Q

Previsão do tempo

26° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 22° C
27° C
  • Friday 29° C
  • Saturday 27° C
  • Sunday 23° C
29° C
  • Friday 32° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 24° C

Realidade virtual proporciona experiências sensoriais a idosos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Associação de Bem Estar Social e Recreativa de Alpedriz (ABESRA), em Alcobaça, está a proporcionar experiências sensoriais aos seus cerca de setenta utentes do apoio domiciliário, recorrendo à realidade virtual para “levá-los” à praia, ao santuário de Fátima, a museus e a outros locais, numa iniciativa que procura a promoção e prevenção da saúde física e mental do idoso através de tecnologias digitais.

A Associação de Bem Estar Social e Recreativa de Alpedriz (ABESRA), em Alcobaça, está a proporcionar experiências sensoriais aos seus cerca de setenta utentes do apoio domiciliário, recorrendo à realidade virtual para “levá-los” à praia, ao santuário de Fátima, a museus e a outros locais, numa iniciativa que procura a promoção e prevenção da saúde física e mental do idoso através de tecnologias digitais.

Como consequência das limitações de mobilidade provocadas pela pandemia, a ABESRA, em parceria com a agência digital Amplified Creations, criaram visitas virtuais com recurso a óculos com tecnologia de realidade virtual que permitem visualizar ambientes através de vídeos em 360 graus, onde o utilizador pode olhar a toda a volta e ter uma experiência totalmente imersiva e inclusiva quase como se estivesse mesmo no local. Os vídeos são acompanhados de som direcional captado pela câmara, o que torna a experiência completamente isolada do mundo real.

Os cenários escolhidos foram as praias de Água de Medeiros (Alcobaça), São Pedro de Moel (Marinha Grande), Fragas de São Simão (Figueiró dos Vinhos), o Santuário de Fátima, o Parque Arqueológico do Lapedo (Leiria), o Museu do Vinho (Alcobaça), a apanha da fruta na região, um arraial em parceria com o Grupo de Concertinas da Barrenta e um momento musical com a banda Cláudia Martins e Minhotos Marotos.

“O uso da realidade virtual possibilita reativar estímulos cognitivos e neurológicos nos idosos que recuperam mais facilmente movimentos, emoções e memórias, impulsionadoras de equilíbrio psicológico, e o feedback tem sido bastante positivo, sendo possível verificar melhorias nos utentes”, refere Ana Rita Ferreira, diretora técnica da ABESRA.

O objetivo da integração de tecnologias digitais “é o alargamento das dinâmicas terapêuticas, aumentando exponencialmente os impactos diretos na saúde mental, física, emocional e relacional deste público-alvo”, acrescenta. Envolvidos neste processo terapêutico estão também presentes a terapia ocupacional, a terapia sacro-craniana e visceral, a ludoterapia, a musicoterapia, o yoga e a enfermagem de reabilitação.

De acordo com a diretora, “a adoção de tecnologias de realidade virtual no processo de reativação de memórias e sensações valoriza a componente sinérgica da estimulação ao idoso”.

O projeto Mais Imersão, integrado na Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social – Mais Alternativas Sénior, a decorrer desde 2019 e financiado pelo Portugal Inovação Social e pela Câmara Municipal de Alcobaça, possibilita desta forma revisitar atividades que fizeram parte da identidade da pessoa, enquanto colaboradora de uma organização ou instituição, recordando os seus tempos áureos como adultos ativos em grupos de trabalho como é exemplo a apanha da fruta, a vindima, a cestaria, entre outros, ou proporcionar uma viagem virtual guiada a um local que se conhece e que se gostaria de voltar a revisitar, ou mesmo aquele local que não se conhece, mas que se deseja conhecer.

“O objetivo primordial é voltar aos locais onde é possível recuperar o sentimento de pertença e onde as memórias são significativas. Com outra tipologia de vídeos, levamos os utentes a imergir em ‘viagens sonoras’ associadas ao mindfulness [treino mental], convidando cada um a mergulhar em ambientes que lhes permitem sair do local onde se encontram, libertando-os das suas emoções menos positivas e da ansiedade”, descreve Ana Rita.

Associado a outras terapias, o incremento da tecnologia de realidade virtual em intervenções com os idosos, “ativa exponencialmente o envelhecimento saudável e melhora a condição biopsicossocial do idoso”. A ABESRA é uma instituição particular de solidariedade social fundada em setembro de 1941, com o seu foco no serviço de apoio domiciliário, primando pela manutenção da qualidade de vida e de cuidados especializados e potenciando a permanência dos idosos no seu meio social e familiar.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Suspeito de esfaqueamento detido pela Judiciária

Um homem de 24 anos que tentou matar outro com uma faca, no ano passado em Rio Maior, foi detido no dia 24 de maio pelo Departamento de Investigação Criminal de Leiria da Polícia Judiciária em Ferrel, no concelho de Peniche.

pj

João Almeida com Covid-19 desiste do Giro d’Italia

A 18ª etapa do Giro d’Italia, nesta quinta-feira, fica marcada pela ausência do ciclista caldense João Almeida, que acusou positivo à Covid-19, sendo assim forçado a abandonar a prova, quando ocupava o quarto lugar, a 1 minuto e 54 segundos do líder e a 49 segundos do pódio.

almeida 3

Vigília com “abraço” ao hospital das Caldas da Rainha

Uma vigília que terminou com um cordão humano em frente à urgência do hospital das Caldas da Rainha foi a forma encontrada pela população para exigir medidas do Governo para melhorar as condições em que trabalham os profissionais de saúde. O alerta foi feito na noite da passada sexta-feira.

vigilia2