Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
14° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C
15° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 24° C

Livre quer “construir uma verdadeira alternativa, progressista e ecológica”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O partido Livre iniciou no passado sábado, no Céu de Vidro, no Parque D. Carlos I, em Caldas da Rainha, a campanha eleitoral, bem como apresentou os candidatos pelo distrito de Leiria para as próximas eleições legislativas, perante a presença do fundador e candidato do Livre, Rui Tavares, que não tem dúvidas “se houver uma maioria à esquerda”, o partido “fará parte da solução, pois precisamos de começar a construir uma verdadeira alternativa, progressista e ecológica”.
Rui Tavares na apresentação dos candidatos pelo distrito

O partido Livre iniciou no passado sábado, no Céu de Vidro, no Parque D. Carlos I, em Caldas da Rainha, a campanha eleitoral, bem como apresentou os candidatos pelo distrito de Leiria para as próximas eleições legislativas, perante a presença do fundador e candidato do Livre, Rui Tavares, que não tem dúvidas “se houver uma maioria à esquerda”, o partido “fará parte da solução, pois precisamos de começar a construir uma verdadeira alternativa, progressista e ecológica”.

No lançamento da campanha, perante a presença de uma dezena de apoiantes, o cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Leiria, Filipe Honório, disse que “é preciso começar a fazer bem e começar a construir uma verdadeira alternativa, progressista e ecológica, que não se baseie na ideia contrária daquilo que é mau”.  “Não basta seguir o que tínhamos antes da pandemia, porque esse sistema foi o que nos trouxe precisamente a estas possíveis crises que vivemos”, frisou o candidato, adiantando que “é exatamente, por isso que temos de ter uma alternativa progressista, que dá uma resposta à perda dos serviços especiais e às revindicações sociais”.

Apontou que “é esta alternativa que temos vindo a trabalhar e que não se recusa à responsabilidade, seja para governação ou para a oposição”.

Acompanhado pela mandatária da candidatura por Leiria, Isabel Faria, e por outros candidatos da lista, Filipe Honório disse que “o Livre é o único partido que tem sido claro naquilo que irá fazer após as eleições de 30 de janeiro”, alertando que “o voto no Livre, não é um voto no bloco central, ou um abrir uma porta à direita, é sim um voto para uma maioria ampla, progressista, ecologista e que resolva os problemas das pessoas”. A par disso sublinhou que o partido também está “disposto, como sempre, a falar, a negociar e avançar”.

Nesse sentido, “todos queremos fazer parte do primeiro grupo parlamentar do Livre, com uma ampla maioria de esquerda para finalmente dar as respostas às pessoas”.

Na ação também marcou presença o fundador e candidato do Livre, Rui Tavares, que afirmou que “estamos perante candidatos que já estão a fazer do Livre um partido que pode mudar a vida das pessoas, num distrito que tem tanto património para valorizar e dar para o país”.  

O líder do Livre também vincou que “o país que temos não é inimigo do país que queremos, mas a política que temos é muitas vezes inimiga do país que queremos”, e nesse sentido, o partido tem como propostas o aumento do Salário Mínimo Nacional para mil euros até ao final da legislatura e a indexação dos salários à inflação, o alargamento do subsídio de desemprego a quem se despede, em casos específicos como a prossecução de estudos ou casais que se mudem para o interior, um plano de apoios à reconversão da climatização do edificado, o aumento do financiamento do Serviço Nacional de Saúde ou a aposta em medidas de economia circular “baseada no conhecimento”.

O partido considera que está na altura “de nós virarmos o jogo” na forma como se faz política, “sempre com um olho no curto prazo, na agenda mediática”, sublinhou o líder do Livre.

Para o Livre, essa mudança passará por “reformular a economia, os serviços públicos e por uma nova visão estratégica para o país”. Como tal, “precisamos de começar a construir uma verdadeira alternativa, progressista e ecológica”, vincou o fundador do partido que considerou que um bom resultado para o partido será conseguir formar um grupo parlamentar, admitindo que nas próximas eleições legislativas possa conseguir eleger três deputados, dois por Lisboa e um no Porto. Sublinhou também que “se houver uma maioria à esquerda, o partido fará parte da solução”.

“Fazer grupos de trabalho e não mais uma geringonça dos gabinetes entre secretários, mas sim algo que envolva a sociedade civil”, esclareceu o candidato como solução, adiantando que “um Bloco Central tal, como a maioria absoluta, são indesejáveis para o país porque põem demasiado poder nas mãos dos dois grandes partidos”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Beatriz Monteiro nos Jogos Paralímpicos Paris 2024

Beatriz Monteiro, atleta com experiência da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, garantiu a qualificação para os Jogos Paralímpicos Paris 2024.

beatriz

Luís Pires no Conselho Nacional da Nova Direita

Depois de ter sido o cabeça de lista por Leiria da Nova Direita nas últimas eleições legislativas, o caldense Luís Pires foi eleito membro do Conselho Nacional do partido durante o congresso que se realizou a 13 de abril.