O campo de rugby, no Complexo Desportivo Municipal das Caldas da Rainha, passa a ser denominado de Estádio Dr. José Luís de Melo Silveira Botelho, sendo uma homenagem ao “obreiro” do projeto e desenvolvimento da modalidade na cidade. Esta consagração decorreu no passado sábado, antes do jogo em que a seleção portuguesa de rugby venceu os Países Baixos por 59-3.
Antes do início do encontro entre as duas seleções, a Câmara Municipal das Caldas da Rainha juntamente com a Federação Portuguesa de Rugby (FPR) e familiares do homenageado descerraram a placa, que está instalada à entrada do complexo desportivo, sendo “uma justa homenagem ao grande mentor do projeto e desenvolvimento do rugby nas Caldas, que também teve um papel preponderante na região e nas suas mais diversas causas públicas, da política à educação e da cultura ao desporto”, frisou António Vidigal, do clube de rugby das Caldas da Rainha.
Já o presidente da FPR, Carlos Amado da Silva, destacou que “esta é uma justa homenagem a uma das pessoas que de facto participou e fez parte integrante do rugby”.
Presente na cerimónia também esteve o presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Vitor Marques, que sublinhou que “estes momentos são de facto enriquecedores para nós, pois permitem rever aqueles que ajudaram a construir o que temos hoje em dia”. “Hoje trata-se de José Luís Silveira Botelho, que contribuiu não só na presença da Universidade Autónoma de Lisboa nas Caldas, mas também do rugby, tendo sido um grande impulsionador”, apontou o autarca.
O antigo presidente da Câmara Municipal, Fernando Costa, também relembrou que “ao José Luís de Melo Silveira Botelho devemos a existência da modalidade nas Caldas da Rainha, contra muitos que achavam que só podia haver futebol”. Recordou ainda que “sem a presença dele na autarquia da altura, não teríamos a comparticipação para a construção deste equipamento”.
Para os familiares do homenageado, que em 2016 recebeu a Medalha Municipal de Mérito Educativo e Desportivo, “José Luís de Melo Silveira Botelho foi um amante da cidade, e com a sua dedicação e quase teimosia conseguiu mover muitas coisas aqui nas Caldas da Rainha”.
Após o descerramento da placa, a seleção portuguesa de rugby derrotou os Países Baixos (59-3) com a conquista do ponto de bónus ofensivo, continuando assim na luta por um lugar no Mundial 2023.
0 Comentários