Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
15° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C

Taxa turística de 3 euros para visitar a ilha da Berlenga

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma portaria publicada no passado dia 5 no Diário da República fixa uma taxa de três euros para aceder à área terrestre da ilha da Berlenga, cobrança que será feita dentro de três meses, ou seja, no início de abril. A taxa é cobrada por dia e por pessoa, sendo que os visitantes maiores de […]
A cobrança será feita a partir de abril

Uma portaria publicada no passado dia 5 no Diário da República fixa uma taxa de três euros para aceder à área terrestre da ilha da Berlenga, cobrança que será feita dentro de três meses, ou seja, no início de abril.

A taxa é cobrada por dia e por pessoa, sendo que os visitantes maiores de 6 anos e menores de 18 anos e os visitantes a partir de 65 anos pagam 50% desse valor.

As receitas resultantes devem ser preferencialmente afetas à promoção das medidas de valorização.

A medida enquadra-se no regulamento do Plano de Ordenamento da Reserva Natural das Berlengas, em que existe o limite máximo de 550 pessoas autorizadas a permanecer em simultâneo na área terrestre da ilha da Berlenga, minimizando os efeitos da visita sobre os habitats e as espécies.

São isentos de pagamento da taxa, sem prejuízo da obrigatoriedade de registo prévio na plataforma eletrónica de controlo de acesso à ilha da Berlenga, os residentes sazonais habituais, trabalhadores de estabelecimentos comerciais em atividade na ilha da Berlenga, profissionais autorizados a exercer atividades de pesca ou de animação turística, incluindo marítimo-turística, na Reserva Natural das Berlengas, a quem seja atribuído o direito de uso temporário de casas abrigo, na área de intervenção específica do Bairro dos Pescadores e usufrutuários de alojamento nesse bairro.

Também não será cobrada taxa a prestadores de serviços devidamente acreditados, operadores, incluindo de animação turística, autorizados pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) a realizar atividades na Reserva Natural das Berlengas, tripulantes das embarcações autorizadas para atividades marítimo-turísticas ou de transporte, investigadores e profissionais autorizados realizar trabalhos de investigação e divulgação científica, ações de monitorização, recuperação e sensibilização ambiental, ações de conservação da natureza e salvaguarda dos valores naturais na ilha da Berlenga.

Os trabalhadores para atividades de manutenção de equipamentos e infraestruturas na ilha da Berlenga e representantes das entidades oficiais com jurisdição na Reserva Natural das Berlengas ficam igualmente isentos de pagamento da taxa, a par dos residentes no concelho de Peniche e crianças até aos seis anos.

Todos devem estar munidos de documentação comprovativa que ateste a sua condição.

O acesso à área terrestre da ilha da Berlenga pode ser cancelado sempre que se verifiquem condições meteorológicas adversas ou outros motivos de força maior.

A fiscalização do cumprimento da portaria compete aos órgãos locais da Autoridade Marítima Nacional, ao ICNF e ao município de Peniche.

O incumprimento constitui contraordenação ambiental leve.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

Pensado um grande parque que crie nas Caldas uma centralidade urbana de cultura, saúde e bem-estar

O Masterplan do Termalismo, apresentado pelo arquiteto urbanista Bruno Soares, na sessão da Assembleia Municipal que decorreu a 16 de abril, defende criar nas Caldas da Rainha um grande Parque das Termas, que totaliza cerca de 40 hectares no seu conjunto. O objetivo principal é fazer a ligação entre o Parque D. Carlos I, a Mata D. Leonor, a Quinta da Boneca, Centro de Artes, o Museu de Cerâmica e o Centro Histórico das Termas, com a instalação de um percurso pedonal estruturante transversal.

masterplan 1