Q

Previsão do tempo

17° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 22° C
17° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C
18° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 24° C

Câmara aprovou primeira revisão ao orçamento

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Assembleia Municipal das Caldas da Rainha, reunida a 15 de fevereiro através de videoconferência, aprovou por unanimidade a primeira revisão ao orçamento para este ano, com o reforço de 6,7 milhões de euros, que transitaram do saldo de gerência do ano anterior.
Assembleia Municipal reunida por videoconferência

A Assembleia Municipal das Caldas da Rainha, reunida a 15 de fevereiro através de videoconferência, aprovou por unanimidade a primeira revisão ao orçamento para este ano, com o reforço de 6,7 milhões de euros, que transitaram do saldo de gerência do ano anterior.

O presidente da Câmara disse que esperam ter a oportunidade de introdução de outros valores de receita das rubricas do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Destacou algumas das obras mais significativas como a continuidade da creche da Ramalhosa e o lançamento, com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), de uma outra creche na localidade de Carreiros, na freguesia de A-dos-Francos.

Vitor Marques falou ainda dos grandes eventos (interrompidos devido à Covid-19) que irão este ano retomar, como a Feira do Parque (a última no Parque D. Carlos I), Feira dos Frutos, entre outros. 

O autarca fez referência a projetos do anterior executivo que “foram bem desenvolvidos”, daí a sua continuidade, como o cais palafítico, percursos pedonais, terminar pequenos pormenores na Casa Amarela, edifício da Rua Frei Jorge, Teatro da Rainha e as obras da ala sul do Hospital Termal, que se espera ter em funcionamento no primeiro semestre deste ano. “Vamos também iniciar alguns trabalhos que fazem parte das nossas propostas”, adiantou.

A apesar do PSD ter votado a favor, Paulo Espírito Santo justificou o desagrado com a “redução de verba para as freguesias e para o Fundo de Emergência Social, ao contrário das expetativas que foram criadas com o orçamento”. O deputado social-democrata criticou ainda o facto de não estar previsto o reforço de verba a um conjunto de obras que estavam projetadas e que são relevantes, nomeadamente a Praça 5 de Outubro (vencedor do orçamento participativo), Rua da Estação, do projeto do Silo Auto, do Centro de Juventude e da Biblioteca.

Paulo Espírito Santo defendeu que os benefícios de apoio à Covid-19 deveriam continuar e ser renovados, porque “ainda não estamos numa situação normal”.

Não obstante o voto a favor, o deputado do PS, Jaime Neto, lamenta a “descida do valor total das transferências para as freguesias em relação a 2021, bem como a descida do valor inscrito para o Fundo de Emergência Social, descida essa de 15.500,00 euros que não mereceu qualquer reforço, ao contrário das expetativas resultantes do relatório do orçamento para o ano de 2022”.

Em resposta aos deputados, o presidente explicou que “os valores distribuídos em cada freguesia são abaixo daquilo que foi em 2020/2021, com a previsibilidade de haver apoios durante o ano, como normalmente acontece com um conjunto de atividades que as juntas desenvolvem”.

Quanto aos apoios Covid-19 considera que não há condições pandémicas para continuar a dar esses apoios. “Dados os sinais da retoma da economia e à nova diminuição da taxa de desemprego, não será necessário renová-los”, apontou, acrescentando que estão atentos e apoiarão “situações extremas mais débeis”.

“Caldas tem o pior Skate Park” do país

O deputado André Santos, do PSD, disse que numa publicação desportiva que foi editada no início de fevereiro Caldas da Rainha foi reconhecida como ter o pior “Skate Park do país”.

O deputado reconheceu que têm sido efetuadas algumas intervenções, como por exemplo a última foi a “instalação de iluminação,” mas “de facto o espaço necessita de um conjunto de obras”. “Tomei conhecimento que o vice-presidente da autarquia conversou recentemente com os jovens praticantes da modalidade e irão ser feitas algumas obras de pequena intervenção a curto prazo para corrigir aquilo que está mal”, apontou, questionando o executivo da câmara sobre quando haverá uma “intervenção mais estrutural para requalificar aquele equipamento, uma vez que é uma modalidade olímpica com um crescimento de cerca de 25% de 2020 para 2021 e que está a ganhar dimensão”.

Nuno Santos, presidente da União de Freguesias de Santos Onofre e Serra de Bouro, disse que esteve no Skate Park com o vice-presidente e chegaram a vários compromissos em que alguns dos jovens podiam acompanhar os trabalhos visto que têm um conhecimento mais profundo do equipamento. Defendeu que no momento é importante tratar “das questões de segurança dos praticantes”.

O autarca falou dos problemas naquela zona, nomeadamente com o impasse da construção do Teatro da Rainha e requalificação do Centro de Juventude. “É uma zona muito agradável, mas como está agora dá-me uma dor quando lá passo”, relatou.

O presidente da Câmara confirmou que “está contemplada uma pequena intervenção para corrigir fissuras e arestas e que permitirá o uso normal do espaço, e mais tarde haverá uma maior intervenção”. “O Skate Park que temos é para praticantes de todas as idades e o problema é que está ligado sem uma separação, o que nos leva a pensar fazer um equipamento só para idades mais tenras”, contou o autarca. 

Congratulação ao Teatro da Rainha

A Assembleia Municipal aprovou por unanimidade um voto de congratulação ao Teatro da Rainha apresentado pela deputada do Vamos Mudar, Inês Fouto, uma vez que o Governo lhe atribuiu o estatuto de utilidade pública, por um período de dez anos. Foi atribuído tendo em conta o trabalho que a companhia sediada nas Caldas da Rainha vem desenvolvendo desde a sua criação, em 2004, no domínio do teatro (criação, produção, formação, animação e difusão) e das ações no domínio das artes de cena, das artes plásticas e de edição em geral.

Vítor Marques disse que em boa altura a Câmara decidiu avançar com o procedimento de construção de uma escola de teatro. Lamentou o processo complexo com as dificuldades do construtor para a execução da obra. “Estamos em reuniões semanais no sentido de chegar a um consenso e ver da possibilidade da continuidade da obra com este construtor”, contou.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Beatriz Monteiro nos Jogos Paralímpicos Paris 2024

Beatriz Monteiro, atleta com experiência da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, garantiu a qualificação para os Jogos Paralímpicos Paris 2024.

beatriz

Luís Pires no Conselho Nacional da Nova Direita

Depois de ter sido o cabeça de lista por Leiria da Nova Direita nas últimas eleições legislativas, o caldense Luís Pires foi eleito membro do Conselho Nacional do partido durante o congresso que se realizou a 13 de abril.

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

ines 1