Q

Previsão do tempo

18° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 16° C
18° C
  • Monday 18° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 17° C
19° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 18° C

Taxa turística de 3 euros para visitar a ilha da Berlenga

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma portaria publicada no passado dia 5 no Diário da República fixa uma taxa de três euros para aceder à área terrestre da ilha da Berlenga, cobrança que será feita dentro de três meses, ou seja, no início de abril. A taxa é cobrada por dia e por pessoa, sendo que os visitantes maiores de […]
A cobrança será feita a partir de abril

Uma portaria publicada no passado dia 5 no Diário da República fixa uma taxa de três euros para aceder à área terrestre da ilha da Berlenga, cobrança que será feita dentro de três meses, ou seja, no início de abril.

A taxa é cobrada por dia e por pessoa, sendo que os visitantes maiores de 6 anos e menores de 18 anos e os visitantes a partir de 65 anos pagam 50% desse valor.

As receitas resultantes devem ser preferencialmente afetas à promoção das medidas de valorização.

A medida enquadra-se no regulamento do Plano de Ordenamento da Reserva Natural das Berlengas, em que existe o limite máximo de 550 pessoas autorizadas a permanecer em simultâneo na área terrestre da ilha da Berlenga, minimizando os efeitos da visita sobre os habitats e as espécies.

São isentos de pagamento da taxa, sem prejuízo da obrigatoriedade de registo prévio na plataforma eletrónica de controlo de acesso à ilha da Berlenga, os residentes sazonais habituais, trabalhadores de estabelecimentos comerciais em atividade na ilha da Berlenga, profissionais autorizados a exercer atividades de pesca ou de animação turística, incluindo marítimo-turística, na Reserva Natural das Berlengas, a quem seja atribuído o direito de uso temporário de casas abrigo, na área de intervenção específica do Bairro dos Pescadores e usufrutuários de alojamento nesse bairro.

Também não será cobrada taxa a prestadores de serviços devidamente acreditados, operadores, incluindo de animação turística, autorizados pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) a realizar atividades na Reserva Natural das Berlengas, tripulantes das embarcações autorizadas para atividades marítimo-turísticas ou de transporte, investigadores e profissionais autorizados realizar trabalhos de investigação e divulgação científica, ações de monitorização, recuperação e sensibilização ambiental, ações de conservação da natureza e salvaguarda dos valores naturais na ilha da Berlenga.

Os trabalhadores para atividades de manutenção de equipamentos e infraestruturas na ilha da Berlenga e representantes das entidades oficiais com jurisdição na Reserva Natural das Berlengas ficam igualmente isentos de pagamento da taxa, a par dos residentes no concelho de Peniche e crianças até aos seis anos.

Todos devem estar munidos de documentação comprovativa que ateste a sua condição.

O acesso à área terrestre da ilha da Berlenga pode ser cancelado sempre que se verifiquem condições meteorológicas adversas ou outros motivos de força maior.

A fiscalização do cumprimento da portaria compete aos órgãos locais da Autoridade Marítima Nacional, ao ICNF e ao município de Peniche.

O incumprimento constitui contraordenação ambiental leve.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Médica entra em funções em Atouguia da Baleia

Após sete meses à espera da autorização, uma médica de clínica geral entrou em funções na semana passada na extensão desaúde da Atouguia da Baleia, no concelho de Peniche, que deveria ter quatro médicos de família para os cerca de sete milutentes, mas não tem nem...

Detidos presumíveis autores de roubo a idosa

Um homem de 50 anos foi detido no dia 13 de março no Bombarral pelo Departamento de Investigação Criminal de Leiria da Polícia Judiciária, por ser suspeito de um roubo com arma de fogo, em conjunto com uma mulher de 37 anos, que foi detida a 14 de fevereiro na zona de Alenquer.

pj

Sporting B venceu o Caldas por 3-2 com golo no tempo de compensação

Sem aspirações de chegarem ao quarto lugar, que dava acesso à discussão da subida, Sporting B e Caldas jogaram na academia de Alcochete, numa partida de parada e resposta, com muitos golos e várias oportunidades nas balizas, com maior pendor ofensivo dos leões.

caldas