Q

Previsão do tempo

27° C
  • Tuesday 24° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 25° C
27° C
  • Tuesday 25° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 25° C
26° C
  • Tuesday 27° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 27° C

Alunos caldenses em Encontro Erasmus+ em Salónica

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os alunos do Clube Erasmus+ do Agrupamento de Escolas D. João II das Caldas da Rainha, após um hiato causado pela pandemia, voltaram a participar, em modo presencial, nas mobilidades do projeto de cidadania europeia – dimensões cultural, histórica, económica, linguística e política. Entre os dias 28 de novembro e 4 de dezembro, decorreu a […]
Alunos do Agrupamento de Escolas D. João II das Caldas da Rainha na Grécia

Os alunos do Clube Erasmus+ do Agrupamento de Escolas D. João II das Caldas da Rainha, após um hiato causado pela pandemia, voltaram a participar, em modo presencial, nas mobilidades do projeto de cidadania europeia – dimensões cultural, histórica, económica, linguística e política.

Entre os dias 28 de novembro e 4 de dezembro, decorreu a segunda mobilidade do projeto na cidade de Salónica, coração da Macedónia Oriental e Trácia gregas. O centro dos trabalhos foi na escola Arsakeio Junior High School, situada nas colinas que circundam a cidade.

Neste encontro, deu-se seguimento aos temas em estudo no projeto, tendo os alunos e professores portugueses colaborado com os seus colegas da Espanha, Grécia, Itália e Roménia e, ainda, Alemanha (estes em modo online).

Uma semana repleta de atividades, em ambiente escolar, para este grupo de alunos, em que exploraram as suas capacidades de comunicação e de criatividade, de trabalho em equipas multinacionais e em áreas como a expressão artística e dramática. Houve, ainda, várias oportunidades para explorar a milenar cidade de Salónica.

Pontos altos da semana, em termos culturais, foram os passeios a pé, junto à marginal de Salónica, onde nunca foram demais as pausas para admirar a beleza cromática do mar Egeu, mas também a Torre Ote, com os seus 76 metros e uma fenomenal visão (rotativa) de 360º. Por todo o lado, muralhas, ruínas e templos religiosos, romanos e bizantinos, erigidos ao longo dos muitos séculos de Salónica. Ainda houve tempo para uma visita ao sítio arqueológico de Vergina, local onde foram encontradas as antigas sepulturas dos reis da antiga Macedónia, incluindo Filipe II, pai de Alexandre, o Grande. Uma autêntica lição de história ao vivo.

Os alunos, conhecedores do facto de a cidade ser considerada a capital da gastronomia grega, não desperdiçaram a oportunidade de abraçarem a riqueza desta cozinha milenar. Ao mesmo tempo, foram dando alguns passos na língua grega, adquirindo vocabulário e arriscando, mesmo, comunicar em várias situações com o que foram aprendendo, algo que originou situações engraçadas. Em pouco tempo, já se ouviam as saudações gregas, kalimera e kalispera, proferidos com grande à vontade.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

ESAD.CR preencheu todas as vagas disponíveis para as licenciaturas

O Politécnico de Leiria colocou, na segunda fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), mais 394 estudantes, preenchendo 93,7% das vagas a concurso nas suas cinco escolas, tendo nas Caldas da Rainha ficado completas. Comparativamente com 2021, o Politécnico de Leiria colocou mais 16 estudantes.

vagas