Q

Previsão do tempo

16° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 25° C
17° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 26° C
17° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 27° C
  • Monday 28° C

Petição para reconstruir monumento de homenagem ao homem do mar

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Jorge Maia, cidadão de Peniche, preocupado com o património cultural e a história do concelho, lançou no último dia de novembro - Mês do Mar - uma petição pública para a reconstrução à entrada da ribeira velha do monumento de homenagem ao homem do mar, que encontrava-se em estado de degradação e sofreu uma derrocada em dezembro de 2020.

Jorge Maia, cidadão de Peniche, preocupado com o património cultural e a história do concelho, lançou no último dia de novembro – Mês do Mar – uma petição pública para a reconstrução à entrada da ribeira velha do monumento de homenagem ao homem do mar, que encontrava-se em estado de degradação e sofreu uma derrocada em dezembro de 2020.

“Em 2022 comemoram-se os 30 anos da sua inauguração e os 65 anos da ideia ter surgido. Será deste modo o ano ideal para que este processo de implementação e inauguração de uma réplica da estátua original possa decorrer”, sustentou.

No seu entender, “tal não impede a existência de outros monumentos de homenagem, noutras localizações, numa visão artística que seja mais realista e consensual entre a comunidade local”.

Obra do escultor João Duarte, distinguida pela Academia Nacional de Belas Artes com o “Prémio Doutor Gustavo Cordeiro Ramos/92”, que destaca em anos alternados obras de pintura e escultura consideradas mais relevantes, foi inaugurada nas Festas de Nossa Senhora da Boa Viagem, a 3 de agosto de 1992.

Trata-se de uma estátua criada com o intuito de homenagear os penichenses que dedicaram a sua vida ao mar.

Devido ao perigo de queda, a Câmara decidiu remover toda a obra que restava.

Este ano, durante um mês, a Câmara Municipal de Peniche procurou recolher a opinião dos cidadãos, tendo feito uma consulta à população, e a opção mais votada foi a construção de outro monumento no mesmo local.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Problemas da saúde transmitidos em audiência com secretária de estado  

A secretária de estado da saúde, Maria de Fátima Fonseca, transmitiu nesta sexta-feira ao presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Vitor Marques, que estão a ser tomadas várias medidas para reforçar a capacidade de recrutamento de médicos, um dos principais problemas que afetam o setor da saúde na região e no país.

secretaria

Cinco ucranianos inauguram centro de residências artísticas

Um centro de residências artísticas situado na cidade de Alcobaça é dado a conhecer a partir desta sexta-feira, com a inauguração da exposição de um de cinco artistas ucranianos que se encontram alojados temporariamente no espaço, num projeto criado por uma equipa que inclui um elemento formado em artes plásticas na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha.

central1

Marcha do Orgulho com mais de 300 participantes

Realizou-se nas Caldas da Rainha, no passado domingo, uma marcha em defesa da comunidade lésbica, gay, bissexual, transgénero e outras orientações de género, com mais de três centenas de manifestantes a rejeitarem serem discriminados e a reclamarem por condições que permitam assumir as suas escolhas perante a sociedade.

marcha1