Q

Previsão do tempo

26° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 22° C
27° C
  • Friday 29° C
  • Saturday 27° C
  • Sunday 23° C
29° C
  • Friday 32° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 24° C

“Alimentação equilibrada, adequada hidratação, atividade física e um sono reparador

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Mara Marques, especialista em Medicina Geral e Familiar, diz que depois dos excessos das festas o essencial é retomar uma “dieta equilibrada acompanhada da ingestão adequada de água e a prática regular de atividade física”.
Mara Marques faz o acompanhamento a pessoas que desejam um estilo de vida mais saudável

Mara Marques, especialista em Medicina Geral e Familiar, diz que depois dos excessos das festas o essencial é retomar uma “dieta equilibrada acompanhada da ingestão adequada de água e a prática regular de atividade física”.

No que toca a alimentação, a médica, que é uma das coordenadoras do Grupo de Estudos para a Obesidade da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, afirma que uma das principais medidas a tomar começa por “evitar alimentos processados, refrigerantes e bebidas açucaradas”. “Vegetais, frutas, boas fontes de hidratos de carbono e proteína devem estar sempre à mesa connosco”, sugere. Quanto à atividade física, aconselha a pessoa a eleger “uma que nos dê prazer, sendo que em termos metabólicos o treino de força é um dos que mais benefícios traz”.

A profissional de saúde declara que a base de um estilo de vida saudável “assentará sempre numa alimentação equilibrada, adequada hidratação, prática de atividade física e um sono reparador”.

“Compreender e perceber o nosso equilíbrio, afastar as variáveis que nos possam desestabilizar, o autoconhecimento é também uma das chaves para um estilo de vida mais saudável”, adianta. 

A médica, que faz o acompanhamento presencial em Caldas da Rainha e remoto a pessoas que desejam uma mudança de estilo de vida e que desejam perder peso e ganhar mais saúde, defende o Pronokal Define. É, segundo esta responsável, um tratamento médico que permite perder até cinco quilos de gordura. “Destina-se também a pessoas com peso normal e que apenas pretendam melhorar a sua composição corporal”, refere, acrescentando que “a alteração metabólica induzida neste método permite que 95% do peso perdido seja à custa de massa gorda, poupando massa muscular, ao contrário de uma perda de peso com base numa dieta hipocalórica”.

Revela que tem muitas pessoas das Caldas que realizaram ou estão neste momento a realizar este tratamento de perda de peso com o seu acompanhamento. “São vários os casos de sucesso que tenho por cá, com perdas de cinco a trinta e cinco quilos”, conta.

Aponta que é um tratamento que “pode mudar a vida de uma pessoa, quer no campo da autoestima, e claro, sempre em saúde, os ganhos são sempre enormes”.

Mara Marques saiu do SNS

Mara Marques saiu do SNS (estava no Centro de Saúde das Caldas) em agosto do ano passado. Trabalhar como médica de família nas Caldas, sua cidade natal, foi sempre aquilo que aspirou, mas rapidamente o “sonho” se transformou em “pesadelo”. “Não obstante o desinvestimento que o SNS tem vindo a sofrer nos últimos anos por parte de múltiplos governos, existiram algumas particularidades neste agrupamento de centros de saúde pelas quais se tornou incomportável continuar ali a trabalhar”, conta.

Segundo a profissional de saúde, “o número de utentes sem médico em Caldas da Rainha é elevadíssimo e volvidos dois anos e meio de estar por cá senti que pouco se fez para resolver esta situação, nomeadamente numa aposta mais forte de contratação de mais médicos por prestação de serviços que está contemplado que se pode fazer, tal como atualmente se está a fazer com apoio e intervenção do município”.

A médica defende que é urgente mudar o modelo de gestão e organização dos cuidados primários em Portugal. “Não há como cativar médicos a trabalhar nestas unidades com estas condições”, sublinha, revelando que o seu ordenado é “cerca de metade do ordenado dos médicos das USF”.

Mara Marques é ainda médica no Comando Distrital de Leiria da PSP, estando no posto clínico da PSP das Caldas, e é também assessora para a consciencialização e prevenção da Diabetes no Lions Club International, onde desenvolve várias atividades na comunidade.

Tem outro projeto na área da saúde para as Caldas, que ainda não quis revelar.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

João Almeida com Covid-19 desiste do Giro d’Italia

A 18ª etapa do Giro d’Italia, nesta quinta-feira, fica marcada pela ausência do ciclista caldense João Almeida, que acusou positivo à Covid-19, sendo assim forçado a abandonar a prova, quando ocupava o quarto lugar, a 1 minuto e 54 segundos do líder e a 49 segundos do pódio.

almeida 3

Aluna caldense “Embaixadora UC à Frente” 

A caldense Beatriz Lopes, estudante do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas na Universidade de Coimbra, recebeu o prémio “UC à Frente”, atribuído pela Reitoria da Universidade de Coimbra (UC).

premio 1

Vigília com “abraço” ao hospital das Caldas da Rainha

Uma vigília que terminou com um cordão humano em frente à urgência do hospital das Caldas da Rainha foi a forma encontrada pela população para exigir medidas do Governo para melhorar as condições em que trabalham os profissionais de saúde. O alerta foi feito na noite da passada sexta-feira.

vigilia2