Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 27° C
19° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 28° C
19° C
  • Saturday 27° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 32° C

O Desporto como fator de desenvolvimento e crescimento pessoal

João Neves Treinador da equipa de juvenis masculinos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
São inúmeras as razões que nos motivam a praticar desporto.

São inúmeras as razões que nos motivam a praticar desporto.

Individualmente ou coletivamente, cada um segue os seus gostos, dentro das suas possibilidades, procurando localmente “o tal clube” onde se pratica a modalidade que se quer seguir.

Não raras vezes, muitos dos jovens têm modelos que conheceram nos diversos meios da comunicação social, em fases finais de Jogos Olímpicos, os mais emblemáticos,ou ainda em Campeonatos Mundiais, onde se observam atletas de Elite.

Consegue-se chegar a este nível de performance quem consegue ser disciplinado ou educado de forma regular, alguns desde tenra idade, de forma persistente e focado no seu objetivo.

No caso do voleibol, modalidade bastante exigente do ponto de vista técnico desde o nível inicial ao nível avançado, cabe ao treinador trabalhar bem essas metas em termos coletivos e individuais e, ter os seus objetivos criteriosamente definidos para os seus atletas. Estes objetivos deverão ser simples, claros, não os colocando demasiado alto de forma que eles sejam inalcançáveis e fazendo com que o atleta desista precocemente, mas sim de forma que estes consigam ter êxito e alcancem a pouco e pouco o nível “Galático”, quais Ronaldos ou Messi’s do voleibol.

Percebem assim, os jovens atletas, as dificuldades, tendo que trabalhar diariamente de forma a conquistar e obter o estrelato, sendo que, dificilmente, no desporto se tem sucesso e reconhecimento sem ser fruto do seu trabalho.

Para se vencer neste meio, bastante competitivo e complexo, o atleta terá que se disciplinar com algumas coisas fundamentais tais como: o empenho ou trabalho físico, alimentação e o descanso. Nada se consegue sem estes três pontos.

No caso das modalidades coletivas, a cordialidade, o respeito pelos colegas, a socialização e o “partilhar”, ajudará a moldar e a formar a personalidade do jovem atleta futuramente de forma a ter ou não êxito no desporto.

Também na Sociedade em que vivemos, partilhamos espaços, relacionamo-nos no trabalho, em prol de um bem comum à organização que representamos, tirando o melhor partido de todos de acordo com a especificidade de cada um.

O desporto, ajuda assim a formar na Sociedade onde vivemos, verdadeiros Homens que de que a própria Sociedade necessita, incutindo desde o início da formação dos jovens atletas regras e disciplina que os ajudará a traçar e a guiar o seu caminho tornando o Mundo um local melhor para viver.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Pimpões com três títulos nos Nacionais de Verão

Entre os dias 12 e 14 de julho, o Complexo de Piscinas do Jamor acolheu o Campeonato Nacional de Piscina Longa para os escalões de Juvenis, Juniores, Seniores e Open de Portugal, contando com a presença de 809 atletas, representando 110 equipas. Os Pimpões levaram uma comitiva de 10 nadadores.

nacional

António Moura no Triatlo Starman Portugal

O caldense António Moura, em representação do clube Vitória de Janes, participou na terceira edição do Triatlo Starman Portugal, na distância de half-ironman, ficando em 11º lugar da geral e em 1º lugar no escalão 60-64 anos.

moura

“O Mar no Museu José Malhoa” é tema de visita com Dóris Santos

As férias no Museu José Malhoa e no Museu da Cerâmica continuam esta semana. Desta vez, as atividades chegam ao público adulto, com a visita temática “Depois, Malhoa”. A iniciativa busca, afirma Nicole Costa, diretora dos Museus José Malhoa, da Cerâmica e Dr. Joaquim Manso, na Nazaré, “proporcionar momentos de conhecimento sobre os nossos acervos, através do olhar de especialistas convidados – porém, por meio de um percurso pelas obras em exposição, de modo a tornar os saberes sobre arte mais acessíveis e próximos das pessoas”.

mar