Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C

Identificação mais rápida de casos de Covid-19 com novo laboratório no hospital das Caldas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) concluiu a instalação nas Caldas da Rainha do Laboratório de Biologia Molecular (LBM) do Serviço de Patologia Clínica, no valor de 180 mil euros.

O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) concluiu a instalação nas Caldas da Rainha do Laboratório de Biologia Molecular (LBM) do Serviço de Patologia Clínica, no valor de 180 mil euros.

No atual contexto epidemiológico, o CHO não possuía infraestruturas adequadas nem direcionadas ao diagnóstico do SARS-CoV-2 (Covid-19), encontrando-se inicialmente muito dependente da capacidade de resposta de prestadores externos para fornecer resultados dos testes. Foi necessário dotar o Serviço de Patologia Clínica de capacidade laboratorial que garantisse um tempo de resposta mais consentâneo com as necessidades de organização interna hospitalar, e em particular, dos fluxos dos doentes Covid e não-Covid.

Nesse sentido, o CHO apresentou uma candidatura ao Programa de Financiamento Centralizado do Plano de Expansão da Capacidade Laboratorial do Serviço Nacional de Saúde para diagnóstico de SARS-CoV-2, coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, tendo sido aprovado o financiamento para a instalação do LBM na unidade hospitalar das Caldas da Rainha.

A criação deste laboratório implicou a realização de obras de expansão, bem como a aquisição de equipamentos específicos. A equipa do LBM é coordenada por uma especialista (médica) e incluiu cinco especialistas (médicos e farmacêuticos) e quatro técnicos de diagnóstico e terapêutica.

A criação desta estrutura irá permitir a identificação mais rápida de casos e de surtos de Covid-19, o que irá agilizar a prestação de cuidados de saúde aos doentes. Para além disso, esta nova valência, vocacionada para o estudo de doenças infeciosas, irá possibilitar resposta a outras necessidades sentidas nesta área, ou seja, manterá a utilidade após cessação da fase pandémica.

Para os profissionais da instituição constitui uma oportunidade de expansão do conhecimento dentro da especialidade de patologia clínica e da investigação de outras doenças infeciosas com impacto, por exemplo, no controlo da infeção hospitalar.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161