Q

Previsão do tempo

18° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 29° C
18° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 29° C
18° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 29° C
  • Friday 32° C

Identificação mais rápida de casos de Covid-19 com novo laboratório no hospital das Caldas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) concluiu a instalação nas Caldas da Rainha do Laboratório de Biologia Molecular (LBM) do Serviço de Patologia Clínica, no valor de 180 mil euros.

O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) concluiu a instalação nas Caldas da Rainha do Laboratório de Biologia Molecular (LBM) do Serviço de Patologia Clínica, no valor de 180 mil euros.

No atual contexto epidemiológico, o CHO não possuía infraestruturas adequadas nem direcionadas ao diagnóstico do SARS-CoV-2 (Covid-19), encontrando-se inicialmente muito dependente da capacidade de resposta de prestadores externos para fornecer resultados dos testes. Foi necessário dotar o Serviço de Patologia Clínica de capacidade laboratorial que garantisse um tempo de resposta mais consentâneo com as necessidades de organização interna hospitalar, e em particular, dos fluxos dos doentes Covid e não-Covid.

Nesse sentido, o CHO apresentou uma candidatura ao Programa de Financiamento Centralizado do Plano de Expansão da Capacidade Laboratorial do Serviço Nacional de Saúde para diagnóstico de SARS-CoV-2, coordenado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, tendo sido aprovado o financiamento para a instalação do LBM na unidade hospitalar das Caldas da Rainha.

A criação deste laboratório implicou a realização de obras de expansão, bem como a aquisição de equipamentos específicos. A equipa do LBM é coordenada por uma especialista (médica) e incluiu cinco especialistas (médicos e farmacêuticos) e quatro técnicos de diagnóstico e terapêutica.

A criação desta estrutura irá permitir a identificação mais rápida de casos e de surtos de Covid-19, o que irá agilizar a prestação de cuidados de saúde aos doentes. Para além disso, esta nova valência, vocacionada para o estudo de doenças infeciosas, irá possibilitar resposta a outras necessidades sentidas nesta área, ou seja, manterá a utilidade após cessação da fase pandémica.

Para os profissionais da instituição constitui uma oportunidade de expansão do conhecimento dentro da especialidade de patologia clínica e da investigação de outras doenças infeciosas com impacto, por exemplo, no controlo da infeção hospitalar.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

GMG – Mediação de Seguros quer fechar o ano com 20 mil apólices em vigor

A GMG - Mediação de Seguros, com sede nas Caldas da Rainha, comemorou o 18º aniversário no passado dia 28, assumindo-se como “um dos líderes de mercado na região”. “Dispomos de uma vasta gama de produtos para proteção de particulares e empresas, e seguramos centenas de clientes, através de cerca de 20 mil apólices em vigor”, disse a responsável pela mediação de seguros, Sofia Gomes.

gmg

“Aumento dos eventos climáticos extremos colocam desafios significativos para as seguradoras”

A JNS Seguros, sediada na Rua José Filipe Neto Rebelo, n.º 2, nas Caldas da Rainha, que se dedica à mediação profissional de seguros, trabalha com várias companhias de forma a “encontrar sempre a melhor solução para o nosso cliente”, disse ao JORNAL DAS CALDAS a gerente, Mafalda Sobreiro. “A mais-valia de sermos muti-marca é ter alguém que conhece o mercado das várias companhias de seguros e conseguir identificar qual será a melhor proposta consoante as características de cada cliente”, relatou, destacando a Tranquilidade, Fidelidade, Liberty e Zurich.

jmj