Q

Previsão do tempo

27° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 22° C
28° C
  • Friday 29° C
  • Saturday 27° C
  • Sunday 23° C
29° C
  • Friday 32° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 24° C

Caldas assinala Dia Mundial da Proteção Civil

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Proteção Civil, juntamente com os Bombeiros, PSP, GNR e Cruz Vermelha Portuguesa, iniciou no passado domingo um conjunto de atividades que decorre até quinta-feira para assinalar o Dia Mundial da Proteção Civil, sendo nas Caldas da Rainha o ponto das celebrações no distrito de Leiria.
Exposição de meios técnicos na Expoeste

A Proteção Civil, juntamente com os Bombeiros, PSP, GNR e Cruz Vermelha Portuguesa, iniciou no passado domingo um conjunto de atividades que decorre até quinta-feira para assinalar o Dia Mundial da Proteção Civil, sendo nas Caldas da Rainha o ponto das celebrações no distrito de Leiria.

O presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Vitor Marques, o presidente e vogal da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, Pedro Brás e João Silva, respetivamente, deram rosto à ideia de que todos somos agentes da proteção civil, ao participarem na Praça da Fruta numa ação de sensibilização e informação pública no âmbito dos riscos naturais e tecnológicos.

Na Expoeste arrancou na segunda-feira uma exposição de meios técnicos, realizando-se demonstrações de técnicas e táticas de diversas entidades, relacionadas, por exemplo, com o suporte básico de vida e o salvamento rodoviário.

Nesta quarta-feira, pelas 10h15, é realizado um simulacro de incêndio na Infancoop. Pelas 15h, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, haverá uma sessão de esclarecimento no âmbito da segurança contra incêndios em edifícios, dirigida às entidades particulares de apoio social.

Um simulacro sobre instalação e gestão de zonas de concentração e apoio à população vai ocorrer no dia 3 de março, pelas 11h, na antiga escola das Mestras, em Carvalhal Benfeito. Com capacidade máxima de trinta pessoas, está preparada para acolher pessoas desalojadas em caso de incêndio ou de qualquer outra situação de emergência, fornecendo alojamento, alimentação, banhos e todo o tipo de apoio que as pessoas precisem.

Dispõe dos serviços básicos – camaratas, sanitários, cozinha, alimentação, tv e internet, podendo inclusive acolher animais de companhia nestas horas difíceis – e terá também um psicólogo.

Às 16h acontecerá a inauguração do Centro Municipal de Operações de Socorro das Caldas da Rainha, no terceiro piso do edifício da Câmara, que vai monitorizar em permanência pontos sensíveis em termos de incêndios florestais, de depósitos de água e da costa.

A estrutura, num investimento de 75 mil euros, está preparada para funcionar de forma completamente independente em termos de energia elétrica e de comunicações, em caso de situações de emergência que levem ao corte de redes, assegurando a comunicação via rádio com todas as entidades de proteção civil.

O centro permite visualizar as imagens captadas por cerca de 20 câmaras de vigilância colocadas em locais estratégicos do concelho, e distribuir meios.

Segue-se, no auditório municipal, um colóquio sobre as comunicações de âmbito municipal, havendo a cerimónia oficial de encerramento desta semana de atividades pelas 18h30, no salão nobre da Câmara.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“ADN”

Por gotículas, de meu sangue...! Por partículas, de meu DNA...! A essência, se distingue, Ao beber, do meu próprio chá!!! Não fujo, por entre pingos de chuva! Apenas, evito o conflito! A visão, não fica turva, Quando paro..., Quando reflito!!! Tudo, se torna mais...

João Almeida com Covid-19 desiste do Giro d’Italia

A 18ª etapa do Giro d’Italia, nesta quinta-feira, fica marcada pela ausência do ciclista caldense João Almeida, que acusou positivo à Covid-19, sendo assim forçado a abandonar a prova, quando ocupava o quarto lugar, a 1 minutos e 54 segundos do líder e a 49 segundos do pódio.

almeida 3

Aluna caldense “Embaixadora UC à Frente” 

A caldense Beatriz Lopes, estudante do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas na Universidade de Coimbra, recebeu o prémio “UC à Frente”, atribuído pela Reitoria da Universidade de Coimbra (UC).

premio 1