Q

Previsão do tempo

14° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 13° C
14° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 12° C
  • Wednesday 13° C
14° C
  • Monday 16° C
  • Tuesday 11° C
  • Wednesday 13° C

Autarquia garante requalificação da escola do Avenal até agosto

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As obras de requalificação da escola do 1º ciclo do Avenal, nas Caldas da Rainha, estarão concluídas até ao mês de agosto deste ano, para poder entrar em funcionamento em setembro, garantiu a autarquia.
A requalificação da Escola era para estar pronta em setembro de 2021

As obras de requalificação da escola do 1º ciclo do Avenal, nas Caldas da Rainha, estarão concluídas até ao mês de agosto deste ano, para poder entrar em funcionamento em setembro, garantiu a autarquia.

A preocupação da associação de pais e de encarregados de educação devido ao atraso das obras, que já deveriam estar terminadas em setembro do ano passado, originando que os alunos continuem a ser encaminhados para outros estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas D. João II, levou o JORNAL DAS CALDAS a questionar a vereadora Conceição Henriques, que tem o pelouro da educação.

A autarca disse que a requalificação da escola foi uma obra que o novo executivo da Câmara recebeu “atrasada”. “À semelhança de outras obras no país e no concelho atrasou-se devido às situações provocadas pela pandemia, ou seja, falta de recursos humanos e material”, contou a vereadora, afirmando que têm estado a “diligenciar junto do construtor para que ela seja terminada tão breve quanto possível, para que não haja outro ano letivo em que não esteja a funcionar”.

Conceição Henriques e o vice-presidente da Câmara das Caldas, Joaquim Beato, que tem o pelouro das obras públicas, fizeram no passado dia 14 uma visita ao estabelecimento de ensino, onde estiveram presentes duas representantes da Associação de Pais. “Sabia que havia uma preocupação com o atraso das obras e em conjunto reunimos, onde esteve presente também o representante do empreiteiro e o técnico da autarquia responsável pela execução daquela obra”, relatou, acrescentando que verificou que a obra está a “evoluir”.

“No edifício principal estão já a proceder aos reboques interiores, o que é um bom sinal, porque significa que as partes técnicas já estão concluídas dentro das paredes”, contou a autarca.

A autarca recordou que é uma obra “complexa, porque implica a renovação integral de dois imóveis (edifício da escola primária e edifício da biblioteca) e tem ainda a construção de um novo edifício, que será o refeitório grande, quase do tamanho da escola primária”.

No dia 16 de fevereiro, haverá uma reunião entre o vice-presidente e o empreiteiro, e segundo a vereadora o que está “perspetivado é que a escola esteja pronta até agosto”.

Quanto aos planos para não haver mais atrasos é o de “acompanhar, fiscalizar e estar em constante diálogo com o empreiteiro”.

No que concerne às obras do jardim de infância, a autarca lembrou que “quando a requalificação da escola foi contratualizada a ideia era intervir no edifício do jardim de infância depois das restantes obras estarem concluídas”.

A nova estratégia é o “jardim de infância continuar a funcionar ininterruptamente e no verão ou nas interrupções letivas fazer algumas das intervenções que não vão condicionar o uso do edifício em segurança”.

A vereadora disse ao JORNAL DAS CALDAS que se compromete com a associação de pais a ter “uma comunicação mais regular, entre quinze dias a um mês no máximo, até à conclusão da obra”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Comércio local e grandes superfícies devem trabalhar em conjunto

O comércio local e os centros comerciais podem unir esforços para atrair mais pessoas às Caldas da Rainha e assim todos beneficiarem. Esta foi uma das conclusões da 11ª tertúlia da ACCCRO - Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste, que teve lugar a 26 de novembro no café Central dos Silos.

tertuliacomercio

Bazar à Noite na garagem do Montepio

O mercado criativo Bazar à Noite tem uma edição especial de natal na garagem do Montepio Rainha D. Leonor, nas Caldas da Rainha.

bazar

População ajuda bombeiros com 150 mil euros

A população das Caldas da Rainha colaborou num peditório a favor dos bombeiros, tendo sido reunidos 149.947,28 euros. A corporação mostrou-se agradecida com a ajuda, que cobre as despesas de um mês, tendo exibido no passado domingo os cheques gigantes que mostram os valores recolhidos no tradicional cortejo de oferendas.

primeira3