Q

Previsão do tempo

12° C
  • Monday 12° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
12° C
  • Monday 12° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
12° C
  • Monday 12° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 14° C

Identificação mais rápida de casos de Covid-19 com novo laboratório no hospital das Caldas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) concluiu a instalação nas Caldas da Rainha do Laboratório de Biologia Molecular (LBM) do Serviço de Patologia Clínica, no valor de 180 mil euros.

O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) concluiu a instalação nas Caldas da Rainha do Laboratório de Biologia Molecular (LBM) do Serviço de Patologia Clínica, no valor de 180 mil euros.

No atual contexto epidemiológico, o CHO não possuía infraestruturas adequadas nem direcionadas ao diagnóstico do SARS-CoV-2 (Covid-19), encontrando-se inicialmente muito dependente da capacidade de resposta de prestadores externos para fornecer resultados dos testes. Foi necessário dotar o Serviço de Patologia Clínica de capacidade laboratorial que garantisse um tempo de resposta mais consentâneo com as necessidades de organização interna hospitalar, e em particular, dos fluxos dos doentes Covid e não-Covid.

Nesse sentido, o CHO apresentou uma candidatura ao Programa de Financiamento Centralizado do Plano de Expansão da Capacidade Laboratorial do Serviço Nacional de Saúde para diagnóstico de SARS-CoV-2, coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, tendo sido aprovado o financiamento para a instalação do LBM na unidade hospitalar das Caldas da Rainha.

A criação deste laboratório implicou a realização de obras de expansão, bem como a aquisição de equipamentos específicos. A equipa do LBM é coordenada por uma especialista (médica) e incluiu cinco especialistas (médicos e farmacêuticos) e quatro técnicos de diagnóstico e terapêutica.

A criação desta estrutura irá permitir a identificação mais rápida de casos e de surtos de Covid-19, o que irá agilizar a prestação de cuidados de saúde aos doentes. Para além disso, esta nova valência, vocacionada para o estudo de doenças infeciosas, irá possibilitar resposta a outras necessidades sentidas nesta área, ou seja, manterá a utilidade após cessação da fase pandémica.

Para os profissionais da instituição constitui uma oportunidade de expansão do conhecimento dentro da especialidade de patologia clínica e da investigação de outras doenças infeciosas com impacto, por exemplo, no controlo da infeção hospitalar.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Homenagem a Luís “Bicau”

A Oeste Rescue, associação de nadadores salvadores, prestou na tarde do passado sábado homenagem ao Luís Alberto, conhecido por “Bicau”, de 44 anos, que há dias foi encontrado morto nas imediações da Lagoa de Óbidos.

bicau

Voto antecipado na Expoeste

O voto antecipado realiza-se a 23 de janeiro, no Pavilhão da Expoeste, pela facilidade de estacionamento e, caso necessário, permitirá que os eleitores aguardem no interior do edifício.

expoeste

Museu Nacional Resistência e Liberdade arranca em fevereiro

Tem início em fevereiro a empreitada com vista à instalação do Museu Nacional Resistência e Liberdade na Fortaleza de Peniche, devendo a mesma estar concluída no primeiro trimestre de 2023, de modo a que possa ser inaugurado a 25 de abril de 2023, um ano antes das comemorações do 50º aniversário da Revolução dos Cravos.

museu