Q

Previsão do tempo

17° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
18° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C

Câmara retoma plano de combate à lagarta do pinheiro

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal do Cadaval encontra-se a efetuar a colocação de armadilhas para captura das lagartas do pinheiro, como medida de combate à praga, sobretudo nas escolas e jardins de infância, áreas de jogos e recreio ou parques e jardins públicos, com elevada afluência de pessoas.

A Câmara Municipal do Cadaval encontra-se a efetuar a colocação de armadilhas para captura das lagartas do pinheiro, como medida de combate à praga, sobretudo nas escolas e jardins de infância, áreas de jogos e recreio ou parques e jardins públicos, com elevada afluência de pessoas.

A processionária ou lagarta do pinheiro é o principal inseto desfolhador dos pinheiros e cedros em Portugal, e o seu nome advém das longas procissões de lagartas que se dirigem das árvores para o solo, onde irão crisalidar.

De acordo com informação do GTF – Gabinete Técnico Florestal do Município, nos últimos anos, têm-se observado ataques de elevada intensidade desta praga, facto que se atribui principalmente às alterações climáticas verificadas.

Em ambiente urbano, este inseto impõe uma vigilância constante e um combate urgente e atempado, sobretudo em caso de ataques severos e sucessivos, dadas as consequências que pode trazer em termos de saúde pública: as lagartas libertam milhares de pelos urticantes que se espalham pelo ar, podendo causar graves reações alérgicas no ser humano e nos animais, podendo, em casos extremos, levar à morte.

Em todo o caso, e segundo sustenta o GTF, a solução não residirá no abate das árvores infestadas, tanto mais que se dispõe de uma série de medidas alternativas de controlo deste inseto.

É que, apesar de tudo, as lagartas de processionária têm, tal como todos os seres vivos, um papel importante, uma vez que são fonte de alimento para inúmeras aves (chapins e poupas), morcegos, entre outros animais.

Sendo os pinheiros uma espécie abundante nos espaços escolares, parques e jardins públicos do Cadaval, é importante conhecer os riscos e saber como atuar perante esta praga, presente no concelho nesta altura do ano.

Se as lagartas do pinheiro forem encontradas em área florestal (que não seja sua propriedade) mantenha-se afastado. Se as encontrar em espaços públicos de áreas urbanas, afaste-se e entre em contacto com o GTF da Câmara Municipal por mail (gtf@cm-cadaval.pt) ou pelo telefone 262690100.

Nas escolas e outros locais onde estejam presentes crianças, importa impedir, sempre que possível, o seu acesso à zona das árvores atacadas, sobretudo na altura em que as lagartas descem da árvore.

Em caso de aparecimento de sintomas de alergia, contacte de imediato o centro de saúde local.

Se as lagartas forem encontradas na sua propriedade, deve tomar as medidas necessárias e recomendadas para controlar ou eliminar a presença do inseto, evitando a sua dispersão.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss