Q

Previsão do tempo

19° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 27° C
19° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 29° C
  • Saturday 28° C
20° C
  • Thursday 29° C
  • Friday 31° C
  • Saturday 30° C

AIRO faz parceria com associação de estrangeiros para promover integração

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Cerca de 70 estrangeiros que escolheram a região Oeste para viver participaram no passado dia 24 no seminário sobre a “legislação e a lei em Portugal”, que decorreu no auditório da Expoeste. Trata-se do primeiro seminário para integrar a comunidade de estrangeiros no país e região.
Sessão de abertura do seminário sobre a legislação portuguesa

Cerca de 70 estrangeiros que escolheram a região Oeste para viver participaram no passado dia 24 no seminário sobre a “legislação e a lei em Portugal”, que decorreu no auditório da Expoeste. Trata-se do primeiro seminário para integrar a comunidade de estrangeiros no país e região.

A segunda conferencia que terá lugar no dia 17 de março será sobre “seguros” e a 31 de março deste mês decorrerá o último seminário sobre as taxas em Portugal. 

Esta foi uma iniciativa da Oeste International Community Volunteers (OICV) e da Associação Empresarial da Região Oeste (AIRO) com o intuito de apoiar a coesão da comunidade estrangeira para com o tecido empresarial do Oeste.

O número de estrangeiros a escolher o Oeste para viver ou gozar a reforma aumentou. Segundo Sérgio Félix, secretário-geral da AIRO, “tornou-se nos últimos anos uma comunidade com bastante representação social e económica”. “Assim e para efetuar esta aproximação está a ser desenvolvido um conjunto de ações de esclarecimento à comunidade, e uma aproximação que a AIRO está a fazer aos seus associados potenciando os negócios locais”, revelou o representante da associação empresarial.

“As iniciativas que estamos a desenvolver é a melhor forma que nós arranjámos para nos esclarecemos sobre os nossos direitos e deveres no país”, disse Joseph Poon, presidente da OICV. “Queremos viver nesta região da melhor forma e para isso precisamos de estar informados”, apontou, acrescentando que “também queremos disponibilizar aos estrangeiros uma lista de contactos de advogados, seguradores, canalizadores, construtores e pintores de confiança”.

Joseph Poon, natural de Inglaterra, que reside na Usseira, disse que adora viver em Portugal e que “é aqui que quero passar o resto dos meus dias”. “Bom clima, boa gastronomia, praias, pessoas simpáticas, baixo custo de vida e oportunidades”, tudo isto contribui para que nos últimos anos tenham vindo viver para esta região cerca de “4 mil estrangeiros aposentados”. 

Contou que a associação que dirige possui cerca de 100 voluntários das mais diversas nacionalidades e que tem trabalhado em projetos de solidariedade social, ajudando a comunidade, nomeadamente os idosos e os mais carenciados. 

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Aluna caldense “Embaixadora UC à Frente” 

A caldense Beatriz Lopes, estudante do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas na Universidade de Coimbra, recebeu o prémio “UC à Frente”, atribuído pela Reitoria da Universidade de Coimbra (UC).

premio 1

Vigília com “abraço” ao hospital das Caldas da Rainha

Uma vigília que terminou com um cordão humano em frente à urgência do hospital das Caldas da Rainha foi a forma encontrada pela população para exigir medidas do Governo para melhorar as condições em que trabalham os profissionais de saúde. O alerta foi feito na noite da passada sexta-feira.

vigilia2

VMER volta a ter mais saídas para situações de trauma

A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) das Caldas da Rainha no serviço de urgência do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) voltou à situação “normal” de seis a sete saídas por turno de oito horas, número que havia reduzido nos dois últimos anos de pandemia. No dia 15 de maio foi celebrado o 20º aniversário da VMER.

vmer 1