Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
16° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C
16° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C
  • Sunday 14° C

Filipe Daniel: “O Óbidos Vila Natal é uma tradição que chama muitos visitantes”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Em entrevista ao JORNAL DAS CALDAS, o presidente da Câmara de Óbidos, Filipe Daniel, recomenda uma visita pelas ruas iluminadas e decoradas da vila, as experiências nos restaurantes e alojamentos e as atividades realizadas pelas associações e grupos do concelho neste natal.
Filipe Daniel deseja um ano de 2022 cheio de prosperidade e felicidade

Em entrevista ao JORNAL DAS CALDAS, o presidente da Câmara de Óbidos, Filipe Daniel, recomenda uma visita pelas ruas iluminadas e decoradas da vila, as experiências nos restaurantes e alojamentos e as atividades realizadas pelas associações e grupos do concelho neste natal.

JORNAL DAS CALDAS: Qual a tradição típica de Óbidos no natal?

Filipe Daniel – Óbidos tem várias tradições no natal. Umas mais gerais e nacionais, diria, e outras muito locais, como é o caso da Festa de Sta. Luzia, na Usseira, a Festa de N. Sra. da Piedade, no Vau, a Festa do Menino Jesus, na Gracieira, e a Festa de N. Sra. da Luz, no Bairro Senhora da Luz. São festas tradicionais e que se realizam durante o mês de dezembro no nosso concelho, mas, este ano, devido à pandemia, a realidade é um pouco diferente. Contudo, temos aberto o evento Óbidos Vila Natal, que também já é uma tradição e chama, todos os anos, muitos visitantes à vila e ao concelho.

J.C.: Quais são os pratos e doces tradicionais no natal em Óbidos?

F.D. – Óbidos não tem um prato específico e local para o natal. Aqui a tradição é a nacional, com o bacalhau e o peru a fazerem as honras das nossas mesas na consoada. Contudo, a única certeza que tenho é que na noite de natal, no nosso concelho, deverá sempre haver uma ginja para que possamos brindar em família.

J.C.: A Câmara Municipal de Óbidos e a Óbidos Criativa proporcionam às famílias todos os anos um programa diversificado para celebrar esta quadra. O que destaca neste natal?

F.D. – Para além do Óbidos Vila Natal, repleto de animação e diversões, recomendo uma visita demorada e calma pelas ruas iluminadas e decoradas da vila. Depois temos as experiências nos restaurantes e alojamentos e as atividades realizadas pelas associações e grupos do concelho que se associam ao evento para mostrar mais deste território. Destaco ainda a exposição de presépios, nas Gaeiras, e a mostra de árvores de Natal, no Vau, só para dar alguns exemplos.

J.C.: Este ano continuamos com a pandemia a assombrar o natal. Qual a mensagem de esperança do Município à população?

F.D. – Não usaria a palavra “assombrar”. Penso que as pessoas, com bom senso, estão a saber lidar com esta questão e, por isso, diria que a pandemia está, de momento, apenas a condicionar um pouco a nossa vida. Creio que estamos, agora, num momento com tendência favorável e, por isso, só posso ter uma mensagem de esperança para a nossa população.

J.C.: O que está a ser feito para ajudar o comércio local neste natal?

F.D. – Para além de mantermos a programação do evento, são várias as ações levadas a cabo nesta época com os comerciantes no sentido de divulgar as suas experiências e proporcionar visibilidade às suas iniciativas, com o projeto “Segredos de Óbidos”, por exemplo.

J.C.: Natal também é sinónimo de várias ações de solidariedade social. O que é que o Município está a fazer em prol das famílias mais carenciadas?

 F.D. – Vamos continuar com o projeto “Vamos Conversar”, realizado no âmbito do programa “Óbidos Jovem”, e, de forma a assinalar a época do natal, o objetivo é colocar as gerações mais velhas a falar com os mais novos sobre as suas memórias relacionadas com o natal e oferecer o “Bolo Dia dos Afetos” (Bolo Rei) a todos os intervenientes. Teremos ainda a recolha de livros e jogos para crianças e jovens, interligando a forte relação do Município de Óbidos com a literatura. Esse material será entregue aos Guias de São Lourenço, sendo o ponto de recolha as Piscinas Municipais de Óbidos.

Teremos igualmente a iniciativa de Postais de Natal “Uma mensagem de Natal de mim para ti”. No balcão das Piscinas Municipais está disponível um dispositivo próprio para a colocação de postais, que, posteriormente, será distribuída pelos nossos idosos. Estas iniciativas são desenvolvidas pelo Município de Óbidos e pelo pelouro da juventude e pelo programa municipal “Óbidos Jovem”.

J.C.: Quais são os seus desejos para o concelho de Óbidos para 2022?

F.D. – Desejo, e estamos a trabalhar nesse sentido, que Óbidos continue a ser um local onde podemos viver, trabalhar e divertir com muita qualidade e segurança. É preciso muita confiança para encarar o futuro. Da minha parte e da minha equipa, tudo iremos fazer para que o futuro das nossas gentes seja o melhor possível. Desejo um ano de 2022 cheio de prosperidade e felicidade.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Semana Raul Proença distraiu alunos levando-os a “largarem” o telemóvel   

O Agrupamento de Escolas Raul Proença (AERP), nas Caldas da Rainha, realizou nos dias 18 e 20 de março, a tradicional Semana Raul Proença, com um programa rico em atividades artísticas, científicas, desportivas ou até gastronómicas, planeadas por professores e alunos, em que algumas contaram com a parceria de entidades externas.

raul 1

Se aumentou de peso nos últimos anos o stress pode ser o motivo

“Elevados níveis de stress e ansiedade alteram o estilo de vida e estimulam comportamentos que afetam a nossa saúde”, diz Mara Marques, médica especialista em Medicina Geral e Familiar.
Segundo a profissional de saúde, o “stress é a reação do corpo a uma ameaça reconhecida e, portanto, é a resposta do corpo à ansiedade”.

mara