Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
14° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
15° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C

Presépios em lavadouros municipais

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Nos lavadouros municipais da Nazaré, onde ainda se lava a roupa à mão como noutros tempos, pode ser visto um presépio com mais de cem peças. A maioria tem tamanhos entre meio centímetro e três centímetros e meio.
Joaquim Rosa, o autor da exposição

Nos lavadouros municipais da Nazaré, onde ainda se lava a roupa à mão como noutros tempos, pode ser visto um presépio com mais de cem peças. A maioria tem tamanhos entre meio centímetro e três centímetros e meio.

O local, no Sítio da Nazaré, é emblemático porque ao longo de muitos anos era um espaço usado pelas nazarenas para lavar a roupa de casa, à mão. Os tempos mudaram mas apesar de agora haver máquinas de lavar, ainda há ainda quem aproveite para ali ir.

Maria Adelina, lavadeira, conta que “venho sempre aqui aos tanques quando posso desde há 45 anos. Quando não consigo arranjo-me em casa. Tenho máquina de lavar, mas as nódoas saem melhor com a nossa força e com o sabão azul e branco, como à antiga”. Apesar de “cansar um bocadinho”, é “mais barato, porque não se paga a água”.

Ao lado dos tanques de lavagem está a exposição de mais de cem peças de presépio de Joaquim Rosa. Tem 64 anos, foi segurança e começou por fazer peças pequenas. Os bonecos têm o máximo de três centímetros e meio de altura e há peças com menos de meio centímetro. 

“Como gosto de modelismo comecei a fazer peças pequenas e saíram bem. As peças são feitas em diversos materiais, havendo muita reciclagem de arame, papel, cordel, madeira de caixas de fruta, rolhas de cortiça e garrafas”, relata.

A venda de algumas peças pequenas reverte a favor da Loja Social da Nazaré, da junta de freguesia, que ajuda os mais desfavorecidos. As peças maiores não estão à venda, porque o autor tem dificuldade em desprender-se delas. “No ano passado vendi por favor duas peças e depois andei atrás da pessoa para me devolvê-las”, recorda.

A junta de freguesia da Nazaré, que apoia a exposição, cedendo o espaço, aponta que a iniciativa tem atraído muitos visitantes.

“É um espaço tradicional, emblemático, em que as mulheres da Nazaré por hábito vêm cá fazer a lavagem das roupas e a junta faz a manutenção do espaço. Estes tanques são visitados por centenas de pessoas que têm curiosidade e vamos aproveitar para fazer mais eventos do género”, garante João Formiga, presidente da junta de freguesia.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

golpe 1

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia