Q

Previsão do tempo

12° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
12° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
12° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 18° C

“Alimentação equilibrada, adequada hidratação, atividade física e um sono reparador

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Mara Marques, especialista em Medicina Geral e Familiar, diz que depois dos excessos das festas o essencial é retomar uma “dieta equilibrada acompanhada da ingestão adequada de água e a prática regular de atividade física”.
Mara Marques faz o acompanhamento a pessoas que desejam um estilo de vida mais saudável

Mara Marques, especialista em Medicina Geral e Familiar, diz que depois dos excessos das festas o essencial é retomar uma “dieta equilibrada acompanhada da ingestão adequada de água e a prática regular de atividade física”.

No que toca a alimentação, a médica, que é uma das coordenadoras do Grupo de Estudos para a Obesidade da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, afirma que uma das principais medidas a tomar começa por “evitar alimentos processados, refrigerantes e bebidas açucaradas”. “Vegetais, frutas, boas fontes de hidratos de carbono e proteína devem estar sempre à mesa connosco”, sugere. Quanto à atividade física, aconselha a pessoa a eleger “uma que nos dê prazer, sendo que em termos metabólicos o treino de força é um dos que mais benefícios traz”.

A profissional de saúde declara que a base de um estilo de vida saudável “assentará sempre numa alimentação equilibrada, adequada hidratação, prática de atividade física e um sono reparador”.

“Compreender e perceber o nosso equilíbrio, afastar as variáveis que nos possam desestabilizar, o autoconhecimento é também uma das chaves para um estilo de vida mais saudável”, adianta. 

A médica, que faz o acompanhamento presencial em Caldas da Rainha e remoto a pessoas que desejam uma mudança de estilo de vida e que desejam perder peso e ganhar mais saúde, defende o Pronokal Define. É, segundo esta responsável, um tratamento médico que permite perder até cinco quilos de gordura. “Destina-se também a pessoas com peso normal e que apenas pretendam melhorar a sua composição corporal”, refere, acrescentando que “a alteração metabólica induzida neste método permite que 95% do peso perdido seja à custa de massa gorda, poupando massa muscular, ao contrário de uma perda de peso com base numa dieta hipocalórica”.

Revela que tem muitas pessoas das Caldas que realizaram ou estão neste momento a realizar este tratamento de perda de peso com o seu acompanhamento. “São vários os casos de sucesso que tenho por cá, com perdas de cinco a trinta e cinco quilos”, conta.

Aponta que é um tratamento que “pode mudar a vida de uma pessoa, quer no campo da autoestima, e claro, sempre em saúde, os ganhos são sempre enormes”.

Mara Marques saiu do SNS

Mara Marques saiu do SNS (estava no Centro de Saúde das Caldas) em agosto do ano passado. Trabalhar como médica de família nas Caldas, sua cidade natal, foi sempre aquilo que aspirou, mas rapidamente o “sonho” se transformou em “pesadelo”. “Não obstante o desinvestimento que o SNS tem vindo a sofrer nos últimos anos por parte de múltiplos governos, existiram algumas particularidades neste agrupamento de centros de saúde pelas quais se tornou incomportável continuar ali a trabalhar”, conta.

Segundo a profissional de saúde, “o número de utentes sem médico em Caldas da Rainha é elevadíssimo e volvidos dois anos e meio de estar por cá senti que pouco se fez para resolver esta situação, nomeadamente numa aposta mais forte de contratação de mais médicos por prestação de serviços que está contemplado que se pode fazer, tal como atualmente se está a fazer com apoio e intervenção do município”.

A médica defende que é urgente mudar o modelo de gestão e organização dos cuidados primários em Portugal. “Não há como cativar médicos a trabalhar nestas unidades com estas condições”, sublinha, revelando que o seu ordenado é “cerca de metade do ordenado dos médicos das USF”.

Mara Marques é ainda médica no Comando Distrital de Leiria da PSP, estando no posto clínico da PSP das Caldas, e é também assessora para a consciencialização e prevenção da Diabetes no Lions Club International, onde desenvolve várias atividades na comunidade.

Tem outro projeto na área da saúde para as Caldas, que ainda não quis revelar.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Pensado um grande parque que crie nas Caldas uma centralidade urbana de cultura, saúde e bem-estar

O Masterplan do Termalismo, apresentado pelo arquiteto urbanista Bruno Soares, na sessão da Assembleia Municipal que decorreu a 16 de abril, defende criar nas Caldas da Rainha um grande Parque das Termas, que totaliza cerca de 40 hectares no seu conjunto. O objetivo principal é fazer a ligação entre o Parque D. Carlos I, a Mata D. Leonor, a Quinta da Boneca, Centro de Artes, o Museu de Cerâmica e o Centro Histórico das Termas, com a instalação de um percurso pedonal estruturante transversal.

masterplan 1

“É preciso criar uma maior consciencialização ambiental na população”

Emídio Sousa fez o seu primeiro ato público como secretário de Estado do Ambiente nas Caldas da Rainha, no âmbito da sessão de abertura da 30ª edição das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, que decorreram no Centro Cultural e de Congressos (CCC) entre os dias 19 e 21 de abril.

jornadas

Dino D’ Santiago no concerto de 14 de maio

Este ano o tradicional concerto de 14 de maio com o palco colocado na Praça 25 de Abril, junto ao edifício da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, será protagonizado pelo músico e compositor Dino D' Santiago, atualmente um dos artistas mais aclamados pelo público em Portugal.

dino santiago