das Caldas da Rainha, ao nível industrial e artesanal. A gastronomia foi o terceiro elemento, na temperatura de uma fogueira instalada no jardim do Centro de Artes das Caldas da Rainha.

domarofogo1

Festival de Tunas foi um sucesso

A Vitistuna (Tuna Mista da Escola Superior Agrária de Coimbra) foi considerado o melhor grupo que participou na 1ª edição do Festival de Tunas Mistas, que decorreu no passado fim-de-semana nas Caldas da Rainha.

festivaldetunas2