Q

Previsão do tempo

10° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C

Cerca de 400 crianças de Caldas e Óbidos foram vacinadas no fim de semana

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Foram vacinadas cerca de 400 crianças das Caldas da Rainha e Óbidos no passado fim de semana dedicado à vacinação pediátrica, na faixa etária dos 10 e 11 anos”, anunciou, Ana Pisco, diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Oeste Norte.
Animação na vacinação das crianças

“Foram vacinadas cerca de 400 crianças das Caldas da Rainha e Óbidos no passado fim de semana dedicado à vacinação pediátrica, na faixa etária dos 10 e 11 anos”, anunciou, Ana Pisco, diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Oeste Norte.

Estavam marcadas em auto agendamento para sábado e domingo cerca de 350 crianças, mas a abertura da modalidade “Casa Aberta” permitiu vacinar mais 100 crianças que se deslocaram ao centro de vacinação no Pavilhão da Mata para receberem a primeira dose da Pfizer pediátrica contra a covid-19.

“Reforçámos a equipa para tentar dar a máxima resposta nomeadamente no período da manhã de sábado que foi o mais intenso e conseguimos evitar grandes tempos de espera”, disse a responsável.

Neste fim de semana, não foram vacinados adultos por “uma questão de segurança porque a dosagem é diferente”. “Depois de as prepararmos nas várias seringas poderia haver alguma troca e podíamos estar a correr risco que não queríamos de todo”, apontou.

Ana Pisco estima que as segundas doses da vacina pediátrica da Pfizer sejam administradas daqui a sete semanas, entre 5 de fevereiro e o início de março do próximo ano.

A responsável disse que houve uma boa recetividade por parte dos pais das crianças. “Notei uma postura muito positiva dos pais com os filhos, que procuram tranquilizá-los e não põem em questão o que possa acontecer”, disse, considerando que a “ansiedade é muito transmitida pelas notícias que se vão desenvolvendo, sendo que não há história de nenhum caso que tenha sido malsucedido”.

No caso das crianças revela que “podem acontecer os fenómenos decorrentes de uma vacinação, de febre, dor no braço, alguma prostração que é sinal de que a vacina está a fazer efeito”.

Ana Pisco confessou que estavam “curiosos relativamente à recetividade”, mas convencidos que haveria uma boa afluência porque no ACeS Oeste Norte têm índices de vacinação que rondam os 97% a 98% na maioria as que fazem parte do Plano Nacional de Vacinação”.

Segundo a diretora do ACeS Oeste Norte a vacinação das crianças vai-se prolongar em princípio nos dias 5, 6 e 7 de janeiro. “A expetativa é que possam ser vacinados os 5000 mil desta faixa etária entre os 5 e os 11 anos”, refere.

Ana Pisco considera as vacinas contra a covid-19 seguras no grupo etário dos 5 aos 11 anos, e que irá diminuir a infeção nas crianças e as medidas de isolamento impostas nas escolas. “Acho que é um fator de normalização da vida dos mais novos. Só conseguimos diminuir os confinamentos prolongados e recorrentes das crianças se foram vacinadas contra a Covid19”, diz, Ana Pisco. Deu o exemplo da diminuição de casos nos “lares quando começaram a vacinar os idosos e agora tivemos este grande impacto nas escolas”, acreditando que “com a vacinação “vai haver uma diminuição de turmas a entrar em isolamento”.

No entanto avisa que tem que haver também outras medidas de proteção. “A vacina protege das complicações, não protege da infeção”, afirmou.

“A verdade é que, atualmente, nas Caldas, estamos na fase crescente de disseminação da pandemia e é preciso ter cuidado as medidas de segurança que muitas das vezes as pessoas não respeitam”, alertou, recomendando o uso de máscara, os testes e conviver com o mínimo de pessoas possível dentro da sua família nesta época festiva”.

A responsável disse que a Ómicron é uma variante que tem muito “mais contágio e que se dissemina muito mais rapidamente, mas que até agora também tem dado muito menos sintomas e são mais leves”.

Quanto à mudança para o novo centro de vacinação no pavilhão da associação Arneirense, no Bairro dos Arneiros, deixando o Pavilhão da Mata, a diretora do ACeS Oeste Norte disse que em princípio será no início de janeiro. “Seria bom que fosse antes do início de janeiro, nos dias em que não há vacinação, de 23 a 26 e depois na passagem de ano. Não depende de nós nem da Câmara, depende das instalações da rede de saúde”, informou.

Em Caldas o centro de vacinação teve animação para crianças proporcionada pela Câmara Municipal.

Daniel Costa foi uma das crianças que no passado sábado se deslocou ao Pavilhão da Mata para lhe ser administrada a vacina contra a Covid-19. Chegou um pouco ansioso, mas depois da vacina, que “não doeu”, estava mais aliviado. “Eu concordei, porque sei que é bom para mim. Assim posso diminuir os riscos”, afirmou.

Já a sua mãe, Andreia Gomes disse que há “sempre dúvidas, mas depois de fazer uma pesquisa, da confiança nas autoridades de saúde achou melhor vacinar o filho até porque eles transmitem a Covid19 aos mais velhos”.   

vacinas 2
Daniel Costa foi uma das crianças que no passado sábado se deslocou ao Pavilhão da Mata para lhe ser administrada a vacina contra a Covid-19
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal