Q

Previsão do tempo

15° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 24° C
15° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 25° C
15° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 26° C

Petição para reconstruir monumento de homenagem ao homem do mar

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Jorge Maia, cidadão de Peniche, preocupado com o património cultural e a história do concelho, lançou no último dia de novembro - Mês do Mar - uma petição pública para a reconstrução à entrada da ribeira velha do monumento de homenagem ao homem do mar, que encontrava-se em estado de degradação e sofreu uma derrocada em dezembro de 2020.

Jorge Maia, cidadão de Peniche, preocupado com o património cultural e a história do concelho, lançou no último dia de novembro – Mês do Mar – uma petição pública para a reconstrução à entrada da ribeira velha do monumento de homenagem ao homem do mar, que encontrava-se em estado de degradação e sofreu uma derrocada em dezembro de 2020.

“Em 2022 comemoram-se os 30 anos da sua inauguração e os 65 anos da ideia ter surgido. Será deste modo o ano ideal para que este processo de implementação e inauguração de uma réplica da estátua original possa decorrer”, sustentou.

No seu entender, “tal não impede a existência de outros monumentos de homenagem, noutras localizações, numa visão artística que seja mais realista e consensual entre a comunidade local”.

Obra do escultor João Duarte, distinguida pela Academia Nacional de Belas Artes com o “Prémio Doutor Gustavo Cordeiro Ramos/92”, que destaca em anos alternados obras de pintura e escultura consideradas mais relevantes, foi inaugurada nas Festas de Nossa Senhora da Boa Viagem, a 3 de agosto de 1992.

Trata-se de uma estátua criada com o intuito de homenagear os penichenses que dedicaram a sua vida ao mar.

Devido ao perigo de queda, a Câmara decidiu remover toda a obra que restava.

Este ano, durante um mês, a Câmara Municipal de Peniche procurou recolher a opinião dos cidadãos, tendo feito uma consulta à população, e a opção mais votada foi a construção de outro monumento no mesmo local.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos