Q

Previsão do tempo

15° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 27° C
15° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 29° C
  • Saturday 28° C
15° C
  • Thursday 28° C
  • Friday 32° C
  • Saturday 30° C

Nova residência universitária

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi aprovada por unanimidade a cedência de terreno junto à residência de estudantes Mestre António Duarte, para a construção de um novo edifício para a instalação de 50 quartos para alunos universitários.

Foi aprovada por unanimidade a cedência de terreno junto à residência de estudantes Mestre António Duarte, para a construção de um novo edifício para a instalação de 50 quartos para alunos universitários.

Segundo, o presidente da Câmara, foi um pedido do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) com a intenção de construir, com o apoio do PRR, uma nova residência de estudantes. “O município disponibilizou um terreno no Avenal junto à outra residência de estudantes e temos de deliberar sobre a desafetação de bens do domínio público municipal”, explicou Vitor Marques aos deputados municipais. O autarca destacou a oportunidade de realizar “um investimento público, para mais uma residência de estudantes”, recordando que “existem duas residências de 50 e 70 quartos”. “Ficaríamos com 170 quartos, ainda aquém do que gostaríamos de ter, mas já é uma oferta significativa para os estudantes”, salientou. 

André Santos, do PSD, indicou que “hoje em dia uma das principais causas para o abandono escolar são as despesas decorrentes do investimento que é o ensino superior (propina e arrendamento de casa)”, relatou, considerando que é bom ponto de partida para fixar mais jovens na cidade.

Já o deputado, Luís Paulo, do Vamos Mudar, felicitou o executivo da autarquia, revelando que é um passo dado para que cada vez mais jovens “possam vir estudar para a cidade e a possibilidade de se fixarem depois de terminarem o curso”.

Alberto Pereira, do PSD, congratulou o executivo por dar “andamento a tudo aquilo que a anterior câmara tinha iniciado com o IPL, no sentido de conseguir esta fixação tão importante”.

Jaime Neto, do PS, também destacou a medida, mas pediu esclarecimentos, quanto aos “trâmites burocráticos de desafetar o terreno do domínio público para o privado”. “Pode de alguma maneira inviabilizar a apresentação da candidatura da ESAD.CR no PRR?”, questionou. 

Respondendo a Jaime Neto, o presidente disse “aquilo que estamos a fazer é enviar uma declaração de compromisso da Câmara que está a desenvolver este trâmite e esperamos que não ponha em causa a candidatura, mas no limite haverá uma terceira fase”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Aluna caldense “Embaixadora UC à Frente” 

A caldense Beatriz Lopes, estudante do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas na Universidade de Coimbra, recebeu o prémio “UC à Frente”, atribuído pela Reitoria da Universidade de Coimbra (UC).

premio 1

Vigília com “abraço” ao hospital das Caldas da Rainha

Uma vigília que terminou com um cordão humano em frente à urgência do hospital das Caldas da Rainha foi a forma encontrada pela população para exigir medidas do Governo para melhorar as condições em que trabalham os profissionais de saúde. O alerta foi feito na noite da passada sexta-feira.

vigilia2

VMER volta a ter mais saídas para situações de trauma

A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) das Caldas da Rainha no serviço de urgência do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) voltou à situação “normal” de seis a sete saídas por turno de oito horas, número que havia reduzido nos dois últimos anos de pandemia. No dia 15 de maio foi celebrado o 20º aniversário da VMER.

vmer 1