Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 13° C
15° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C

Serra D’El-Rei revive amor proibido

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A vila de Serra D’El-Rei, em Peniche, abriu há quatro anos um museu dedicado a uma das mais bonitas histórias de amor do século XIV – o amor proibido entre D. Pedro I e D. Inês de Castro, estando a preparar a celebração do quarto aniversário, no Dia dos Namorados.
O ator Ruy de Carvalho e o presidente da Junta, há quatro anos, ao lado de tela com Pedro e Inês

A vila de Serra D’El-Rei, em Peniche, abriu há quatro anos um museu dedicado a uma das mais bonitas histórias de amor do século XIV – o amor proibido entre D. Pedro I e D. Inês de Castro, estando a preparar a celebração do quarto aniversário, no Dia dos Namorados.

Na próxima segunda-feira, o romance pode ser revisitada numa ida ao Museu, com entradas gratuitas neste dia, e na iniciativa a ter lugar no exterior, permitindo “viajar” pelos ofícios da época de Pedro e Inês, onde se construíam armaduras em cota de malha, entre malhas se faziam tecidos, de linhas nasciam cordas e do aço se fazia o fogo.

Nesta iniciativa promovida pela autarquia de Serra D’El-Rei haverá animação com pessoas trajadas à época. 

“O Museu de Serra D’El-Rei D. Pedro I é uma verdadeira “lufada de ar fresco” na transmissão do conhecimento aos visitantes e na difusão da sua história e identidade. A autarquia ousou tomar a iniciativa em pleno século XXI de recordar ou dar a conhecer ao público o amor proibido de Pedro e Inês. O sentimento de paixão aumentou com a visualização desta história”, manifestou o presidente da Junta, Jorge Amador.

Os encontros amorosos entre Pedro e Inês aconteciam entre a de Serra D’El-Rei e o Moledo, na Lourinhã. D. Pedro viajava às escondidas do pai a partir do paço que tinha em Serra D’El-Rei.

A divulgação desta história de amor e lágrimas encontra-se ao abrigo do protocolo firmado entre a Fundação Inês de Castro, o Município de Peniche e a Freguesia de Serra d’ El-Rei.

O Museu está instalado num novo edifício ligado ao Fórum da Serra e representa um investimento de 700 mil euros.

É o ponto de partida para um roteiro mais alargado sobre a presença de D. Pedro I, cujo paço real, datado do início do século XIV e classificado como imóvel de interesse público, está a algumas dezenas de metros.

Longe da intriga e da corte, fora das principais estradas do reino, D. Pedro e Inês de Castro viveram entre 1346 e 1352 alguns dos anos mais calmos e felizes de um amor trágico e proibido.

D. Inês era filha ilegítima de D. Pedro Fernandes de Castro, grande senhor da Galiza, mordomo-mor do rei D. Afonso XI de Castela, e de Aldonça Lourenço de Valadares, dama portuguesa. Integrou o séquito de D. Constança Manuel, consorte do Infante D. Pedro, que chegou a Portugal em 1340.

Com Pedro I teve quatro filhos, os três primeiros nascidos em terras de Peniche e Lourinhã. Foi assassinada, por razões de Estado, a mando do rei D. Afonso IV, pai de Pedro, a 7 de janeiro de 1355, em Coimbra.

Aclamada Rainha de Portugal após a sua morte, está sepultada num sumptuoso túmulo no Mosteiro de Alcobaça, junto a D. Pedro I.

O final trágico está simbolizado numa peça de moda no segundo piso do museu. Na sala principal está a exposição permanente e pode-se ver o caminho contrário ao das ferraduras desenhadas no solo, que D. Pedro mandava os seus homens marcar, para despistar o rasto dos cavalos quando ia às escondidas encontrar-se com Inês de Castro.

Além destas histórias, a exposição é composta por painéis explicativos, esculturas, ilustrações, uma panorâmica dos trajes da época e espólio existente na região.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

João Almeida termina Volta à Catalunha em nono lugar

O ciclista caldense João Almeida terminou em nono lugar a Volta à Catalunha, prova espanhola com sete etapas ganha pelo seu colega de equipa, a quem esteve a prestar apoio, o esloveno Tadej Pogacar, que voltou a dominar uma competição velocipédica.

almeida

Caldense eleita Miss Petite Mesoamerica International

Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024, Bárbara Costa, das Caldas da Rainha, representou Portugal no Mesoamerica International 2024, que se realizou entre 17 e 24 de março em El Salvador, e trouxe consigo o primeiro lugar.

barbara1

António Costa visitou em Peniche obra que vai ser inaugurada pelo novo Governo

Num dos últimos atos enquanto primeiro-ministro, António Costa visitou no passado domingo na fortaleza de Peniche, antiga cadeia política, as obras de instalação do Museu da Resistência e da Liberdade, lançadas pelo seu Governo mas que vão ser inauguradas pelo novo elenco governativo a 27 de abril.

costa1