O bolo-rei já tem lugar marcado à mesa da consoada dos portugueses. A Pastelaria Machado, um dos estabelecimentos comerciais mais antigos das Caldas da Rainha ainda em atividade, é uma referência em fazer este doce com uma receita centenária.
O pasteleiro Miguel Molares arregaça as mangas nos dias que antecedem as festividades, para produzir centenas desta iguaria tradicional. O segredo de tanta fama é “o processo antigo e a forma artesanal como continuamos a fazer o bolo-rei. Utilizamos os mesmos ingredientes, como a manteiga pura e a fermentação prolongada de um dia para o outro e a fruta de qualidade”, contou.
Miguel Molares recorda a sua mãe, Peregrina Molares, que faleceu em 2016, e o seu pai, José Fernando Perez, que morreu em 2000, neto de José Perez, sócio de Joaquim Machado, nos anos 40. “Compraram parte da sociedade nos anos 50 e, em 1964, tornaram-se os únicos donos da pastelaria e apostaram no desenvolvimento da doçaria, tornando famoso o bolo-rei, que mereceu vários prémios no país e no estrangeiro”, referiu, revelando que também vendem muito o bolo-rainha feito só com frutos secos.
0 Comentários