Q

Previsão do tempo

9° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 13° C
9° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 13° C
9° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 13° C
  • Monday 13° C

Petição para reconstruir monumento de homenagem ao homem do mar

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Jorge Maia, cidadão de Peniche, preocupado com o património cultural e a história do concelho, lançou no último dia de novembro - Mês do Mar - uma petição pública para a reconstrução à entrada da ribeira velha do monumento de homenagem ao homem do mar, que encontrava-se em estado de degradação e sofreu uma derrocada em dezembro de 2020.

Jorge Maia, cidadão de Peniche, preocupado com o património cultural e a história do concelho, lançou no último dia de novembro – Mês do Mar – uma petição pública para a reconstrução à entrada da ribeira velha do monumento de homenagem ao homem do mar, que encontrava-se em estado de degradação e sofreu uma derrocada em dezembro de 2020.

“Em 2022 comemoram-se os 30 anos da sua inauguração e os 65 anos da ideia ter surgido. Será deste modo o ano ideal para que este processo de implementação e inauguração de uma réplica da estátua original possa decorrer”, sustentou.

No seu entender, “tal não impede a existência de outros monumentos de homenagem, noutras localizações, numa visão artística que seja mais realista e consensual entre a comunidade local”.

Obra do escultor João Duarte, distinguida pela Academia Nacional de Belas Artes com o “Prémio Doutor Gustavo Cordeiro Ramos/92”, que destaca em anos alternados obras de pintura e escultura consideradas mais relevantes, foi inaugurada nas Festas de Nossa Senhora da Boa Viagem, a 3 de agosto de 1992.

Trata-se de uma estátua criada com o intuito de homenagear os penichenses que dedicaram a sua vida ao mar.

Devido ao perigo de queda, a Câmara decidiu remover toda a obra que restava.

Este ano, durante um mês, a Câmara Municipal de Peniche procurou recolher a opinião dos cidadãos, tendo feito uma consulta à população, e a opção mais votada foi a construção de outro monumento no mesmo local.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Fraude de vinte milhões de euros com IVA de venda de carros

Um esquema fraudulento relacionado com o comércio de automóveis que visava contornar a legislação europeia e nacional de forma a não entregar, aos Estados respetivos, o IVA que devia ser arrecadado com essas transações, foi desmantelado pela Polícia Judiciária, que deteve dois suspeitos, na sequência de mandados de detenção emitidos pela Secção de Caldas da Rainha do Departamento de Investigação e Ação Penal de Leiria.

carros

Mulher apanhada com 156 quilos de pescada subdimensionada

Uma mulher de 37 anos foi detetada nas imediações do recinto da lota da Nazaré na posse de 156 quilos de pescada sem que tivesse a medida mínima estipulada por lei para ser comercializada, resultando na sua apreensão, que aconteceu no âmbito de uma ação de fiscalização destinada ao controlo das regras de captura, desembarque e comercialização de pescado fresco, no porto de abrigo, no passado dia 6.

pescada

Caso em Óbidos é o maior dos seis focos de gripe aviária em Portugal

Desde 30 de novembro do ano passado foram detetados seis focos de infeção devido à gripe aviária de alta patogenicidade, tendo o caso mais relevante sido no concelho de Óbidos, onde foi identificado no dia 23 de dezembro um caso numa exploração de perus de engorda em Avarela, na freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa, contendo 18100 aves.

perus