Q

Previsão do tempo

19° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 25° C
  • Wednesday 27° C
19° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 26° C
  • Wednesday 27° C
19° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 28° C
  • Wednesday 30° C

Presépio de madeira inaugurado junto à Ermida do Espírito Santo

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi inaugurado na passada sexta-feira um presépio de madeira composto por uma peça única proveniente da Mata Rainha D. Leonor, instalado junto à Igreja Ermida do Espírito Santo, localizada no Largo João de Deus. Esta obra, que foi da autoria de David Cascalheira, vai permanecer no espaço até ao final da época natalícia.
Entidades na inauguração do presépio

Foi inaugurado na passada sexta-feira um presépio de madeira composto por uma peça única proveniente da Mata Rainha D. Leonor, instalado junto à Igreja Ermida do Espírito Santo, localizada no Largo João de Deus. Esta obra, que foi da autoria de David Cascalheira, vai permanecer no espaço até ao final da época natalícia.

Por convite da União das Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, o presépio foi feito pelo artista David Cascalheira, que resolveu aceitar o desafio lançado pela autarquia de fazer uma peça alusiva ao natal, aproveitando assim um cepo de um plátano para plasmar as figuras do presépio. “Tentei dentro do possível representar as figuras, visto que não é um material que trabalho habitualmente”, explicou o artista caldense, ligado à área do desenho industrial, sendo assim “a primeira vez que estou a trabalhar com este material”.

No presépio, em que está plasmada a natividade, “a única figura que está em relevo é o menino Jesus”, frisou David Cascalheira, adiantando que foram usadas ferramentas dos seus antepassados para fazer a modelação da peça.

Com ligação à cidade, o artista recordou que o seu avô paterno viveu aqui neste largo e “por isso foi de forma graciosa que fiz o que me pediram, sendo uma oferta minha”.

Já o presidente da União das Freguesias, Pedro Brás, disse que “o presépio do ano passado estava um pouco degradado e achei que não estava em condições de ser colocado este ano”. Face a isso, o autarca decidiu lançar um repto ao artista, de modo a aproveitar um dos troncos que não tivessem vida para lhe dar uma nova utilidade.

A peça, que foi oferecida à Junta de Freguesia, sofrerá após as festividades “um acabamento para que seja usada novamente no próximo ano”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

MVC incentiva uso de sacos de pano

Chamar a atenção para a produção e consumo excessivo de sacos de plástico, propondo-se alternativas ao uso do mesmo, levou a Associação MVC - Movimento Viver o Concelho a criar o projeto “Vai à praça? O melhor plano é usar o saco de pano”, com o intuito de estimular a utilização de sacos de pano no quotidiano.

mvc

Tetra Pak junta-se à ESAD.CR para projeto de reciclagem

“Giro das Embalagens” é uma campanha desenvolvida pela Tetra Pak (empresa multinacional de origem sueca, que fabrica embalagens para alimentos) em parceria com a ESAD.CR – Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha, com o objetivo de sensibilizar e envolver toda a comunidade. Pretende-se que os consumidores, criadores, marcas e indústrias reconheçam o ecoponto amarelo como o ponto de partida de um processo de transformação do desperdício em novas matérias-primas que irão moldar o futuro da produção e do consumo.

tetra

Problemas da saúde transmitidos em audiência com secretária de estado  

A secretária de estado da saúde, Maria de Fátima Fonseca, transmitiu nesta sexta-feira ao presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Vitor Marques, que estão a ser tomadas várias medidas para reforçar a capacidade de recrutamento de médicos, um dos principais problemas que afetam o setor da saúde na região e no país.

secretaria