Q

Previsão do tempo

16° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 22° C
16° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 22° C
17° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 24° C

Segunda fase das dragagens em conclusão na Lagoa de Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Está quase a terminar a segunda fase das dragagens da Lagoa de Óbidos, numa intervenção para retirar 900 mil metros cúbicos de areia do espelho de água.
Dragagem no Braço da Barrosa

Está quase a terminar a segunda fase das dragagens da Lagoa de Óbidos, numa intervenção para retirar 900 mil metros cúbicos de areia do espelho de água.

Essenciais para manterem viva a Lagoa, as dragagens combatem o assoreamento que, de forma periódica, fecha o canal de ligação ao mar, ameaçando a sobrevivência do sistema lagunar e a atividade económica relacionada.

Esta nova intervenção complementa a primeira fase das dragagens, realizadas em 2015, quando foram retirados 716 mil metros cúbicos de areia.

Com um custo de mais de 15 milhões de euros, a empreitada visou a execução das dragagens da zona superior da Lagoa de Óbidos e concretiza o Plano de Gestão Ambiental, elaborado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, para a parte superior da lagoa.

A intervenção engloba também a deposição dos dragados no mar, a sul, a partir da arriba do Gronho, através de uma tubagem flutuante, com auxílio de estações intermédias de bombagem, e ainda a valorização ambiental de uma área de 78 hectares a montante da foz do rio Real, nomeadamente a erradicação de vegetação infestante e plantação de proteção da orla costeira.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Arrancaram obras na linha férrea entre Caldas e Torres

A Infraestruturas de Portugal deu início nesta terça-feira à empreitada de modernização do troço da Linha do Oeste entre Torres Vedras e Caldas da Rainha, após a assinatura do auto de consignação ter tido lugar na estação ferroviária de Caldas da Rainha, com a presença do ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos.

ferrovia

Patos desapareceram em A-dos-Francos

A Junta de Freguesia de A-dos-Francos colocou cinco patos no Rio Arnóia na passada segunda-feira, com o objetivo de ter “um local mais aprazível e bonito, que permita disfrutar da presença destes animais”, mas foi surpreendida no dia seguinte porque três desapareceram.

patos

Agrupamento Josefa de Óbidos inaugura exposição

O Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos inaugurou na passada segunda-feira a exposição da atividade #Soujosefa, inspirada no Dia Escolar da Não Violência e da Paz, na Casa de Design de Interiores – Maria José Salavisa, em Óbidos.

josefa