Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
16° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
16° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 26° C

Caldas assinala Dia Mundial da Proteção Civil

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Proteção Civil, juntamente com os Bombeiros, PSP, GNR e Cruz Vermelha Portuguesa, iniciou no passado domingo um conjunto de atividades que decorre até quinta-feira para assinalar o Dia Mundial da Proteção Civil, sendo nas Caldas da Rainha o ponto das celebrações no distrito de Leiria.
Exposição de meios técnicos na Expoeste

A Proteção Civil, juntamente com os Bombeiros, PSP, GNR e Cruz Vermelha Portuguesa, iniciou no passado domingo um conjunto de atividades que decorre até quinta-feira para assinalar o Dia Mundial da Proteção Civil, sendo nas Caldas da Rainha o ponto das celebrações no distrito de Leiria.

O presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Vitor Marques, o presidente e vogal da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, Pedro Brás e João Silva, respetivamente, deram rosto à ideia de que todos somos agentes da proteção civil, ao participarem na Praça da Fruta numa ação de sensibilização e informação pública no âmbito dos riscos naturais e tecnológicos.

Na Expoeste arrancou na segunda-feira uma exposição de meios técnicos, realizando-se demonstrações de técnicas e táticas de diversas entidades, relacionadas, por exemplo, com o suporte básico de vida e o salvamento rodoviário.

Nesta quarta-feira, pelas 10h15, é realizado um simulacro de incêndio na Infancoop. Pelas 15h, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, haverá uma sessão de esclarecimento no âmbito da segurança contra incêndios em edifícios, dirigida às entidades particulares de apoio social.

Um simulacro sobre instalação e gestão de zonas de concentração e apoio à população vai ocorrer no dia 3 de março, pelas 11h, na antiga escola das Mestras, em Carvalhal Benfeito. Com capacidade máxima de trinta pessoas, está preparada para acolher pessoas desalojadas em caso de incêndio ou de qualquer outra situação de emergência, fornecendo alojamento, alimentação, banhos e todo o tipo de apoio que as pessoas precisem.

Dispõe dos serviços básicos – camaratas, sanitários, cozinha, alimentação, tv e internet, podendo inclusive acolher animais de companhia nestas horas difíceis – e terá também um psicólogo.

Às 16h acontecerá a inauguração do Centro Municipal de Operações de Socorro das Caldas da Rainha, no terceiro piso do edifício da Câmara, que vai monitorizar em permanência pontos sensíveis em termos de incêndios florestais, de depósitos de água e da costa.

A estrutura, num investimento de 75 mil euros, está preparada para funcionar de forma completamente independente em termos de energia elétrica e de comunicações, em caso de situações de emergência que levem ao corte de redes, assegurando a comunicação via rádio com todas as entidades de proteção civil.

O centro permite visualizar as imagens captadas por cerca de 20 câmaras de vigilância colocadas em locais estratégicos do concelho, e distribuir meios.

Segue-se, no auditório municipal, um colóquio sobre as comunicações de âmbito municipal, havendo a cerimónia oficial de encerramento desta semana de atividades pelas 18h30, no salão nobre da Câmara.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos