Q

Previsão do tempo

9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
10° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C

O Desporto como fator de desenvolvimento e crescimento pessoal

João Neves Treinador da equipa de juvenis masculinos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
São inúmeras as razões que nos motivam a praticar desporto.

São inúmeras as razões que nos motivam a praticar desporto.

Individualmente ou coletivamente, cada um segue os seus gostos, dentro das suas possibilidades, procurando localmente “o tal clube” onde se pratica a modalidade que se quer seguir.

Não raras vezes, muitos dos jovens têm modelos que conheceram nos diversos meios da comunicação social, em fases finais de Jogos Olímpicos, os mais emblemáticos,ou ainda em Campeonatos Mundiais, onde se observam atletas de Elite.

Consegue-se chegar a este nível de performance quem consegue ser disciplinado ou educado de forma regular, alguns desde tenra idade, de forma persistente e focado no seu objetivo.

No caso do voleibol, modalidade bastante exigente do ponto de vista técnico desde o nível inicial ao nível avançado, cabe ao treinador trabalhar bem essas metas em termos coletivos e individuais e, ter os seus objetivos criteriosamente definidos para os seus atletas. Estes objetivos deverão ser simples, claros, não os colocando demasiado alto de forma que eles sejam inalcançáveis e fazendo com que o atleta desista precocemente, mas sim de forma que estes consigam ter êxito e alcancem a pouco e pouco o nível “Galático”, quais Ronaldos ou Messi’s do voleibol.

Percebem assim, os jovens atletas, as dificuldades, tendo que trabalhar diariamente de forma a conquistar e obter o estrelato, sendo que, dificilmente, no desporto se tem sucesso e reconhecimento sem ser fruto do seu trabalho.

Para se vencer neste meio, bastante competitivo e complexo, o atleta terá que se disciplinar com algumas coisas fundamentais tais como: o empenho ou trabalho físico, alimentação e o descanso. Nada se consegue sem estes três pontos.

No caso das modalidades coletivas, a cordialidade, o respeito pelos colegas, a socialização e o “partilhar”, ajudará a moldar e a formar a personalidade do jovem atleta futuramente de forma a ter ou não êxito no desporto.

Também na Sociedade em que vivemos, partilhamos espaços, relacionamo-nos no trabalho, em prol de um bem comum à organização que representamos, tirando o melhor partido de todos de acordo com a especificidade de cada um.

O desporto, ajuda assim a formar na Sociedade onde vivemos, verdadeiros Homens que de que a própria Sociedade necessita, incutindo desde o início da formação dos jovens atletas regras e disciplina que os ajudará a traçar e a guiar o seu caminho tornando o Mundo um local melhor para viver.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto