Q

Previsão do tempo

18° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
18° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
18° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 17° C

Nova residência universitária

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi aprovada por unanimidade a cedência de terreno junto à residência de estudantes Mestre António Duarte, para a construção de um novo edifício para a instalação de 50 quartos para alunos universitários.

Foi aprovada por unanimidade a cedência de terreno junto à residência de estudantes Mestre António Duarte, para a construção de um novo edifício para a instalação de 50 quartos para alunos universitários.

Segundo, o presidente da Câmara, foi um pedido do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) com a intenção de construir, com o apoio do PRR, uma nova residência de estudantes. “O município disponibilizou um terreno no Avenal junto à outra residência de estudantes e temos de deliberar sobre a desafetação de bens do domínio público municipal”, explicou Vitor Marques aos deputados municipais. O autarca destacou a oportunidade de realizar “um investimento público, para mais uma residência de estudantes”, recordando que “existem duas residências de 50 e 70 quartos”. “Ficaríamos com 170 quartos, ainda aquém do que gostaríamos de ter, mas já é uma oferta significativa para os estudantes”, salientou. 

André Santos, do PSD, indicou que “hoje em dia uma das principais causas para o abandono escolar são as despesas decorrentes do investimento que é o ensino superior (propina e arrendamento de casa)”, relatou, considerando que é bom ponto de partida para fixar mais jovens na cidade.

Já o deputado, Luís Paulo, do Vamos Mudar, felicitou o executivo da autarquia, revelando que é um passo dado para que cada vez mais jovens “possam vir estudar para a cidade e a possibilidade de se fixarem depois de terminarem o curso”.

Alberto Pereira, do PSD, congratulou o executivo por dar “andamento a tudo aquilo que a anterior câmara tinha iniciado com o IPL, no sentido de conseguir esta fixação tão importante”.

Jaime Neto, do PS, também destacou a medida, mas pediu esclarecimentos, quanto aos “trâmites burocráticos de desafetar o terreno do domínio público para o privado”. “Pode de alguma maneira inviabilizar a apresentação da candidatura da ESAD.CR no PRR?”, questionou. 

Respondendo a Jaime Neto, o presidente disse “aquilo que estamos a fazer é enviar uma declaração de compromisso da Câmara que está a desenvolver este trâmite e esperamos que não ponha em causa a candidatura, mas no limite haverá uma terceira fase”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Sporting venceu Benfica nas Caldas na final da Taça de Portugal em rugby

A final da Taça de Portugal feminina em rugby foi disputada no passado dia 21 no Complexo Desportivo das Caldas da Rainha, colocando frente a frente Benfica e Sporting, tendo o troféu sido arrebatado pelas leoas. A equipa feminina de rugby do Sporting Clube de Portugal venceu o eterno rival SL Benfica por 17-22.

taca

Caldas Rugby Clube vence no Porto

O Caldas Rugby Clube (CRC) apresentou-se no sintético do Estádio Universitário do Porto, para a partida em atraso da 7ª jornada do Grupo de Permanência do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, com o CDUP, vencendo por 38-40.

rugby

50 anos do 25 de Abril com diversos eventos e atividades

O Município de Caldas da Rainha realiza diversas iniciativas em todo o concelho, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, destacando-se a programação cultural agendada até ao dia 27 de abril.

abril1